A publicação foi feita no Facebook e alega que Covid-19 significa “Chinese Originated Viral Infectious Disease”, ou seja, doença viral infecciosa originária na China. Segundo o autor da publicação, o número 19 deve-se ao ‘facto’ de este ser o 19º vírus com origem na China. Feita originalmente em inglês, a informação começou, depois, a ser disseminada por outros países e línguas — mas está errada, como outros parceiros de fact-checking também já concluíram.

O nome Covid-19 foi anunciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a 11 de fevereiro de 2020, mas antes o vírus já era conhecido por “2019 novel coronavirus”, ou seja, o novo coronavírus de 2019.

O conceito inicial sofreu alterações, mas o nome coronavírus manteve-se. A OMS apelidou a doença de Covid-19, mas não se trata de uma sigla cuja letra “C” se refira à China. Trata-se, sim, de um acrónimo das palavras “Coronavirus Disease”, ou, em português, Doença Coronavírus. A isto junta-se o ano em que o vírus foi identificado pela primeira vez — em 2019. Ou seja, as letras “CO” representam a palavra corona, “VI” vírus e “D” doença.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No anúncio do nome Covid-19 o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Gebreysus, explicou que o batismo aconteceu sob diretrizes acordadas entre a Organização Mundial de Saúde, a Organização Mundial para a Saúde Animal e a Organização para a Alimentação e Agricultura.

Tínhamos de encontrar um nome que não referisse localizações geográficas, animais, indivíduos ou um grupo de pessoas e que fosse pronunciável e relacionado com a doença. Ter um nome é importa para prevenir a utilização de outros nomes que sejam imprecisos ou estigmatizantes. Também fica assim traçado um formato para ser utilizado em futuros surtos de coronavírus”, disse Tedros Adhanom.

Conclusão

A publicação analisada garante que o nome Covid se explica com a origem na China do coronavírus que provoca a doença em causa. O número 19 estaria ligado ao 19º vírus com proveniência daquele país. Ambas as ideias estão erradas. Aliás, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde deixou claro, quando anunciou o nome atribuído ao novo coronavírus, que a escolha procurava evitar qualquer tipo de estimagtização relacionado com o vírus — como acabaria por se verificar em relação à China.

O nome Covid-19 decorre, na verdade, da composição das letras “CO”, que representam a palavra corona, das letras “VI”, para vírus, e da letra “D”, de doença. O número 19 deriva do ano em que o vírus foi identificado, 2019.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota 1: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

Nota 2: O Observador faz parte da Aliança CoronaVirusFacts / DatosCoronaVirus, um grupo que junta mais de 100 fact-checkers que combatem a desinformação relacionada com a pandemia da COVID-19. Leia mais sobre esta aliança aqui.

IFCN Badge