236kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Jorge Fernandes

Colunista

Jorge Fernandes é Investigador Auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário Europeu, Florença. Em 2015, publicou O Parlamento Português (FFMS). É co-editor do Oxford Handbook of Portuguese Politics (2022). Foi investigador visitante da Universidade da Califórnia (2012) e do Center for European Studies em Harvard (2018-2019).

Artigos publicados

Operação Marquês

Sócrates pode estar sossegado /premium

139
Há razões para Sócrates estar contente. A gerontocracia reinante e os partidos inamovíveis são a garantia de que, apesar de ser um pária social, nunca verá a prisão e poderá gozar o dinheiro em paz.
Comunismo

O Dr. Louçã /premium

3065
O Dr. Louçã prefere ser um negacionista do Holodomor, um dos maiores genocídios da História. Está no seu direito. A SICN também. A estupidez, a mentira, a conivência com o Mal ainda não pagam impostos
Vacinas

Dez anos depois, a União Europeia volta a falhar /premium

103
O atraso na vacinação aumentará, e muito, o custo económico da crise que vivemos. Infelizmente, enquanto eleitor, não disponho de quaisquer mecanismos para sancionar os decisores que cometeram erros.
Desigualdade

Burgueses do teletrabalho podem estar sossegados /premium

114
Sem incentivos eleitorais e num quadro externo favorável o Dr. Costa não criará nenhum imposto extraordinário. A desigualdade pode esperar. A burguesia do teletrabalho tem futuro histórico em Portugal
Governo

A austeridade sorrateira ou o colapso Português /premium

180
Sabem como é que chegamos a um estado de obsolescência total? Um artigo académico de leitura obrigatória dá-nos uma ideia fiel até onde o Governo do Dr. Costa, do Sr. César e do Dr. Centeno nos levou
Política

O que faltará? /premium

173
A minha maior pena é que, mais uma vez, a acreditar nas sondagens, os portugueses serão medrosos e preferirão agarrar-se ao status quo e reconduzir o Dr. Costa ou um seu discípulo ao poder.
Presidenciais 2021

Portugal em transe: eleições em tempo de pandemia /premium

Caminhamos, alegremente, para um plebiscito, onde arriscamos a ter uma abstenção superior a 80 por cento. António Costa ficará contente. Um Marcelo fragilizado em Belém é o seguro de vida do governo.
Política

A vacina e a cultura política portuguesa /premium

185
O "poster boy" da vacinação em Portugal foi um Professor Doutor, de meia idade, num hospital central com todas as condições, num exercício de propaganda preparado ao milímetro.
Livros

O melhor de 2020 /premium

Esta crónica é a minha última publicação no Observador antes do Natal. Como não pode haver Natal sem livros nos presentes, deixo aqui uma lista dos livros dos quais tirei mais prazer em 2020.
Governo

Portugal 2020. O pântano /premium

150
Estamos a navegar à vista, com um governo fraco, sem qualquer visão para o país e que aguarda ansiosamente o dinheiro Europeu para começar a reanimar a economia. Pobre sina a nossa.
Política

A integração do Chega no sistema partidário /premium

126
O PSD não tem nada a absorver do Chega, na medida em que o Chega é um vazio ideológico. Ventura será fácil (e barato) de comprar, se aí chegarmos.
Estados Unidos da América

A vitória da decência /premium

Com a sua grande experiência no Senado Biden poder-se-á juntar a LBJ na categoria de presidentes vagamente cinzentos, sem carisma, mas cujas consequências de mudança na sociedade Americana são maiores
Estados Unidos da América

Mesmo perdendo, o espírito de Trump ganhará /premium

Todos os eleitores têm o direito de exprimir igualmente a sua voz, de modo a influenciar as decisões políticas e, especialmente, a alocação de recursos. Todos? Bem, não exactamente.
Mundo

O realinhamento eleitoral dos Estados Unidos /premium

É importante que a discussão sobre o que se passará no próximo dia 3 vá muito para além dos estados do costume no Midwest e da cintura industrial. A mudança real está a acontecer noutros locais.
Instituições Científicas

A Universidade do nosso descontentamento /premium

143
Nenhum governo teve, ainda, coragem política de assumir o custo de afirmar que, pura e simplesmente, não há espaço para tantos investigadores.
Eleições Presidenciais

A necessidade da candidatura de Ana Gomes /premium

334
Tudo somado, temos dois candidatos. Uma candidata cosmopolita, corajosa e com um percurso de vida cujas consequências são visíveis no mundo. Temos outro candidato que nunca saiu do eixo Lapa-Cascais.
Democracia

Os media em Portugal e os novos partidos /premium

175
Os canais de televisão e os jornais estão enxameados de políticos, ex-políticos e aspirantes a políticos. Isto não é normal, não pode ser normal, num país civilizado.
Nova Constituição

A retórica e as instituições

O processo de formação do governo em Portugal deveria ser significativamente alterado, com o objectivo de fomentar as coligações e impedir a criação de governos minoritários.
Nova Constituição

Os partidos e a democracia

Os partidos políticos têm um conjunto de características que não são passíveis de replicação pelos movimentos de cidadãos.
A página está a demorar muito tempo.