É impressionante em termos históricos, futebolísticos e até geopolíticos. Pela primeira vez em nome próprio, sem fazer parte da Jugoslávia ou estar associada a Montenegro, a Sérvia está num Campeonato da Europa. O apuramento era há muito procurado e há muito desperdiçado, mais por falta de sorte do que por falta de talento, e acabou por chegar nos últimos meses.
Já depois do fim da Jugoslávia, os sérvios só tinham estado no Euro 2000, ainda que em conjunto com Montenegro. De lá para cá, nunca tinham voltado a conseguir a qualificação para a fase final da competição. Agora, com o antigo jogador Dragan Stojkovic ao leme – que fez parte da tal geração que esteve no Europeu de há 24 anos –, contam com a experiência do inevitável Dusan Tadic, a qualidade do explosivo Dusan Vlahovic e a juventude do promissor Petar Ratkov para poderem sonhar.
Incluída no grupo C, em conjunto com Inglaterra, Dinamarca e Eslovénia, é complicado antecipar desde já qual será o futuro da Sérvia no Euro-2024. Ainda assim, com a multiplicidade de soluções espelhada na convocatória, é praticamente certo que os sérvios vão procurar fazer ainda mais história e ultrapassar a fase de grupos.
BI
- Ranking FIFA atual: 33.º
- Melhor ranking FIFA: 6.º (dezembro de 1998)
- Alcunha: Orlovi (Águias)
- Presenças em fases finais: 0 (como Sérvia, esteve no Euro 2000 ainda como Sérvia e Montenegro)
- Última participação. Nunca participou
- Melhor resultado. Primeira participação na prova
- Qualificação. Apuramento direto como segundo classificado do grupo G com Hungria, Montenegro, Lituânia e Bulgária
- O que seria um bom resultado? Passar a fase de grupos na primeira participação enquanto Sérvia
Jogos em 2024
- Jogo particular, 21/3: Rússia (fora), 4-0 (D)
- Jogo particular, 25/3: Chipre (fora), 0-1 (V)
- Jogo particular, 4/6: Áustria (fora), 2-1 (D)
- Jogo particular, 8/6: Suécia (fora), 0-3 (V)
O onze
- 3x4x2x1: Vanja Milinkovic-Savic; Nikola Milenkovic, Milos Veljkovic, Strahinja Pavlovic; Andrija Zivkovic, Ivan Ilic, Nemanja Gudelj, Filip Mladenovic; Dusan Tadic, Sasa Lukic; Aleksandar Mitrovic
O treinador
- Dragan Stojkovic (sérvio, 59 anos, desde 2021)
- Outros clubes: Nagoya Grampus e Guangzhou R&F
O craque
- Dusan Vlahovic (24 anos, avançado da Juventus)
- Outros clubes: Partizan Belgrado e Fiorentina
A revelação
- Petar Ratkov (20 anos, avançado do RB Salzburgo)
- Outros clubes: TSC
O mais internacional e o maior goleador
- Dusan Tadic (107 internacionalizações) e Aleksandar Mitrovic (57 golos)
Os 26 convocados
- Guarda-redes (3): Vanja Milinkovic-Savic (Torino), Đorđe Petrovic (Chelsea) e Predrag Rajkovic (Maiorca)
- Defesas (6): Strahinja Pavlovic (RB Salzburgo), Nikola Milenkovic (Fiorentina), Srđan Babic (Spartak Moscovo), Milos Veljkovic (Werder Bremen), Uros Spajic (Estrela Vermelha) e Nemanja Stojic (Estrela Vermelha);
- Médios (13): Sasa Lukic (Fulham), Nemanja Gudelj (Sevilha), Nemanja Maksimovic (Getafe), Ivan Ilic (Torino), Srđan Mijailovic (Estrela Vermelha), Sergej Milinkovic-Savic (Al Hilal), Dusan Tadic (Fenerbahçe), Lazar Samardzic (Udinese), Veljko Birmancevic (Sparta Praga), Filip Kostic (Juventus), Andrija Zivkovic (PAOK), Filip Mladenovic (Panathinaikos) e Mijat Gacinovic (AEK)
- Avançados (4): Aleksandar Mitrovic (Al Hilal), Dusan Vlahovic (Juventus), Luka Jovic (AC Milan) e Petar Ratkov (RB Salzburgo)
O centro de estágio
- Rosenaustadion, em Augsburgo
A antevisão
A ligação a Portugal
São vários os elementos da convocatória de Dragan Stojkovic que já passaram pelo futebol português. Nemanja Gudelj, no Sevilha desde 2019, esteve uma temporada no Sporting e conquistou Taça de Portugal e Taça da Liga. Andrija Zivkovic, agora no PAOK, teve quatro anos de ligação ao Benfica – ainda que com pouca utilização no último ano – e saiu de Portugal com dois Campeonatos e uma Taça de Portugal no palmarés. E Luka Jovic, avançado do AC Milan, teve uma breve aparição pela equipa principal dos encarnados depois de ser utilizado na equipa B, algo que não deixou de lhe permitir conquistar outros dois Campeonatos.
Luka Jovic, o sérvio que passou de flop no Benfica a melhor marcador da Bundesliga