A tentativa de assassinato do primeiro-ministro Robert Fico foi descrita na Eslováquia como o “pior dia da democracia”. Prontamente condenada por líderes por todo o mundo, foi alvo de uma cobertura ao minuto para acompanhar o estado de saúde do governante — com o ministro da Administração Interna a fazer referência às “motivações políticas” na origem do ataque. No final da semana passada, Fico, que esteve em estado crítico nos primeiros dias após o ataque, teve alta hospitalar.
Mas apenas um dia após a tentativa de assassinato, começou a circular nas redes sociais a acusação de que o canal britânico Sky News tinha legitimado o atentado contra o governante. Vários utilizadores do Facebook criticavam o facto de um dos seus comentadores ter alegadamente descrito o ataque como “totalmente justificado”. As publicações remetiam para um link do site The People’s Voice (anteriormente conhecido como NewsPunch) com o título “Sky News: Tentativa de assassinato do primeiro-ministro da Eslováquia foi ‘totalmente justificada’ porque ele espalha ‘teorias de conspiração perigosas’.”
“Após o tiroteio de hoje e enquanto lutava pela vida num hospital eslovaco, um comentador britânico da Sky News esteve perto de justificar a tentativa de assassinato contra o primeiro-ministro Robert Fico. Depois comparou-o ao primeiro-ministro Victor Orbán, da Hungria”, pode ler-se no site, que tem sido associado à disseminação de várias notícias falsas.
O The People`s Voice referia-se a declarações de Michael Clarke, professor do Departamento de Estudos de Guerra da Universidade King’s College London, à Sky News, a propósito do atentando. No vídeo original, disponível no site do canal britânico, Clarke traça um perfil de Robert Fico e das suas políticas, que descreve como “divisoras” no seio da União Europeia e da Eslováquia.
O professor de King’s College London diz que essas divisões fizeram da Eslováquia um país “muito infeliz neste momento” e que, por isso, “não é surpreendente que este tipo de incidente possa ocorrer”. No entanto, em nenhum momento o comentador diz que a tentativa de assassinato foi “totalmente justificada” ou acusa Fico de espalhar “teorias de conspiração perigosas”.
O próprio Michael Clarke desmentiu as acusações em resposta a um email da agência de notícias Reuters. “Uma coisa que disse várias vezes na quarta-feira foi que teremos de esperar para ver se, e em que medida, este acontecimento poderá tornar-se politizado para tentar manipular as reações do público sobre ele. As invenções do The People’s Voice e outros indicam que os processos de distorção e mentiras começaram imediatamente”, afirmou.
Conclusão
Não é verdade que um comentador da Sky News tenha descrito o atentado contra o primeiro-ministro da Eslováquia como totalmente justificado porque ele espalha teorias de conspiração perigosas. As alegações têm origem no site The People`s Voice, anteriormente conhecido como NewsPunch, que tem sido associado à disseminação de informações falsas.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.