Reforçar o seu envolvimento junto das instituições que apoia, implementando um acompanhamento profundo e regular, de forma a monitorizar os resultados e capacitar os projetos beneficiários tem sido um dos objetivos da Missão Continente.

Neste sentido, foi em 2022 que lançou a primeira edição do seu Relatório de Impacto, uma retrospetiva sobre o seu percurso junto das comunidades, destacando o seu papel enquanto investidor social. No dia 28 de maio foram apresentados os resultados da evolução do impacto.

O que é o Relatório de Impacto da Missão Continente?

Mostrar Esconder
  • Um relatório que permite criar um modelo base de gestão do impacto para comunicação e reporting, posicionando a Missão Continente como investidor social;
  • Contribui para a credibilidade da Missão Continente, através da transparência dos processos de apoio;
  • Permite compreender os impactos dos projetos apoiados e promovidos pela Missão Continente.

As boas-vindas foram dadas por Filipa Appleton, Head of Brand and Marketing do Continente, que não tardou em assinalar a importância da manhã que se avizinhava: “Hoje estamos aqui para vos apresentar a atualização do nosso Relatório de Impacto. Durante esta manhã pretendemos apresentar-vos não só os resultados do Impacto Social da Missão Continente em 2023, como também efetuar uma reflexão sobre o papel dos investidores sociais em Portugal”. Acrescentou ainda que “o Relatório de Impacto é o testemunho de um compromisso contínuo que a Missão Continente tem para com a transparência e o bem-estar das comunidades que apoiamos. É um imenso orgulho partilhar quais são estas nossas conquistas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pela primeira vez, no ano passado, no setor do retalho alimentar a nível nacional, a Missão Continente lançou o relatório de impacto social em questão, com base numa análise detalhada do trabalho realizado em prol das comunidades. Foi, inclusive, reconhecida nos Prémios European Excellence Awards, na categoria dedicada aos Relatórios de Responsabilidade Social. Na atualização de 2023, apresenta uma evolução do impacto face à primeira edição do Relatório.

Para a Head of Brand and Marketing, é ao olharmos para trás que “relembramos não apenas os desafios que enfrentámos, mas também os triunfos que alcançámos juntos. Com a partilha destes resultados, queremos hoje renovar o nosso compromisso. Compromisso de não só continuar a apoiar e monitorizar as instituições nossas parceiras, mas também de inspirar para uma mudança positiva em toda a sociedade. Sabemos que há muito a fazer e que os desafios que enfrentamos continuam a existir, mas acreditamos ser nosso dever permanecer vigilantes e adaptáveis”.

Depois de dado o pontapé de partida, foi altura de chamar a palco Nádia Reis, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente, responsável pela apresentação da evolução dos resultados do Relatório de Impacto 2022-2023. “É um orgulho enorme estarmos hoje aqui, publicamente, a apresentar o Relatório de Impacto da Missão Continente. A nossa primeira edição foi relativa aos dados de 2022. Pelas práticas deste Relatório, não o fazemos anualmente. Fazemos sim uma atualização e, por isso, aproveitamos esta oportunidade para apresentar o primeiro e uma evolução já relativa a 2023. Desde a primeira hora, atirámo-nos para fora de pé e acabámos por ser galardoados internacionalmente, um reconhecimento do nosso trabalho e dos nossos parceiros que também fizeram por construir este relatório”, começou por dizer.

Nádia Reis, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente

Sublinhou em seguida: “Este relatório é uma forma de gerirmos de maneira mais profissionalizada todo o nosso impacto, toda a nossa atuação junto das instituições que apoiamos. Termos algo mais tangível, mas também mais transparente. Isso permite garantir algo que é importante para a Missão desde sempre, que é a sua credibilidade, a sua transparência. Estes 20 anos de atuação são a demonstração concreta da confiança que a sociedade civil deposita na Missão Continente e os resultados são os que estão à vista”.

Com o lançamento deste Relatório, o objetivo é “perceber o impacto real dos projetos que desenvolvemos nas comunidades onde estão inseridos. Cada euro que investimos, cada euro que doamos, queremos saber o impacto que tem em cada comunidade. O nosso grande objetivo, e vamos caminhar para lá chegar, é garantir uma circularidade às instituições, capacitando-as e permitindo que elas caminhem sozinhas. A nossa missão é que, algures no tempo, possamos fazer um determinado investimento em determinada instituição e, ao fim de algum tempo, essa instituição nos devolva esse investimento e nos diga: nós agora conseguimos caminhar sozinhos. E esse investimento que voltamos a receber, podemos novamente integrá-lo na sociedade, investi-lo socialmente. Com esta circularidade, acreditamos que conseguiremos chegar a um mundo mais sustentável. Esse é o nosso grande objetivo”, afirmou a Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social.

Como evoluiu o impacto em 2023?

Mostrar Esconder

Saúde:

  • 6210 Beneficiários;
  • 25 676 Visitas ao domicílio;
  • 700 Voluntários envolvidos.

Inclusão Social:

  • 11 164 Beneficiários;
  • 7527 Consultas prestadas;
  • 4083 Visitas ao domicílio;
  • 26 Voluntários envolvidos;
  • 3 Viaturas adquiridas.

Educação e Sensibilização:

  • 102 079 Beneficiários;
  • 802 Escolas;
  • 7874 Professores.

“O investimento social e a medição do impacto social” foi o nome do debate, moderado pelo jornalista Bento Rodrigues. Com a participação de Marta Albuquerque, Vice-presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social 2030, Cristina Almeida, Partner da MAZE Impact,  Ricardo Pimentel, Especialista em Investimento de Impacto na Fundação Ageas, e Inês Oom de Sousa, Presidente da Fundação Santander Portugal, o grande objetivo foi o de fomentar a reflexão sobre o papel dos investidores sociais em Portugal.

Bento Rodrigues, jornalista da SIC; Inês Oom de Sousa, Presidente da Fundação Santander Portugal; Marta Albuquerque, Vice-presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social 2030; Ricardo Pimentel, Especialista em Investimento de Impacto na Fundação Ageas; e Cristina Almeida, Partner da MAZE Impact (da esquerda para a direira)

Com a presença de especialistas nas áreas da inovação e do investimento social, foram colocados em cima da mesa temas como a medição do impacto como veículo para potenciar a transparência nos apoios atribuídos às organizações sociais, gerando valor e cimentando relações de confiança entre os investidores sociais, as instituições e as comunidades.

Uma coisa ficou clara: os investidores sociais assumem, de facto, um papel fundamental neste percurso e o caminho traçado pela Missão Continente nesse sentido tem sido fundamental. Ainda que o trabalho esteja longe de estar terminado, a apresentação do dia 28 de maio foi um exemplo de como vários objetivos têm sido concretizados. Quanto ao futuro, fica a vontade de fazer ainda mais e melhor!