Olena Zelenska esteve em Paris em meados de dezembro para alertar a opinião pública francesa para a necessidade de ajuda militar e humanitária à Ucrânia. A mulher do Presidente ucraniano acabou por ser recebida no Palácio do Eliseu pela primeira-dama francesa, Brigitte Macron. Após esta visita, surgiram vários rumores da passagem de Olena Zelenska pela capital francesa, mas destaca-se um que se relaciona com uma alegada ida às compras.
Nas redes sociais, existem vários posts que dão conta de que Olena Zelenska teria gastado 40 mil euros em compras nas principais avenidas de Paris. Em algumas versões, garante-se que a primeira-dama ucraniana teria feito uma “viagem” exclusivamente para esse fim, ao mesmo tempo que o marido e o país “pedem mais dinheiro aos Estados Unidos” e, de forma mais geral, ao Ocidente. Nas publicações, lê-se ainda que terão sido as empregadas da loja (ou de uma das lojas) a avançar a informação do montante gasto pela mulher de Zelensky.
O timing da viagem, que ocorreu cerca de uma semana e meia antes do Natal, também está a ser utilizado como argumento para tentar conceder veracidade à alegada ida às compras. Olena Zelenska teria ido a Paris, alega-se, com o objetivo de comprar umas “prendinhas de última hora para oferecer no Natal”. Partindo deste pressuposto, as publicações relacionam este alegado ato de ostentação com a ajuda que o Ocidente tem concedido a Kiev para fazer frente à invasão russa: “Continuem para lá a mandar dinheiro que é isso mesmo que eles querem.”
Esta informação espalhou-se rapidamente nas redes sociais, principalmente através de uma publicação da conta do Twitter SGMWorldnews, um site que cobre a região de Sunderland, em Inglaterra. Ora, esse tweet, assim como muitos outros relacionados com a suposta ida às compras de Olena Zelenska, foram apagados pelos moderadores da rede social detida por Elon Musk.
Ainda assim, a publicação permanece em vários sites que divulgam informações falsas, como por exemplo o The Gateway Pundit, conotado com a extrema-direita norte-americana. A única fonte citada são as tais “empregadas de loja” que terão escrito esta informação online. Contudo, não há qualquer prova que demonstre a sua veracidade — nenhuma captura de ecrã que mostre as suas declarações, nem nenhum recibo que o prove.
Apesar de vários órgãos de comunicação social terem acompanhado a visita da primeira-dama ucraniana a Paris, nenhum meio independente e credível faz qualquer menção a uma alegada passagem de Zelenska pelas lojas de luxo da capital francesa ou aos supostos 40 mil euros que a mulher de Zelensky teria despendido em compras pessoais.
Conclusão
Apesar de vários órgãos de comunicação social independentes e credíveis terem acompanhado a deslocação da mulher de Zelensky à capital francesa, a informação — veiculada por várias publicações online — de que Olena Zelenska terá gastado 40 mil euros em compras em Paris nunca foi difundida por qualquer fonte independente, sendo sinalizado mesmo como desinformação, quer pelo Twitter quer pelo Facebook.
Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.