Circulam nas redes sociais várias publicações que dizem que a antiga primeira-dama norte-americana, Michelle Obama, foi um homem no passado e que se chamava Michael Robertson, tendo entretanto mudado de sexo. Essa informação, referem os mesmos posts, terá sido divulgada pelo seu ex-namorado da altura do secundário, David Upchurch.
“O ex-namorado de Michelle Obama, David Upchurch, teve a coragem de revelar que ‘ela’ é, na verdade, um homem chamado Michael Robinson e que apenas se tornou ‘Michelle’ depois de se encontrar com Barack Obama e existir a perspetiva de se tornar primeira-dama”, conjetura-se numa das publicações. “É oficial: “Michelle Obama é um homem”.
Em informações divulgadas pelo portal LibertyProtects, partilhadas nas mesmas publicações das redes sociais, também se lê que, de acordo com “documentos obtidos pela Comissão Eleitoral do Illinois”, Michelle Obama estava registada para votar como um homem desde 1994 até 2008. “O documento também revela que Obama oficialmente mudou o seu sexo em 2008, o mesmo ano em que o seu marido estava a concorrer para a presidência.”
Esta teoria começou a circular pela voz de Alex Jones, apresentador de programas de rádio que divulga teorias de conspirações e cujo nome está ligado a movimentos de extrema-direita. Em 2017, aquele homem assegurava que havia imagens que provavam que Michelle Obama “é transgénero”, justificando a alegação não apenas com as provas que dizia ter à sua disposição, como também pela altura da antiga primeira-dama (1m80).
Contudo, este rumor nunca foi sustentado por nenhuma fonte credível. Em relação às publicações que alegam que o ex-namorado revelou essa informação, não existem publicamente quaisquer provas que David Upchurch tenha denunciado que Michelle Obama é transgénero. Numa entrevista em 2009, o antigo namorado apenas desejou o melhor para a primeira-dama, descrevendo-a como uma “pessoa maravilhosa”. “Sempre soube que a Michelle era especial e que faria a diferença no mundo.”
Adicionalmente, Michelle Obama já partilhou, nas redes sociais, fotografias de quando era criança ou bebé — e que mostram que sempre se identificou com o género feminino.
Conclusão
Não existe qualquer sustentação que aponte para a possibilidade de que Michelle Obama tenha sido um homem no passado e que mudou de sexo. Nem o ex-namorado, nem ninguém do seu círculo mais próximo divulgou essa informação. A antiga primeira-dama norte-americana também já revelou fotografias de quando mais nova, em que mostra ser claramente do sexo feminino.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.