Depois de ter circulado e sido desmentido na versãoespanhola, surgiu a versão portuguesa de uma alegada cientista espanhola que, criticando os salários dos futebolistas comparando-os aos dos cientistas, pedia que fossem “Ronaldo ou Messi” a encontrar a cura para o novo coronavírus.

Uma das publicações que atribui declarações a uma cientista espanhola

A informação é falsa. Em primeiro lugar, a mulher na imagem é Isabel García Tejerina, uma antiga governante espanhola. García Tejerina esteve à frente do ministério da Agricultura e Pesca, Alimentação e Meio Ambiente nos governos de Mariano Rajoy, entre 2014 e 2018, e tinha sido já secretária-geral da Agricultura e Alimentação entre 2000 e 2004 e, depois, de 2012 a 2014, quando era Miguel Arias Cañete o responsável pela tutela da pasta no país.

A imagem que surge na publicação do Facebook foi registada em abril de 2018, na cidade de Meknès, em Marrocos, pela agência de notícias marroquina, a MAP (Agence Marrocaine de Presse), tal como é possível ver pelas iniciais que surgem no canto inferior direito da partilha no Facebook e que surgem aumentadas no início do vídeo partilhado pela agência no canal do M24TV, o canal de informação em contínuo da Agence Marrocaine de Presse).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Logotipo da MAP, que surge no início do vídeo no Youtube

Além de ter sido registado dois anos antes do início da pandemia mundial, o conteúdo do vídeo nada tem que ver com ordenados de cientistas baixos, mas sim com a felicitação do governo espanhol ao marroquino pelas política agrícolas aplicadas no país.

Isabel García Tejerina não é cientista e não há qualquer registo que tenha sequer proferido alguma declaração no sentido daquela que está espelhada na mensagem partilhada. Nem ela, nem qualquer membro da comunidade científica espanhola.

Conclusão

A imagem partilhada é falsa: a mulher não é uma cientista espanhola, mas uma antiga governante na área da agricultura e meio ambiente no país e não há qualquer registo de que tenha em algum momento comparado os ordenados de futebolistas com os dos cientistas em Espanha, apelando a que se pedisse agora aos futebolistas para arranjar uma cura para a Covid-19. Numa altura em que a comunidade científica internacional concentra todos os esforços no desenvolvimento de soluções para combater a pandemia mundial da Covid-19 não há registo de algum dos membros ter lamentado o valor que recebe pelo trabalho, contrastando com o de futebolistas.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

De acordo com o sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota 1: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook.

Nota 2: O Observador faz parte da Aliança CoronaVirusFacts / DatosCoronaVirus, um grupo que junta mais de 100 fact-checkers que combatem a desinformação relacionada com a pandemia da COVID-19. Leia mais sobre esta aliança aqui.

IFCN Badge