Circula no Facebook um vídeo com Joe Biden a dormir e a ressonar durante uma entrevista a um canal de televisão. Porém, a sequência é uma montagem entre dois vídeos, um de 2011 e outro de abril deste ano, e foi inicialmente publicada no Twitter como uma paródia.

O vídeo manipulado que alegadamente mostra Biden a dormir durante entrevista televisivo

São 26 segundos que mostram aquilo que deveria ter sido o início de uma entrevista. “Ao vivo, esta manhã, de Nova Iorque. Bom dia”, começa por dizer a pivot. Logo a seguir vê-se Joe Biden do lado direito do ecrã, de olhos fechados e aparentemente a ressonar. “Acorde [pausa]. Acorde, acorde”, continua a apresentadora. Perante a falta de resposta, a emissão regressa a estúdio, onde já se ouvem risos. “Sim, ele está a meditar. Está a fazer uma pequena sesta”, diz a mulher, tentando controlar as próprias gargalhadas. O vídeo, que termina assim, rapidamente se espalhou pelas redes sociais como sendo verdadeiro — foi, inclusive, partilhado no Twitter por Dan Scavino, chefe do gabinete de comunicação de Donald Trump.

A publicação viral junta dois vídeos. O primeiro é de 2011 e foi retirado do programa “Eyewitness News”, do canal KBAK. Harry Belafonte, cantor, ator e ativista, devia ter sido o entrevistado dessa emissão. “Harry Belafonte junta-se a nós ao vivo, esta manhã, de Nova Iorque. Bom dia, Harry.” É isto que diz a apresentadora na versão original , demonstrando que foram retiradas palavras no vídeo editado que agora circula online. Do outro lado não há resposta, nos breves segundos em que é possível ver o artista, que então tinha 84 anos, ele está de olhos fechados. Não se ouve, no entanto, ninguém a ressonar — esses sons foram acrescentados na edição com Joe Biden. Nessa altura, um representante de Belafonte apressou-se a garantir que ele não estaria a dormir mas que teria havido um problema com a ligação e a imagem teria ficado bloqueada durante algum tempo.

O candidato democrata à Casa Branca — as eleições presidenciais nos Estados Unidos da América estão marcadas para 3 de novembro — entra nesta história numa versão feita por um utilizador do Twitter no final de agosto. Damon Imani é editor de vídeo e explicou na respetiva página que misturou dois blocos de imagens. Ao primeiro, de 2011, juntou um excerto de uma conversa entre Biden e Hillary Clinton a propósito da Covid-19 que aconteceu em abril deste ano. Por volta do minuto 18, enquanto a antiga candidata à presidência e ex-secretária de estado fala, Joe Biden parece ter os olhos fechados mas logo a seguir percebe-se que estaria, provavelmente, a olhar ou a mexer em qualquer coisa à sua frente.

Ao ver que muita gente tinha entendido a sua montagem como verdadeira, Damon Imani fez nova publicação no YouTube, a 1 de setembro, na qual faz uma vídeochamada com Joe Biden. Mais uma vez, o democrata adormece e ressona. O objetivo desta montagem era mostrar que a primeira publicação era uma paródia.

Conclusão

Joe Biden não adormeceu e ressonou durante uma entrevista. Vídeo é uma montagem e junta um excerto de uma entrevista de 2011 a Harry Belafonte e uns segundos retirados de uma conversa de abril deste ano entre o atual candidato democrata à Casa Branca e Hillary Clinton, onde Biden está a olhar para baixo mas parece ter os olhos fechados. Os sons de alguém a ressonar foram adicionados pelo autor da versão viral que circula no Facebook.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

De acordo com o sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook.

IFCN Badge