830kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

André Abrantes Amaral

Colunista

Artigos publicados

França

Inspiração francesa

A esquerda portuguesa olha para a França à procura de uma saída. Surpreendentemente, só vê a vitória eleitoral e fecha os olhos às dificuldades em apontar um primeiro-ministro.
Mundo

O desmoronar do nosso tempo

As crises de hoje foram vividas ontem e os efeitos das respostas não são imediatos. Requerem a oportunidade e o momento certo para se afirmarem. O nosso trabalho é, tão só, o de preparar o terreno.
França

As incoerências da direita populista radical

O conceito de soberania da direita populista francesa condena a França a uma intervenção financeira estrangeira e ignora o que faz uma nação. São incoerências antigas que se pagam caro.   
Política

O caso dos jardineiros e o vazio político

Marcelo foi um embrulho bonito com pouco lá dentro. Um alerta para os novos políticos feitos nas redes, com gestos e expressões estudadas, frases feitas sem qualquer conteúdo.
União Europeia

O que faz correr Costa?

António Costa, o mau governante que não aproveitou as oportunidades para levar por diante as reformas, revelou-se um político exímio a fazer uso de uma série inacreditável de coincidências.
Eleições Europeias

Um daqueles momentos que definem a história

Rigor na política monetária e consciência que uma má paz na Ucrânia custa mais que a actual guerra. Se esquecermos isto, o futuro dos nossos filhos será catastrófico.
Europa

O que é a Europa?

A Europa não inova nem acompanhará a revolução tecnológica se não aceitar a diversidade cultural. Diversidade que a tornou no centro da inovação e do pensamento até aos anos 30 do século passado.
União Europeia

A defesa militar da Europa

Se Macron quer reformar a UE, Berlim deseja manter os EUA e o Reino Unido como garantes da defesa europeia e, assim, contrapor a ansiedade da França perante o rearmamento alemão contra o avanço russo.
Ocidente

A nossa missão no Atlântico Sul

Não é apenas a competição do Ocidente com a China e o combate à Rússia. Trata-se do nosso futuro enquanto país, mas também do interesse de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, de Angola e do Brasil.
Conflito Israelo-palestiniano

O anti-semitismo voltou a estar na moda

A injustiça, a violência, a discriminação, o anti-semitismo, o racismo, o machismo e o feminismo marxista ou radical nascem da ignorância que conduz ao preconceito, à cegueira ideológica e ao ódio.
25 de Abril

O meu 25 de Abril

O meu 25 de Abril foi a junção de uma família que dava os primeiros passos. O 25 de Abril de todos foi uma democracia representativa. Não há nenhuma razão para não termos o futuro nas nossas mãos.
Política

O que junta liberais e conservadores

Os objectivos dos liberais e dos conservadores são diferentes, mas o modo de caminhar é idêntico e oposto ao das correntes políticas marcadas pelo vício da necessidade histórica a que se acomodaram.
Impostos

Bastaram 8 dias

Desde Agosto que o PSD prometeu baixar os impostos já. Ganhas as eleições, bastaram 8 dias para o PSD se cingir à redução de impostos do PS, que se limita a um ajuste dos escalões à inflação.
Política Externa

Portugal e o pendor atlântico da NATO

Exercer a nossa influência no Atlântico sul, não se traduz apenas num proveito para Portugal, mas num ganho para o Ocidente que se confronta com o maior desafio à sua existência desde 1945.
Religião

Deuses não, mas amigos de Deus

Deus é Deus e mais ninguém. Infelizmente, não reconhecemos o impacto que esta percepção teve na formação dos conceitos que hoje em dia temos da liberdade, da igualdade e da própria democracia.
Legislativas 2024

Boomerang

O partido que mais cresceu foi aquele que deu nome ao mal-estar generalizado, apontou o dedo aos responsáveis, mas que propôs o mesmo que o PS, desta vez com personagens que se desejam limpas e puras.
Legislativas 2024

Os erros pagam-se caro

A AD perdeu 100 mil votos para o ADN e impediu que a coligação PSD/IL fosse maior que a esquerda. O PS deu gás ao CH que lhe ficou com os votos e se prepara para o substituir no espaço partidário.
Política Externa

Uma política externa de longo prazo

Um desequilíbrio na Ásia Central a favor da China pode levar Moscovo à paz na Europa. Portugal não tem influência na região, mas pode provocar mudanças noutras zonas que alterem a estratégia de Pequim
Liberalismo

O liberalismo como ideia de governo

É possível que os partidos portugueses troquem o socialismo, a social-democracia e o populismo  pelo liberalismo, enquanto ideia que abarca várias tendências, seja social, conservadora ou económica.
Política

Estagnação, Empobrecimento e Emigração

Descolonizar, Democratizar e Desenvolver requeria o fim de certos preconceitos que não se largaram. Ficámos com a Estagnação, o Empobrecimento e a Emigração. Nada acontece por acaso. 

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas