O debate sobre quem é o melhor jogador de todos os tempos, Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo, tem já várias décadas e vai prolongar-se para lá do final das carreiras de ambos. Entre as versões clubísticas, muito intensificadas por Barcelona e Real Madrid, e as mais nacionais, exploradas na Argentina e em Portugal, é uma discussão que nunca tem um resultado claro e definitivo.

Nem sequer no que toca a outros jogadores, a treinadores ou a dirigentes — como Ronaldinho e Guardiola, que nunca esconderam a preferência pelo argentino, ou Zidane e Beckham, que sempre sublinharam a preferência pelo português — existe uma concordância clara. Jürgen Klopp, por exemplo, nunca referiu se prefere Messi ou Ronaldo: mas as redes sociais colocaram palavras na boca do alemão.

Fact Check. Klopp disse que Cristiano Ronaldo é o melhor do mundo?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Há quatro anos, no Facebook, já tinha surgido uma publicação falsa onde o treinador do Liverpool alegadamente defendia que Cristiano Ronaldo era o melhor jogador do mundo. Agora, no Instagram, uma nova publicação falsa coloca Jürgen Klopp a sublinhar a ideia e a acrescentar a sugestão de que o clube inglês o forçou a dizer que Lionel Messi é o melhor jogador de sempre.

A publicação já conta com mais de 24 mil likes

“Em Liverpool fui forçado a dizer que Messi é o GOAT [greatest of all times, ‘melhor de todos os tempos’] porque o Ronaldo é uma lenda do United. Mas agora que estou de saída do Liverpool posso finalmente dizer que Cristiano Ronaldo é o GOAT”, pode ler-se no post, que conta com mais de 24 mil likes e que atribui as declarações ao TMK, um alegado portal que aparentemente não existe.

Para além de o suposto TMK não existir, as alegadas declarações de Jürgen Klopp também não são verdadeiras e não surgem em qualquer outra notícia, entrevista ou reportagem do treinador alemão. Klopp nunca disse que Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo eram os melhores jogadores de sempre, tal como nunca disse que o Liverpool o impediu de revelar a preferência pelo argentino ou pelo português.

Conclusão

Jürgen Klopp nunca defendeu que Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo são os melhores jogadores de todos os tempos, tal como nunca acusou o Liverpool de o impedir de vincar uma preferência pelo português devido à ligação ao rival Manchester United.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook

IFCN Badge