O vídeo circula há vários anos nas redes sociais: um dos filhos de Leonel Messi parece estar a festejar um golo, durante um jogo, e as imagens sugerem que Luis Suarez e o próprio pai o corrigem, em jeito de brincadeira, por se ter tratar da equipa adversária. Agora, novamente nas redes sociais, surge o mesmo vídeo, mas com Cristiano Ronaldo a marcar e, aparentemente, Mateo Messi a festejar o golo do jogador português.

“Quando se é traído pelo próprio filho”, lê-se na descrição do vídeo, sugerindo que Leonel Messi viu o filho a festejar um golo do maior rival, Cristiano Ronaldo.

Apesar de o vídeo original ter dado muito que falar, uma coisa é certa: a publicação em causa é falsa e o vídeo foi manipulado. O vídeo original foi gravado no dia 26 de agosto de 2019, durante um jogo entre o Betis e o Barcelona, e, como tal, seria impossível o filho de Messi estar a festejar um golo de Ronaldo com a camisola do Real Madrid.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mais do que o facto de o internacional português nunca ter representado nem as cores do Betis nem do Barcelona (e portanto não poder ser um dos protagonistas daquele vídeo), na data em que estas imagens foram filmadas Ronaldo já tinha rumado a Itália e representava as cores da Juventus.

Quando ao vídeo em si, Messi está com dois filhos, sentado ao lado de Luis Suarez nas bancadas do Camp Nou, estádio do Barcelona — ambos fora do jogo devido a lesão —, quando o filho Mateo festeja o que aparenta ser um golo. As notícias da imprensa internacional e nacional desse mesmo dia dão conta de que a criança se teria enganado e que estaria a festejar um quase-golo do Betis, adversário do Barcelona naquele jogo.

Nas notícias destaca-se a reação de Suarez, que, em jeito de brincadeira, questiona Mateo, através de gestos, sugerindo que se enganou — tal como Leonel Messi também fez. Os risos mostram que a criança não foi repreendida e que se tratou apenas num momento de brincadeira.

Porém, dias depois, plataformas de Fact Check, como a AFP, revelaram que, afinal, Mateo Messi estava a festejar um quase-golo do Barcelona e festejou-o como um golo, o que teria levado à reação de Suarez e Messi. Apesar das diferentes versões, uma coisa é certa: não foi um golo ou quase-golo de Ronaldo que Mateo Messi festejou naquele dia.

Conclusão

As imagens de Mateo Messi a festejar um golo de Cristiano Ronaldo foram manipuladas. No dia em que o filho de Messi foi visto a festejar um golo ou quase-golo em Camp Nou, durante um jogo entre Barcelona e o Bétis, Cristiano Ronaldo não estava sequer a jogar em Espanha. E há várias notícias que dão conta das equipas que estavam a jogar naquele dia, o que esclarece as dúvidas sobre o festejo e o facto de não se tratar de Ronaldo.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge