Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia! Foi um dia intenso com o anúncio em Portugal de que 121 novos concelhos iriam ser sujeitos a novas restrições — semelhantes às já aplicadas em três concelhos do norte. O governo pede que todos fiquem em casa em teletrabalho (a menos que seja impossível) e que se saia apenas para o essencial: escola, compras, médico ou exercício físico, por exemplo. Ao mesmo tempo que António Costa anunciava estas medidas ao país, no Reino Unido o seu homólogo Boris Johnson anunciava um novo confinamento, com encerramentos de estabelecimentos comerciais, por quase um mês. Todas estas notícias, e outras, vão continuar a ser acompanhadas hoje, Dia de Todos os Santos, neste novo liveblogue. Este fica por aqui.

    Vírus acelera na Europa e países voltam a lockdown

  • Um em cada cinco exames realizados em França para detetar o novo coronavírus é positivo

    Um em cada cinco exames realizados em França para detetar o novo coronavírus é positivo, informaram este sábado as autoridades sanitárias, indicando que nas últimas 24 horas morreram 224 pessoas e registaram-se 35.641 novos casos.

    As autoridades sanitárias francesas indicaram que, com os 35.641 novos casos positivos, o número de infetados totaliza mais de 1,3 milhões, enquanto o número total de mortos chega aos 36.788.

    Nos últimos sete dias, 16.865 pessoas foram internadas em hospitais devido à Covid-19, das quais 2.507 estão em cuidados intensivos.

    A França, que tem quase 2.500 focos identificados, dos quais quase 700 em lares de idosos, tem 96 dos seus 100 departamentos em situação vulnerável.

    França: um em cada cinco testes é positivo. Há 35.641 novos casos

  • Cabo Verde com 99 novos casos de infeção

    Cabo Verde diagnosticou mais 99 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando a 8.793 casos o acumulado desde 19 de março, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

    Em comunicado, o ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 584 amostras desde sexta-feira e 26 deram resultado positivo para o novo coronavírus no concelho da Praia, capital do país, que continua a ser o principal foco da pandemia em Cabo Verde.

    Covid-19. Cabo Verde com mais 99 infetados nas últimas 24 horas

  • Gustavo Tato Borges: "Principal lacuna é a falta de reforços"

    O vice-presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Publica lamenta a falta pessoal para dar resposta ao rastreamento de contactos e fazer a monitorização da evolução da pandemia.

    [Ouça aqui Gustavo Tato Borges na emissão especial da Rádio Observador]

    Gustavo Tato Borges: “Principal falha são os reforços”

  • "Não existe coordenação entre autarquias e Governo no combate à pandemia"

    O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, afirma que as medidas só pecam por tardias e aponta falhas à comunicação do Governo.

    Sobre coordenação com as autarquias, afirma que “não existe” e que só “Fernando Medina é que telefonou para dar um soporífero” sobre as medidas.

    Ouça aqui a reação do autarca de Cascais, Carlos Carreiras, às novas restrições.

    Carlos Carreiras: “Medina ligou-me para dar um soporífero”

  • Celso Cunha: "Objetivo do governo é aguentar SNS até ao Natal"

    O virologista Celso Cunha diz que as medidas implementadas pelo governo têm como objetivo manter o Serviço Nacional de Saúde com capacidade até ao período do Natal.

    [Ouça aqui as declarações do virologista na emissão especial da Rádio Observador]

    Celso Cunha: “Objetivo do governo é aguentar o SNS até ao Natal”

  • Comunidade Intermunicipal (CIM) diz que medidas são bem-vindas

    O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave afirmou este sábado que as medidas anunciadas este sábado pelo Governo, que afetam sete dos oito concelhos da estrutura, “são bem-vindas” se “ajudarem a criar condições” para controlar o novo coronavírus.

    Em declarações à Lusa, Raul Cunha mostrou-se, no entanto, preocupado com o “impacto económico” na região das medidas hoje anunciadas pelo primeiro-ministro para 121 concelhos.

    Fafe, Cabeceiras de Basto, Mondim de Basto, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vizela e Vila Nova de Famalicão são concelhos da CIM do Ave e fazem parte dos 121 abrangidos, a partir de quarta-feira, pelo dever cívico de recolhimento domiciliário, novos horários nos estabelecimentos e teletrabalho obrigatório devido à Covid-19.

    Covid-19. Comunidade Intermunicipal do Ave diz que medidas “são bem-vindas”

  • "Este fim de semana foi o pior para muitos restaurantes"

    O presidente da Associação Nacional de Restaurantes – PRO.VAR, Daniel Serra, garante que este foi o pior fim de semana em termos de faturação e que há muitos estabelecimentos em risco de fechar.

    Ouça aqui as declarações à Rádio Observador.

    Daniel Serra: “Este fim de semana foi o pior para muitos restaurantes”

  • Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega acredita nas novas restrições

    O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Tâmega, Orlando Alves, disse este sábado à Lusa estar convicto de que as medidas anunciadas pelo Governo de combate à Covid-19 vão alterar o cenário na região nas próximas duas semanas.

    Cento e vinte e um municípios vão ficar abrangidos, a partir de quarta-feira, pelo dever cívico de recolhimento domiciliário, novos horários nos estabelecimentos e teletrabalho obrigatório, salvo “oposição fundamentada” pelo trabalhador, devido à Covid-19, anunciou este sábado o Governo.

