Um dos esclarecimentos mais importantes que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez no início da guerra na Ucrânia foi o da não intenção de enviar tropas norte-americanas para o conflito. História diferente seria o envio de armamento para ajudar os soldados ucranianos e também o reforçar da posição militar da NATO nos países pertencentes àquela organização junto das fronteiras com a Ucrânia.

Publicação viral alega que militares americanos chegaram à Ucrânia. É falso.

Mas um vídeo do dia 7 de março, publicado no Facebook, conta uma versão diferente: “Soldados americanos a chegar à Ucrânia”, escreve o autor. Nesse conteúdo, é possível ver vários soldados a descer, de páraquedas, sobre aquela que parece ser uma operação militar. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.

Ainda que nenhuma informação no vídeo esclareça que, de facto, se trata de uma operação militar norte-americana em solo ucraniano, é possível dizer que se trata de militares daquele país — bastando para isso olhar para a bandeira que vários destes homens envergam no braço direito. No entanto, para se perceber onde realmente o vídeo foi filmado, é necessário recorrer a ferramentas de identificação de imagens como o Google Images.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Através dessa pesquisa, chega-se a uma conclusão: este vídeo circula, pelo menos, desde 2016 nas redes sociais. Num dos primeiros resultados, é possível identificar um vídeo editado de Youtube, em que se vêem vários Pokémons (personagens de um videojogo, o Pokémon GO) a serem “atirados” de um avião. Ora, numa análise mais detalhada, percebe-se que estamos perante as mesmas imagens visíveis na publicação original. Para isso, basta olhar para as marcas que surgem no avião que os transportam: AMC, 88201, com a bandeira norte-americana acima.

Só que, neste caso, as imagens foram editadas através de uma tecnologia chamada CGI por um animador, Nicholas King (“Nickels“) com o propósito de criar um conteúdo cómico — basta consultar o seu canal oficial de Youtube para comprovar a edição. Na verdade, estas imagens fazem parte de um exercício militar de paraquedistas norte-americanos da 82ª e 101ª Divisão Airborne no Forte Brag, localizado na Carolina do Norte.

Consultando um artigo do dia 28 de julho de 2016 do site WorldessTech confirma-se que, de facto, estamos perante um exercício de paraquedistas dos EUA. Através de uma pesquisa por vídeos semelhantes no Youtube, é possível chegar ao canal AiirSource Military onde, no mesmo ano, foi publicado exatamente o mesmo conteúdo.

É importante também dizer que esta publicação já foi desmentida várias vezes por diferentes fact-checkers internacionais.

Conclusão

A alegação de que um vídeo partilhado no Facebook mostra a chegada de paraquedistas dos EUA a território ucraniano não corresponde à verdade. Esse vídeo é de um exercício militar em território norte-americano filmado em 2016. O presidente norte-americano Joe Biden já veio garantir que não vai enviar forças militares para o conflito na Ucrânia, ainda que continue a enviar armamento.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook

IFCN Badge