455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Podcast “Fora do baralho” com Susana Peralta, Luís Aguiar-Conraria, Jorge Fernandes e João Marques de Almeida. Debate moderado por Vanessa Cruz. Lisboa, 25 de Novembro de 2021. FILIPE AMORIM/OBSERVADOR

Jorge Fernandes

Colunista

Jorge Fernandes é Investigador Auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário Europeu, Florença. Em 2015, publicou O Parlamento Português (FFMS). É co-editor do Oxford Handbook of Portuguese Politics (2022). Foi investigador visitante da Universidade da Califórnia (2012) e do Center for European Studies em Harvard (2018-2019).

Artigos publicados

Governo

Não pode ser surpresa: o estado a que isto chegou

É cada vez mais difícil esconder o beco sem saída a que o regime se conduziu. Com um povo e um tecido produtivos exangues, não será viável continuar a extrair recursos para manter a fachada socialista
PSD

O problema do PSD não é, nem nunca foi, Rui Rio

Rui Rio foi nefasto para o PSD porque impediu de colocar a nu todas as suas fragilidades programáticas e estratégicas e servindo como bode expiatório para todos os males do partido.
Estados Unidos da América

O Supremo Tribunal e o Aborto

A decisão do Supremo Tribunal sublinha o problema maior que aflige a democracia americana: o perigo da ditadura da minoria pois cidadãos e elites com opiniões minoritárias têm um poder desproporcional
25 de Abril

Nos 48 Anos do 25 de Abril

Ao contrário do que dizem Chega, PCP e, em menor grau, BE, a democracia em Portugal é um sucesso extraordinário. Somos hoje um país Europeu e é aos amigos Europeus que devemos quase tudo o que somos.
França

Os perigos do presidencialismo

As instituições francesas estão a criar uma sociedade cada vez mais polarizada na qual os ganhadores políticos controlam os processos de modo quase absoluto e os perdedores têm pouca voz institucional
Novo Governo

A Câmara Municipal instala-se em São Bento

Governar a Câmara de Lisboa é uma coisa, governar um país é outra bem diferente. Infelizmente, Costa nunca passará de um presidente de câmara. Com votos em todo o país, mas um presidente de câmara.
Guerra na Ucrânia

Ostalgie: A ligação de Putin ao PCP

Putin e o PCP partilham um ódio de morte aos EUA, à UE, à NATO. No fundo, a tudo o que forem declinações da mesma coisa: o Ocidente rico, capitalista, civilizado e onde a liberdade está acima de tudo.
Política

Para onde caminha a Direita Portuguesa?

A Direita deve ter a capacidade de marcar o debate e, acima de tudo, os termos do confronto político. E tem de deixar de estar acantonada nos temas clássicos do défice, da dívida ou até do crescimento
Legislativas 2022

Lições europeias sobre o Chega

É preciso saber lidar com o desafio de forma inteligente e não fazer de Ventura o alfa e ómega da política nacional. Foquemo-nos nos desafios sérios que Portugal tem e deixemo-lo a gesticular sozinho.
Legislativas 2022

A reunião de segunda-feira, dia 31 de Janeiro

O próximo Domingo é crucial para muito gente, mas António Costa talvez seja aquele que tem mais a perder e não falo apenas do lugar de primeiro-ministro.
Legislativas 2022

Os debates legislativos: o bom e o mau

Quando um político não responde a uma pergunta ou mente sem pudor os jornalistas têm obrigação de deixar claro que ele não quer responder. Infelizmente acontece muitas vezes serem fracos com os fortes
Deputados

As dinastias políticas portuguesas

Para nossa felicidade, em Portugal, existe um conjunto de famílias onde se concentra todo o talento político nacional e que se predispõe ao sacrifício de trabalhar para a coisa pública.
Livros

Livros para o Natal

A pandemia de Covid-19, aliada à falta de expectativas num país cada vez mais pobre e amorfo, tornaram as coisas difíceis. Todavia, os livros são confortos de alma a que podemos regressar.
PSD

Lealdade, protesto ou saída: o dilema

Como é possível que a maioria dos Portugueses assista à degradação do país, tenha, segundo a sondagem do Expresso, a noção que os principais indicadores vão piorar, e continue a apoiar o status quo?
Marcelo Rebelo de Sousa

Para que serve um Presidente?

Não tendo a pressão da reeleição deve usar o poder da palavra para deixar claro que soluções políticas só visam prolongar artificialmente a vida política de atores cuja visão para o país é inexistente
Crise Política

Será este o país que merecemos?

Os sonhos de fazer de Portugal um país Europeu esboroaram-se. Quem estiver confortável com isso, pode votar pela manutenção do status quo. O regime actual, tal como o conhecemos, está exangue.
Política

A crise política: o início do fim de Costa

Infelizmente para todos os portugueses a tragédia não acabou em 2011, nem em 2015. A tragédia continua e, sem uma mudança total das elites dominantes, não há PRR que nos salve. Pelo contrário.
Maioria de Esquerda

A Geringonça seis anos depois

Num contexto de fragmentação partidária crescente, PS e PSD precisarão dos partidos pequenos à sua esquerda e direita para governar. É que não é apenas o PSD que está em declínio eleitoral.
Autárquicas 2021

As autárquicas: vinho velho em garrafas novas

Seria dispensável o número do Dr. Costa ao afirmar que vai distribuir os fundos do PRR de forma equitativa e justa. Não vai. Ele sabe e nós sabemo-lo.
Alemanha

As eleições de 26 de Setembro são fundamentais

Nos próximos três anos, a bazuca e o BCE garantirão a festa socialista. Depois disso, veremos quem estará ao leme em Berlim e quais serão as suas opções.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.