“Não tememos os riscos, nem receamos a esperança. A força forja-se na luta, a firmeza no combate pelos princípios, a coragem no enfrentar da crise”. O autor desta frase é um dos políticos que mais admiro, fundador do partido em que milito e um homem do Porto.

É tão válida hoje como há 42 anos, quando foi proferida por Francisco Sá Carneiro na posse do VI Governo Constitucional. Na altura, o aumento do preço do petróleo levaria a Europa – e Portugal – à recessão.  Hoje, a pandemia da COVID-19, a guerra na Ucrânia, a inflação, o brutal aumento dos custos da energia estão, de novo, a colocar a Europa – e Portugal – perante a mesma ameaça.

Face a este cenário inquietante, é mais do que nunca fundamental que o Norte, e mais concretamente o distrito do Porto, tenha maior projeção a nível político, com responsáveis que intervenham, alertem e proponham soluções para defender os interesses da sua população neste contexto adverso.

Com o Governo e o Partido Socialista a darem cada vez mais preocupantes sinais de esgotamento e desnorte, com um líder distrital desligado das necessidades dos habitantes da região e alheado das preocupações dos concelhos que formam o distrito, é cada vez mais necessária uma voz que represente o Norte, que lute para dar força à região.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma voz que, em proximidade, ouça e represente os cerca de 2 milhões de habitantes deste território. Uma voz que dialogue com as instituições do distrito, com o tecido empresarial, que se preocupe em conhecer os desafios do Ensino, da Saúde, da Justiça, do Ambiente, da Cultura e do Desporto, e reflita politicamente as suas necessidades e inquietações.

Foi este trabalho de proximidade, de disponibilidade e de representação que sempre me esforcei por desenvolver na Trofa. A bem do concelho e de todos os Trofenses, tenho dado o melhor de mim, num esforço que os eleitores têm reconhecido sucessivamente e de modo inequívoco.

Senti, pois, que havia chegado a hora de colocar o meu trabalho ao serviço do distrito. Decidi candidatar-me à Distrital do Porto do PSD com o objetivo de dar à Região uma voz nestes tempos de incerteza. Uma voz preparada, que reafirme o PSD no distrito como uma alternativa a um socialismo que se preocupa mais consigo do que com os interesses deste território e das suas gentes.

“A força forja-se na luta, a firmeza no combate pelos princípios, a coragem no enfrentar da crise”. Será este o meu lema, na defesa e na promoção do distrito do Porto nos duros tempos que se avizinham. Pela força deste distrito.