“O que muitos madeirenses sonham”, começa por ler-se na publicação que apresenta o Projeto Proram. Segundo a partilha, trata-se da construção de um “túnel submerso” que fará a ligação entre a Madeira e Porto Santo. O post acrescenta ainda que a obra está prevista para 2025. É falso.
No site do governo regional da Madeira não é possível encontrar qualquer resultado sobre um possível túnel de ligação entre as duas ilhas — muito menos que seja subaquático.
Já num motor de busca comum, uma pesquisa por “Programa Proram” não gera qualquer resultado. Se procurarmos por resultados para “túnel ligação Madeira Porto Santo” também não encontramos entradas que confirmem a informação presente na partilha.
Contudo, é possível perceber de onde surgiu o boato.
Em 2019, foi noticiado que na Noruega seria construído um “túnel submerso flutuante”. O projeto previa que a construção fosse feita a 30 metros de profundidade. Contudo, é apenas esperado que a obra esteja concluída em 2050.
Na altura, foram divulgadas as fotografias da maquete. Fotografias essas que foram utilizadas erradamente pela publicação que estamos a analisar.
Conclusão
Uma partilha no Facebook afirma que o “Projeto Proram”, que consiste na ligação por túnel submerso entre a Madeira e Porto Santo, foi apresentado para 2025. A publicação é falsa.
Não é possível, nem no site do governo regional da Madeira, nem num motor de busca comum, encontrar resultados que confirmem a existência deste projeto. Contudo, as mesmas fotos da publicação foram usadas em artigos de 2019, sobre o túnel inovador e submerso que foi apresentado na Noruega.
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.