    No caso da CIM do Alto Tâmega, estão abrangidos pelo confinamento parcial três dos seis concelhos, Chaves, Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar, ficando de fora Boticas, Montalegre e Valpaços.

    Covid-19. Líder da Comunidade do Alto Tâmega convicto do sucesso das medidas do Governo

  • "Temos de fazer um esforço e ter respeito pelo Serviço Nacional de Saúde", afirma autarca de Viana do Castelo

    Viana do Castelo vai estar obrigado a medidas mais restritivas, por estar junto a um concelho de risco elevado.

    Em entrevista à Rádio Observador. José Maria Costa, autarca do município, considera que é uma imposição “necessária”.

    “Temos de fazer um esforço e ter respeito pelo Serviço Nacional de Saúde”, afirma autarca de Viana do Castelo

  • Covid-19. Vila Nova de Cerveira considera confinamento parcial “aceitável”

    “São medidas aceitáveis, em prol da prevenção e contenção da pandemia, de forma a não termos prejuízos maiores daqui a algum tempo, e conseguir ter um Natal mais tranquilo”, disse o autarca local.

    Covid-19. Vila Nova de Cerveira considera confinamento parcial “aceitável”

  • Paredes de Coura: autarca considera medidas "aceitáveis"

    O presidente da Câmara de Paredes de Coura classificou de “moderadas e aceitáveis” as novas restrições este sábado anunciadas para 121 concelhos por causa da pandemia e apelou à “mudança de comportamentos” para evitar medidas “mais drásticas e dramáticas”.

    “Nesta altura, são medidas moderadas e aceitáveis, mas se não mudarmos os nossos comportamentos poderão ser tomadas medidas mais drásticas e dramáticas”, afirmou à Lusa o socialista Vítor Paulo Pereira.

    Cento e vinte e um municípios vão ficar abrangidos, a partir de quarta-feira, pelo dever cívico de recolhimento domiciliário, novos horários nos estabelecimentos e teletrabalho obrigatório, salvo “oposição fundamentada” pelo trabalhador, devido à Covid-19, anunciou este sábado o primeiro-ministro, António Costa.

    Covid-19. Autarca de Paredes de Coura diz que novas restrições são “moderadas”

  • Confederação Empresarial de Portugal: “Estes sacrifícios eram inevitáveis”

    Em entrevista à Rádio Observador, António Saraiva, presidente da Confederação empresarial de Portugal, considera que as novas “medidas são racionais e proporcionais” e assume que era inevitável assumir novos sacrifícios. Ouça aqui

    António Saraiva avalia as novas medidas e assume que “estes sacrifícios eram inevitáveis”

  • Covid-19. Autarca de Caminha considera novas restrições “equilibradas e ajustadas”

    “Vamos agilizar a aplicação das medidas agora anunciadas e avaliar a necessidade de aplicar outras, mais restritivas, no âmbito das competências municipais”, disse o autarca Miguel Alves.

    Covid-19. Autarca de Caminha considera novas restrições “equilibradas e ajustadas”

  • Covid-19. Autarca de Braga diz que restrições deveriam ser para todo o país

    “São as medidas necessárias para as atuais circunstâncias, mas considero que, até por uma questão de clareza, seria benéfica a sua aplicação homogénea em todo o país”, disse o autarca bracarense.

    Covid-19. Autarca de Braga diz que restrições deveriam ser para todo o país

  • Covid-19. Viana do Castelo considera restrições “equilíbrio justo”

    “São medidas equilibradas, que não fecham a economia. Fazem um equilíbrio justo entre o combate à pandemia e a necessidade de não parar a economia”, disse o presidente da câmara.

    Covid-19. Viana do Castelo considera restrições “equilíbrio justo”

  • Covid-19. Ponte de Lima vai “acatar” mas considera restrições “medida discutível”

    “Só ultrapassámos o valor de 240 casos ativos por 100.000 habitantes apenas pela existência de um surto localizado na Casa de Caridade de Nossa Senhora da Conceição”, diz o presidente da câmara.

    Covid-19. Ponte de Lima vai “acatar” mas considera restrições “medida discutível”

  • “O Estado de Emergência está em cima da mesa” diz o presidente da Câmara Municipal de Gaia

    Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia e da Área Metropolitana do Porto elogia o governo por não tomar “medidas avulsas”.

    Em entrevista à Rádio Observador, o autarca assume que o Estado de Emergência está em cima da mesa. Ouça aqui

    “O Estado de Emergência está em cima da mesa” diz o presidente da Câmara Municipal de Gaia

  • Covid-19. Presidente da República recebe primeiro-ministro e partidos na segunda-feira

    O primeiro-ministro, António Costa, será recebido pelo Presidente da República às 10h30 no Palácio de Belém. Seguem-se todos os partidos.

    Covid-19. Presidente da República recebe primeiro-ministro e partidos na segunda-feira

  • Covid-19. Itália regista quase 32 mil novos casos em 24 horas

    Desde 21 de fevereiro, quando se registaram os primeiros casos, a Itália soma 679.430 infeções com o vírus da Covid-19 e 38.618 mortes.

    Covid-19. Itália regista quase 32 mil novos casos em 24 horas

1 de 5