683kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

André Abrantes Amaral

Colunista

Artigos publicados

Governo

Um ponto final no populismo

A democracia liberal fica em causa quando o PS gere as receitas dos impostos e dos fundos europeus para ganhar eleições. Libertar o país deste vício requer compromissos e um exame de consciência do PS
Alterações Climáticas

O turismo e as alterações climáticas

É possível que o turismo se altere por força das questões ambientais pelo que seria positivo que, dentro de 10 anos, o país tivesse outros focos de desenvolvimento económico.
António Costa

A nova parceria Marcelo/Costa 

Marcelo deseja liderar a oposição para que, com Costa em Bruxelas, o próximo governo seja fraco e controlado por si. Já Costa espera que Marcelo monopolize o debate político e apague a oposição.
Emigração

Saem de Portugal ou fogem do PS?

Com uma dívida pública colossal e preconceitos que o PS alimentou, mas que outros países venceram há décadas, a diferença entre o nível de vida em Portugal e na Europa tornou-se impossível de ignorar.
África

Custa mais fazer que falar

O momento mais relevante na visita à Ucrânia foi a menção de Marcelo ao papel de Portugal em África e no Atlântico, que é a melhor contribuição que podemos dar à Ucrânia. O problema é que custa.
Arquitetura

A fuga de Richard Neutra

Richard Neutra saiu da Europa e fez maravilhas. Inspirou-se e deslumbrou-nos. Passaram 100 anos e a Europa vive o mesmo dilema. Ainda há alguém com valor para fugir ou já foram todos e restamos nós?
Espanha

O exemplo de Roma

As democracias liberais atravessam uma crise que se manifesta diferentemente em cada país. O que se passa na Península Ibérica enquadra-se nesta tendência e tem implicações no funcionamento do sistema
Estado da Nação

O governo zero

Com quase 8 anos de governo Costa, o país não melhorou. Os problemas de 2015 são os dilemas de hoje. Resolveu-se muito pouco e planeou-se quase nada. Vivemos num constante regresso à casa da partida.
Governo

As degradantes declarações de Pedro Adão e Silva

O ministro que não achou degradante a pancadaria ocorrida no ministério das infraestruturas, acha que interferir nos trabalhos do Parlamento não deteriora a qualidade da democracia.  
Crescimento Económico

A decisão mais difícil

Sá Carneiro não queria que Portugal fosse na CEE um país pobre, mas com bom clima e boas praias. As credenciais existiam. Mas foram os irlandeses que tomaram a difícil decisão de querer viver melhor.
Inflação

Não saímos disto

Einstein previu as ondas gravitacionais sem as poder detectar. Já antecipar que Costa e Marcelo iam criticar o BCE por subir as taxas de juro não revela qualquer genialidade ou originalidade crítica.
Governo

O todo-poderoso António Costa

É a capacidade de António Costa para não querer saber que lhe permite ser, numa democracia, mais poderoso e indolente que Oliveira Salazar aquando da implementação da ditadura.
PS

Pode ser pior

Desenganem-se os que julgam que o país atingiu o fundo. As audições de Pedro Nuno Santos e Fernando Medina mostram-nos que o pior ainda está para vir. Só salvamos o país se formos inteligentes.
Governo

A dança das cadeiras

Os sucessores de Costa jogam à dança das cadeiras enquanto toca a música do SIS. O ministro das infra-estruturas será o primeiro a perder o lugar quando o PS deixar de ver nele qualquer utilidade. 
Séries

Não há pachorra

Devemos ser um dos países culturalmente mais homogéneos do planeta, mas vivemos cheio de medo do que vem de fora – viu-se de novo com a série 'Rabo de Peixe'. Sinceramente, já não há pachorra.
Política

O problema é o socialismo, não a democracia

O problema é a ideia de a democracia pressupor negócios públicos; que os contribuintes paguem empresas chefiadas por políticos cuja função não é gerir, mas governar. A democracia não é socialismo.
Governo

António Costa não pode ir para Bruxelas

Depois dos estragos causados ao regime democrático e à confiança nas instituições públicas, o apoio de uma candidatura de António Costa a um cargo europeu é uma deslealdade para com a UE. 
Política

O maior problema é a insolência

Não se ouvem ideias, mas frases feitas; não há pensamento, mas estridência; não há imperturbabilidade, mas impulsividade. A arrogância própria dos fracos com um medo terrível das suas debilidades.
Marcelo Rebelo de Sousa

Sr. PR, vai a tempo de ajudar a democracia

O PS não muda com as derrotas, mas volta com mais força, mais raiva e ainda mais intolerante. O desafio é pôr fim a esta realidade que coloca em causa a alternância não violenta do governo.
PS

Uma União Nacional chamada PS

A União Nacional era uma massa aglutinadora e formadora de autoridades que o poder compensava para manter o regime; já o PS tornou-se numa oligarquia aglutinada que se formou para se manter no governo

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.