A imagem da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher foi utilizada numa publicação viral no Facebook, no passado mês de julho, onde se lia uma suposta citação sua: “Todo o comunista é um incompetente fracassado que acha sempre que as pessoas de sucesso lhe devem alguma coisa”. O post chegou às 3,5 milhões de visualizações e às 1,3 mil partilhas. É, no entanto, uma publicação falsa.

A publicação teve mais de um milhar de partilhas

O post, além de não dizer em que local ou data terá Thatcher dito aquela frase, também escreveu mal o nome da “Mulher de Ferro”. Sim, é verdade que Thatcher, primeira-ministra entre 1979 e 1990, aplicou políticas liberais, contrárias ao comunismo soviético, opondo-se veemente ao socialismo, como relata um artigo da revista Forbes. Eram anos de confronto entre os países chamados ocidentais, a começar pelos EUA, e a URSS. Prova disso é a frase “o problema do socialismo é que um dia acaba-se o dinheiro dos outros”, que foi publicada num outro posto  partilhado no Facebook e que foi correctamente atribuída a Thatcher, como explica o site de fact checking Snopes.  O que não é o caso da frase do post em causa, publicado a 30 de julho.

O Observador pesquisou a frase na internet e não obteve quaisquer resultados. E consultou, via email, a fundação da ex-líder britânica (Margaret Thatcher Foundation) e Cris Collins, membro da fundação, que não encontrou qualquer prova de que a frase tenha sido alguma vez proferida por Thatcher. “Não encontro essa citação e nós temos praticamente todos os discursos dela até ao fim de 1990. Não posso dar 100% de garantias, mas suspeito que não a terá dito. Não era a sua forma de pensar. Na sua visão, os comunistas eram bons no que faziam, o problema é que eram destrutivos – ‘Eram bons a fazer o mal’”, afirmou.

Chris Collins esclarece ainda que os termos da frase – “um incompetente fracassado” – é, segundo a língua inglesa, um duplo negativo. Ou seja, o que a frase quer dizer é que cada comunista é, na verdade, competente. “Como a maior parte dos políticos da altura de Margaret Thatcher, ela usava a língua inglesa de forma cuidada”, conclui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Conclusão

Nada indica que Thatcher tenha dito a frase “Todo o comunista é um incompetente fracassado que acha sempre que as pessoas de sucesso lhe devem alguma coisa”. Contactada pelo Observador, a Fundação da ex-primeira-ministra britânica, que tem acesso a todos os seus discursos e intervenções, não encontrou resultados equivalentes, explicando ainda que não é plausível que Margaret Thatcher tenha usado aquela linguagem. Além disso, o Observador também não encontrou na internet qualquer registo da frase, ou de qualquer frase semelhante. A informação é, assim, falsa.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge