Circula nas redes sociais uma publicação que mostra uma suposta multidão de muçulmanos a rezar em frente à residência oficial do primeiro-ministro britânico, o número 10 de Downing Street, em Londres.

“Muçulmanos prestam homenagem a Keir Starmer à porta do número 10”, lê-se na publicação, que acompanha uma suposta fotografia dessa multidão. Na imagem, é possível ver perto de uma centena de pessoas, aparentemente todos homens, muitos envergando trajes tradicionalmente árabes, em posição de oração, em tapetes de oração.

A cena passa-se, aparentemente, mesmo em frente à porta da residência oficial do primeiro-ministro do Reino Unido. Contudo, trata-se de uma publicação falsa: além de não haver qualquer registo de uma oração pública em frente à residência (um espaço altamente policiado e de acesso restrito), a imagem em questão apresenta todos os indícios de ter sido produzida com recurso a inteligência artificial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Basta olhar com atenção para a imagem para perceber rapidamente que se trata de uma imagem manipulada, produzida por inteligência artificial.

Um dos indicadores mais óbvios de que se trata de uma imagem produzida por um modelo de inteligência artificial generativa são as mãos das pessoas. A incapacidade destes modelos para desenhar corretamente as mãos humanas já tem sido notada — e nesta imagem são muitas as mãos mal desenhadas.

Além disso, há várias pessoas na primeira fila que parecem ter os pés no lugar das mãos ou que surgem sem cabeça, numa clara indicação de que se trata de uma imagem feita por inteligência artificial. Outro indicador é o facto de os números das outras portas além do número 10 serem inintelegíveis.

Por outro lado, a imagem nem sequer representa de forma correta o próprio edifício da residência oficial do primeiro-ministro britânico. Basta recorrer ao Google Maps para poder ver o edifício original.

Na imagem da publicação, o número 10 está separado das portas à sua esquerda e à sua direita por duas janelas. Mas, no edifício original, não é assim: à esquerda existe apenas uma janela e, de seguida, uma outra porta; à direita, por outro lado, há quatro janelas e mais nenhuma porta.

Mais: o edifício contíguo ao número 10, do lado esquerdo, não é de tijolos laranja, como na imagem da publicação, mas sim branco. Simultaneamente, a porta do número 10 da imagem da publicação não inclui o tradicional arco de onde está suspenso o candeeiro. Basta comparar a imagem de cima com a fotografia abaixo para tirar as suas próprias conclusões.

Sobre a relação entre o eleitorado muçulmano no Reino Unido e o Partido Trabalhista, que venceu as eleições legislativas levando Keir Starmer ao cargo de primeiro-ministro, pode ler esta reportagem do Observador em Londres.

Conclusão

Trata-se de uma publicação falsa, que assenta numa imagem obviamente produzida com recurso a inteligência artificial. Além de não haver quaisquer notícias sobre a eventual sessão de oração islâmica em frente à residência oficial do primeiro-ministro britânico, basta olhar para a imagem e compará-la com fotografias do edifício verdadeiro para perceber que nada daquilo é verdade.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge