Explicador

Lula é corrupto? 11 perguntas para entender o caso

Março 201604 Março 2016201
Milton CappellettiJoão de Almeida Dias

O que é a Operação Lava-Jato e qual é a sua dimensão?

Pergunta 1 de 11

É a maior investigação a um caso de corrupção no Brasil — o que, para um país que tem 38 numa escala de 0 (negativo) a 100 (positivo) no Índice de Perceção da Corrupção da Transparency International, não é coisa pouca.

Os números que envolvem este caso são impressionantes: 21 procuradores, mais de 150 inquéritos, 119 prisões preventivas, 28 pessoas atualmente atrás das grades e um total de 57 políticos sob investigação.

Há ainda outro número a ter em conta: a Operação Lava-Jato entrou agora na sua 24ª fase. Esta nova etapa foi batizada de “Aletheia”, um nome inspirado na expressão grega “procura pela verdade”. A fase surge agora porque, segundo um comunicado do Ministério Público Federal (MPF), nas 23 fases anteriores “avolumaram-se evidências” de um sistema de enriquecimento onde estavam envolvidos operadores, funcionários da Petrobras e partidos políticos. Segundo o comunicado do MFP, o esquema de favorecimento era comandando pelos três partidos no Governo: o PT, o PMDB e o PP.

Apesar de todas as complicações, um processo de corrupção que envolve empresas estatais (neste caso, a Petrobras) e empreiteiros é sempre… um processo de corrupção que envolve empresas estatais e empreiteiros. Assim, o que aqui se passava era que os diretores daquela empresa petrolífera entravam em conluio com empreiteiros, a quem garantiam contratos a troco de pagamentos acima da conta. A sobrefaturação seria de 3%, conforme foi avançando por um dos principais acusados do caso, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.

Por fim, o dinheiro circulava da direção da Petrobras para detentores de cargos públicos, políticos, partidos, todos estes responsáveis pela nomeação da direção da Petrobras — e, assim, fechava-se um círculo de troca de favores cujas proporções monetárias ainda não são totalmente certas, embora haja uma estimativa.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)