454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

André Abrantes Amaral

Colunista

Artigos publicados

Governo

O governo do faz de conta

Durante seis anos, governo e presidente da república repetiram à exaustão que o país ia bem. Agora pedem que continuemos a acreditar na narrativa. O país voltou a cair na armadilha do faz de conta.
Governo

Querem mesmo fazer reformas?

Sabemos quais foram os maus governos que contraíram a dívida pública. Só governos maus e governantes péssimos explicam uma dívida como a do Estado português, num país com as vantagens do nosso.
Política

Os liberais precisam dos conservadores

Sem respeito e compreensão do passado, as democracias reduzem-se a uma conquista tecnológica sem fundamentos nem objectivos. Se ignorarmos a diversidade da pessoa, o poder político torna-se imparável.
Política

O futuro da direita

Não foi Costa quem mudou o cenário político, mas a bancarrota de Sócrates que despertou o eleitorado para problemas até então negligenciados, como a dívida e a estagnação económica que dela resulta.
Coronavírus

As democracias voltaram a ganhar

Houve quem acreditasse que as autocracias tinham vantagem sobre as democracias porque eram mais ágeis na luta contra a propagação da pandemia. Dois anos depois sabemos que não é assim.  
António Costa

A mediocridade

Para o governo o desenvolvimento do país significa um progresso clientelar. Democrático, porque as clientelas votam. Não é mais riqueza nem mais liberdade. O futuro é medíocre, mas a UE paga.
Democracia

A aparência democrática

A Liberdade nasce com cada pessoa; tem nela os seus alicerces e as suas restrições morais. A Democracia é a escolha livre de quem governa o estado. A Democracia só possível nos estados liberais.
França

Será que a França se tornou numa pequena nação?

A França quis proteger as minorias afundando-as nas suas tradições, cultura e modo de vida, ao invés de as integrar na comunidade francesa. Questionou a laicidade do Estado e o resultado está à vista.
Páscoa

O que devemos a Cristo

Não é só a esperança na Ressurreição, mas algo mais terreno como a liberdade de pensamento na ciência, na filosofia, na economia e na política. Sem Cristianismo dificilmente haveria Liberdade.
Guerra na Ucrânia

Os sonsos

Como é que os que culpam a resistência ucraniana pela guerra na Ucrânia justificam a resistência dos Timorenses, a luta dos povos africanos pela independência e a dos democratas pelo fim da ditadura?
Guerra na Ucrânia

A lição de Zelensky

Como é que alguém aparentemente leviano, frívolo e fútil, se assume como o contrário disso, um chefe firme, consistente, que distingue o certo do errado e que tem a coragem para agir em conformidade?
Política

Sorte de Costa, azar o nosso

Costa tem sorte. Primeiro a culpa era de Passos Coelho. Depois foi a pandemia. Agora, finalmente liberto dos seus fantasmas, veio a guerra. Sem reformas resta gerir os danos que a desagregação impõe.
Guerra na Ucrânia

A Europa ficou de pernas para o ar

Perante o Parlamento alemão Zelensky deixou a Scholz a mensagem mais revolucionária da guerra: “Dê à Alemanha o papel de liderança que vocês na Alemanha merecem”. Macron deve ter ficado de cabelos em
Guerra na Ucrânia

O fim da virtude europeia

Em vez de ser um exemplo de uma moral que impõe aos outros, a União Europeia podia começar por resolver os seus problemas. Os tempos do neocolonialismo, com vestes de virtude europeia, chegaram ao fim
Comportamento

A escolha dos que decidem não ser

A mentira fecha-nos os olhos aos avisos que atempadamente nos deram o alerta: a intervenção de Putin na Geórgia, a invasão da Crimeia, os oligarcas ou a dependência do gás russo.
PSD

E se PSD tiver o mesmo destino que o CDS? 

A intenção de Rui Rio ficar até ao Verão é a regionalização do país e o garante de um feudo eleitoral a norte. Ou o PSD reage e o manda depressa embora ou o impensável pode acontecer. Haja alternativa
Relações Internacionais

O isolamento das democracias

Em 1971 a China e os EUA tinham um inimigo comum que era a URSS. Em 2020 os dois aliados são a China e a Rússia e o inimigo os EUA. O equilíbrio de poder alterou-se porque a realidade mudou.
Liberalismo

E se um dia todos os partidos forem liberais?

Há liberais de direita e de esquerda como também existem socialistas de esquerda e de direita. Assistimos à recuperação de uma distinção histórica. Futuramente, direita e esquerda podem ser só liberais
Legislativas 2022

A direita libertou-se da esquerda socialista

O PS obteve a maioria absoluta, mas BE e PCP caíram. Já a direita saiu debaixo da asa da esquerda e fala com voz própria. Estas eleições marcaram a grande mudança política desde o 25 de Abril.
Legislativas 2022

Vamos falar do que interessa?

Querem que os salários subam? Liberalizem a actividade económica; não dêem tratamento preferencial às grandes empresas. Não são as grandes empresas que dinamizam a economia, mas a livre concorrência.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.