Agora que os dias de sol parecem ter chegado para ficar, está na hora de alterar os hábitos de lazer e mudar as atividades do interior para o exterior. Com tantas magníficas paisagens naturais em Portugal, porque não explorá-las a pé? Aproveite para afastar os mais pequenos da televisão, dos tablets e telemóveis, e leve-os a respirar ar puro enquanto brincam e aprendem com a natureza.
Neste artigo deixamos-lhe 5 sugestões de trilhos pedestres e outros percursos, localizados a uma curta distância de Lisboa. Só terá de marcar o dia na sua agenda, calçar uns bons sapatos de caminhada e abastecer as mochilas da família com snacks e água. Para colocar a cereja no topo do bolo nada melhor do que fazer o percurso de ida e volta ao volante do seu carro novo, com a ajuda do motor de busca PiscaPisca.Pt!
Na Rota dos Dinossauros – Lourinhã
Se disser às crianças que o destino da viagem é a Rota dos Dinossauros, é pouco provável que não seja brindado com várias alegres manifestações de entusiasmo. No total são 10 quilómetros de caminhada, classificados com nível de dificuldade baixo, que ligam a vila da Lourinhã ao Forte de Paimogo, passando por campos agrícolas, locais de interesse histórico e cultural, e areais junto ao mar.
Com início no Museu da Lourinhã, onde encontrarão vários vestígios da presença de dinossauros na região, o percurso levá-lo-á a conhecer a Igreja de Santa Maria do Castelo e o Convento de Santo António. A partir do cruzeiro localizado a uma curta distância da Igreja, aproveite para admirar a vista panorâmica sobre a vila. Nos quilómetros seguintes atravessará uma ribeira e campos agrícolas até chegar a Labrusque, localidade que se distingue pelo moinho que ali se encontra.
A passagem pelas praias do Areal e do Caniçal traz consigo a oportunidade de respirar a brisa marítima e enterrar os pés na areia por alguns momentos antes de chegar ao Forte de Paimogo, um Monumento Nacional datado do século XVII, onde iniciará o caminho de regresso.
3 Locais históricos a visitar
↓ Mostrar
↑ Esconder
- Igreja de Santa Maria do Castelo
- Convento de Santo António
- Forte de Paimogo
Percurso Encostas de S. Filipe – Arrábida
O enquadramento paisagístico único da cidade de Setúbal é o cenário perfeito para uma caminhada descontraída em família. Com início no Parque Urbano de Albarquel, junto às águas do rio Sado, o percurso estende-se por quase 4 km, seguindo em direção à Serra da Arrábida, onde encontra um dos ex-libris da cidade, o Forte de S. Filipe.
Para além de uma oportunidade para dar a conhecer aos seus filhos mais um pouco da História portuguesa, poderá ainda desfrutar de uma vista extraordinária sobre Setúbal e a sua baía. Aproveite para descansar um pouco e refrescar-se com uma bebida fresca na esplanada local.
3 Locais a fotografar
↓ Mostrar
↑ Esconder
- A baía de Setúbal
- O Forte de S. Filipe
- O contraste da serra e do mar
Trilho das Pontes – Sintra
A Serra de Sintra é um local mágico localizado a uns curtos 30 minutos de distância de Lisboa. E é precisamente aqui que encontra o Trilho das Pontes, um percurso circular, com cerca de 4 km, classificado com um grau de dificuldade baixo, que permite a participação de toda a família. O início da caminhada faz-se a partir da Barragem do Rio da Mula, onde também terminará.
Pouco a pouco ver-se-á envolvido pela densa vegetação da Tapada do Saldanha, habitada por acácias, eucaliptos e pinheiros, em tempos área real de caça e agrícola. Dificilmente resistirá ao ambiente místico que se vive entre as compridas acácias que se esticam em altitude em busca da luz do sol. Já as pequenas pontes de madeira, que vão permitindo atravessar o rio da Mula ao longo do percurso, farão as delícias dos mais pequenos.
3 tipos de árvore a encontrar
↓ Mostrar
↑ Esconder
- Acácias
- Eucaliptos
- Pinheiros
Trilho da Peninha e Anta Adrenunes – Sintra
Ainda em Sintra, poderá optar por outro trilho circular, o Trilho da Peninha e Anta Adrenunes, com uma extensão de 4,5 km. Estacione o carro no parque de estacionamento do Santuário da Peninha para dar início à caminhada. No final da curta mas íngreme subida até ao Santuário, será brindado com uma vista impressionante sobre a costa, que se estende até à Serra da Arrábida.
Os olhos viram-se para terra ao continuar o percurso em direção à Ermida de São Saturnino, e ao entrar num bosque que poderia ser o cenário de uma história de elfos e fadas. Se a fome apertar, aproveite para parar na zona de merendas, antes do desvio para as antas de Adrenunes, um monumento megalítico junto ao qual poderá apreciar mais uma vez uma vista fantástica sobre a região. No regresso ao trilho, e já quase junto ao local de onde começou, aproveite para apreciar a imponência das rochas que ali se encontram, carinhosamente conhecidas por “Duas Irmãs”.
Se, por acaso, a vista do Santuário da Peninha o tenha deixado a suspirar por mais, sugerimos que junte o Miradouro de Santa Eufémia ao roteiro do dia. A vista sobre a vila de Sintra, o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena, não tem igual.
4 Pontos a riscar da lista
↓ Mostrar
↑ Esconder
- Santuário da Peninha
- Ermida de São Saturnino
- Antas de Adrenunes
- Rochas “Duas Irmãs”
Já escolheu o trilho que quer fazer primeiro? Seja ele qual for, certifique-se apenas de que aproveita bem cada km com o carro certo, que pode encontrar em PiscaPisca.Pt A sua única tarefa será a de criar momentos inesquecíveis em família!
Saiba mais em
No PiscaPisca Não Arrisca