Uma página no Facebook fez, no passado dia 4 de abril, uma publicação onde são partilhadas imagens que, alegadamente, mostram encenações das forças de Kiev durante a guerra entre a Ucrânia e a Rússia, que começou em fevereiro de 2022. “Filmar vídeos encenados sobre as ações eficazes dos nazis ucranianos para manter o moral nas fileiras das Forças Armadas daquele país”, escreve-se. Trata-se, no entanto, de uma alegação falsa.

Publicação viral alega que houve vídeos de soldados ucranianos encenados durante a guerra como comprova uma publicação viral. É falso.

No vídeo, além de supostos militares ucranianos, é também visível um longo microfone, indiciando que podemos estar perante filmagens de conteúdos ficcionais, com explosões incluídas, e não de um evento real. Na verdade, e consultando vários artigos e fact-checks que verificaram esta mesma publicação noutros idiomas, percebe-se que estamos perante imagens de uma curta-metragem chamada “Hope”. Ou seja, é uma encenação, de facto, mas não feita por militares aos comandos do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Os elementos visíveis nas imagens são atores, não membros das Forças Armadas ucranianas — e não estão a simular combates para “manter o moral nas fileiras”.

Também é importante dizer que este vídeo foi reportado não pela imprensa ucraniana ou russa, mas sim pelos jornais da Lituânia, já que as filmagens decorreram naquele país do leste europeu. O guionista deste filme, Artem Kocharian, referiu a alguns órgãos de comunicação social estrangeiros que as imagens fazem parte de uma cena em que o marido da protagonista morre. Foram captadas em março deste ano. Kocharian também garantiu que não se trata de um documentário, mas sim de uma curta-metragem de ficção. Existe também outra reportagem do jornal da Lituânia, LSM, onde se vê uma repórter a visitar o local da rodagem desta curta-metragem.

Conclusão

Não é verdade que as imagens mostradas por uma publicação viral mostrem uma encenação, por parte de militares ucranianos, da guerra dentro do seu próprio território. Essas imagens pertencem, de facto, a um filme, mas da Letónia. Trata-se de uma ficção e não de um documentário e não está relacionado com ações de propaganda do governo liderado por Volodymyr Zelensky.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge