Uma fotografia da chanceler alemã, Angela Merkel, e do marido, Joachim Sauer, caminhando descontraidamente lado a lado na rua, tem sido partilhada nas redes sociais com uma descrição que não corresponde à imagem e que pretende ilustrar como a chefe do governo da Alemanha vive uma vida banal, “num apartamento entre vizinhos normais”.

Segundo um utilizador português que partilhou a imagem no Facebook, a imagem mostra uma ida ao mercado, onde o casal terá feito algumas compras para casa, sugerindo assim que se encontravam na sua zona de residência e num momento de lazer em Berlim. Na fotografia, Merkel surge com um casaco escuro de inverno e calças cinzentas e Sauer veste uma gabardina bege e calças de ganga. Numa das mãos, leva um saco de plástico azul.

A publicação do Facebook que refere que o retrato de Merkel e Sauer foi tirado durante uma ida ao mercado

Apesar de ser verdade que Merkel vive num apartamento com o seu marido, professor de física e química na Universidade Humboldt, no distrito de Mitte, na capital alemã, e não na residência oficial do chanceler alemão, como atestam vários artigos de jornais sobre a vida da chefe de governo alemã, a fotografia não ilustra uma ida às compras como é alegado. De acordo com o site de fact checks espanhol Maldita, que verificou esta informação na sua versão em castelhano, esta foi captada durante as férias do casal na ilha italiana de Ísquia, perto de Nápoles, em 2013.

Recorrendo ao Google Maps, o site conseguiu inclusivamente identificar o lugar (imagem de cima) onde a fotografia foi tirada, na praça S. Angelo.

GERMANY-HEALTH-VIRUS-MERKEL-QUARANTINE

O bairro berlinense onde Angela Merkel vive. A chanceler alemã mora no edifício amarelo, onde é possível ver um polícia a guardar a porta. Esta fotografia foi tirada em março, quando a chanceler estava de quarentena (JOHN MACDOUGALL/AFP via Getty Images)

As férias da chanceler em Ísquia, em 2013, foram noticiadas em vários jornais e revistas internacionais, inclusivamente na edição italiana da Vanity Fair, que lhes dedicou um artigo. A Der Spiegel internacional deu conta disso mesmo, numa peça sobre a “frugalidade” das férias da chefe de Estado alemã, conhecida por ser poupada nos gastos. Publicada a 8 de outubro, esta contava, por exemplo, que Joachim Sauer não tinha viajado juntamente com Angela Merkel para que se evitar o pagamento de uma taxa por usar o avião governamental. Em vez disso, Sauer seguiu para Itália sozinho, num voo comercial.

Conclusão

A imagem de Angela Merkel e de Joachim Sauer, que circula atualmente nas redes sociais, não mostra uma ida do casal ao mercado. A fotografia não foi sequer captada na Alemanha, mas na ilha italiana de Ísquia, onde Merkel e Sauer passaram férias em 2013, A descrição não corresponde, portanto, ao retratado.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de factchecking com o Facebook.

IFCN Badge