Já não é a primeira vez que surge o boato de que um ex-agente da CIA esteve envolvido na morte do cantor de reggae Bob Marley. Mas numa publicação recente do site Sempre Questione, responsável pela partilha de vários conteúdos falsos já verificados pelo Observador, a história descrita é a de que Bill Oxley — oficial da CIA já aposentado — terá confessado pouco tempo antes de morrer que era responsável pela morte de Bob Marley. O texto já foi partilhado centenas de vezes em Portugal.
Segundo a publicação, o assassinato de Bob Marley teria sido levado a cabo porque o cantor “colocava em risco os objetivos da CIA e ameaçava a existência dos Estados Unidos da América”. É falso.
No início de dezembro de 1976 o cantor sofreu uma tentativa de assassinato, quando sete homens armados entraram em sua casa e dispararam mais de 80 tiros contra Bob Marley e outros músicos. Apesar de ninguém ter morrido na sequência dos tiros, os contornos do crime continuam por esclarecer. Na publicação do site Sempre Questione, este episódio é atribuído também à CIA, naquilo que teria sido “um aviso” a Bob Marley de que o seu comportamento estava a colocá-lo em risco de ser morto.
Depois do “aviso”, terá sido o próprio Bill Oxley — na versão divulgada pelo Sempre Questione — a colocar uma agulha infetada num dos ténis que ofereceu ao cantor depois de se ter infiltrado no retiro do cantor através de uma acreditação de imprensa, o que viria a causar a morte do artista.
A verdade é que Bob Marley morreu, em maio de 1985, depois de quatro anos de luta contra uma forma rara de melanoma (cancro na pele). O melanoma que vitimou Bob Marley causa lesões nas palmas das mãos, na planta dos pés e sob as unhas — sítio onde se terá manifestado no caso do cantor.
Esta teoria da conspiração sobre a morte do cantor já foi refutada em vários países e continentes. Foram publicados fact checks em momentos diferentes pelo Africa Check, pelo norte-americano Snopes e pelo britânico Channel 4. A desinformação chegou agora à língua portuguesa.
Conclusão
Bob Marley morreu depois de quatro anos a lutar contra um tipo raro de melanoma. Não há qualquer evidência científica de que a morte do cantor tenha acontecido em consequência de outras causas que não os problemas de saúde decorrentes da doença. Não há também informação relativa a nenhum agente da CIA chamado Bill Oxley. O único Bill Oxley conhecido é inglês e foi jogador de rugby, tendo morrido em 1985.
Assim, segundo o sistema de classificação do Observador este conteúdo é:
Errado
Segundo o sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.