Uma publicação no Facebook alega que Vladimir Putin terá dito que através de “cientistas que estavam escondidos em laboratórios biológicos” iria tornar públicos os “planos para redução da população” dos Estados Unidos e da Europa. Mas não há qualquer registo que Putin tenha alguma vez feito tal afirmação.

A publicação, que teve origem no Twitter, mas que ganha maior dimensão através das partilhas na rede social Facebook, já foi desmentida por fact checkers internacionais, mas as partilhas continuam a multiplicar-se. Nela, uma alegada citação de Vladimir Putin, com uma imagem para ajudar a legitimar a mensagem.

A fotografia, registada a 19 de janeiro de 2021, mais de um ano antes de o líder russo ter ordenado a invasão da Ucrânia, está disponível em várias plataformas de imagens e foi registada por Alexei Nikolsky para as agências de notícias Sputnik e Reuters.

Através das ferramentas de pesquisa de imagens é possível apurar que a primeira vez em que a fotografia do líder do Kremlin foi usada foi no dia 21 de janeiro de 2021, pela NBC News, numa notícia sobre o regresso de Alexei Navalny a território russo.

Desde então a imagem foi usada já várias centenas de vezes, sendo fácil fazer uma cópia e deturpar o contexto em que foi capturada. No caso em análise, foi usada para acrescentar a uma citação fala de Putin para tentar legitimar a afirmação.

Não há qualquer registo de que o líder russo tenha feito tal afirmação quer nos comunicados oficiais do Kremlin quer na rede social Twitter do Presidente da Rússia.

Conclusão

Sem registos que Vladimir Putin tenha alguma vez falado em revelar “planos para diminuição da população dos Estados Unidos e da Europa”, a imagem que está a ser partilhada e difundida nas redes sociais resulta apenas da manipulação de um tweet da conta do presidente russo, a que foi acrescentada uma fotografia capturada há mais de um ano.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge