Dark Mode 50,2 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

André Abrantes Amaral

Colunista

Artigos publicados

Cristianismo

A ressurreição do Ocidente /premium

Ao incentivar o uso da razão o Cristianismo separou o humano do divino, o destino da pessoa do poder político. Permitiu a filosofia e o conhecimento científico. O que ontem nos fez ajudar-nos-á amanhã
Coronavírus

Desta vez não fogem /premium

197
Com uma dívida pública recorde o Estado não muita tem margem para ajudar. Mas se Costa é o líder determinado que diz ser, o país conta com ele também para a implementação das medidas impopulares.
Coronavírus

O novo brutal aumento de impostos /premium

156
Constato uma diferença no comportamento entre os que têm emprego garantido e os que perderam o seu negócio. Quando os impostos subirem, a percepção dos primeiros muda e a indignação sairá à rua.
Coronavírus

Querem ajudar? Baixem os impostos /premium

484
As empresas agora em dificuldades são as que tiraram Portugal da falência. Não necessitam de regulamentações e monitorizações centralizadas. Precisam de menos impostos e regras que as sobrecarreguem. 
Geopolítica

A superpotência China /premium

308
Há o risco de, após o Covid-19, a China se torne na maior potência mundial e influencie negativamente as nossas democracias. Os motivos para que tal suceda são dois e pretendo explicá-los aqui. 
Coronavírus

O desafio das nossas vidas /premium

Abnegação, altruísmo e renúncia para combater o vírus que afecta os mais fracos e enfrentarmos a crise económica que se adivinha. O que a modernidade quis esquecer teremos de ir buscar ao fundo de nós
Coronavírus

Lavar as mãos /premium

A ansiedade tecnológica que permite acompanhar a evolução do coronavírus desde o início, mais o jeito tão português de não se assumir o quer que seja vão ser o pretexto para o PS lavar as mãos.  
Aeroporto de Lisboa

O novo aeroporto, o disparate socialista do século /premium

198
Perante uma nova crise da dívida, a mudança de mentalidades quanto às viagens de avião e os avanços tecnológicos na digitalização dos museus e das cidades, vale a pena construir um novo aeroporto?
Eutanásia

A esquerda armadilhou a política /premium

382
Perante os problemas do país, discute-se a eutanásia. Foi este desfasamento entre o virtual e real que criou Trump, Bolsonaro, Salvini. Se a direita não acordar um Ventura qualquer ocupa-lhe o espaço.
Irlanda

O aviso que vem da Irlanda /premium

A Irlanda votou contra a austeridade que deteriora os serviços públicos, principalmente a saúde. A surpresa que aconteceu lá pode repetir-se em Portugal. PS e PSD que se cuidem.
Presidência da República

Marcelo outra vez, não /premium

É difícil imaginar os actuais PSD e CDS apoiarem um candidato liberal, conservador e não socialista contra Marcelo. Mas também nada impede que essa candidatura venha de fora dos partidos.
CDS-PP

Não há quem me represente? /premium

161
Rio diz-se do centro e o CDS da direita dos costumes. Não há quem fale das liberdades individuais? Que defenda a poupança e o capital? São todos defensores do poder público e esqueceram as pessoas?
Corrupção

Isabel dos Santos é filha do socialismo /premium

2904
Quando Costa deu luz verde à entrada de Isabel dos Santos no BCP, Passos pediu esclarecimentos. Não os recebeu. A maioria, com Marcelo à cabeça, não quis saber. O socialismo é pai dos nossos problemas
Governo

Não precisamos só de um ministro das finanças /premium

120
Desde 2015 que não temos primeiro-ministro, só um ministro das finanças ao serviço de um senhor que precisa de números certos e de entregar prebendas a eleitorados precisos para se ir mantendo à tona
Política

A falência intelectual da esquerda /premium

226
A esquerda tanto abraça o rigor orçamental que criticou nos alemães, como culpa o capitalismo pelo empobrecimento quando a pobreza está em queda livre. Não confere os factos e faliu intelectualmente
Hong Kong

Brexit e protestos em Hong Kong fizeram 2019 /premium

A saída do Reino Unido da União Europeia foi o acontecimento de 2019 que vai marcar o nosso futuro. Hong Kong, como herança britânica na Ásia, é a melhor resposta do Ocidente à China.
Jovens

Tudo bem /premium

Um grupo de jovens passou por ele e um, vendo-o sentado no chão, perguntou-lhe: 'Tudo bem?' Surpreendido, Claudio Magris respondeu-lhe que sim e uma conversa nasceu naquela rua, daquela circunstância.
Orçamento do Estado

Centeno pôs o país a trabalhar para ele /premium

173
Centeno quer um excedente orçamental que o prestigie, pois as condições para o conseguir não são sustentáveis. Quando os juros subirem, os défices voltam a ser louvados e os excedentes esquecidos.
Maioria de Esquerda

Isto está a colapsar /premium

Perante o colapso do que foi construído ao longo de mais de 40 anos o que mais choca não é  folclore social-comunista, mas a apatia generalizada. É sem dignidade que aceitamos perder o que temos? 
PSD

Francisco Sá Carneiro /premium

113
No dia seguinte, no meio do ambiente que continuava pesado e porque insisti em saber o que se passava, a minha mãe baixou-se e segredou-me ao ouvido: o Sá Carneiro morreu.
A página está a demorar muito tempo.