Olá

863kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Podcast “Fora do baralho” com Susana Peralta, Luís Aguiar-Conraria, Jorge Fernandes e João Marques de Almeida. Debate moderado por Vanessa Cruz. Lisboa, 25 de Novembro de 2021. FILIPE AMORIM/OBSERVADOR

Jorge Fernandes

Colunista

Jorge Fernandes é Investigador Auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário Europeu, Florença. Em 2015, publicou O Parlamento Português (FFMS). É co-editor do Oxford Handbook of Portuguese Politics (2022). Foi investigador visitante da Universidade da Califórnia (2012) e do Center for European Studies em Harvard (2018-2019).

Artigos publicados

ERC

O admirável mundo da ERC

O entendimento da ERC sobre o que deve ser o jornalismo permanece inalterado. Os jornalistas devem, acima de tudo, servir de pé de microfone, deixar o político brilhar, ainda que minta descaradamente.
Espanha

Espanha: A Hungria não é aqui

As mudanças que estão a acontecer em Espanha resultam meramente da necessidade de sobrevivência de dois actores políticos: o movimento independentista Catalão e Pedro Sanchéz.
Venezuela

Porque é que as ditaduras fazem eleições?

As eleições em regimes autoritárias têm uma função absolutamente vital: obter informação acerca dos membros da oposição, dos seus recursos materiais e dos apoios externos de que gozam.
Donald Trump

A conspiração contra a América

A eleição de Trump será um ponto de viragem no mundo Ocidental do pós-Guerra. É um candidato iliberal, anti-institucional e que despreza o mundo civilizado de regras e normas que os EUA lideraram.
Estados Unidos da América

A Presidência Imperial

O precedente histórico para uma mudança de candidato nesta altura não augura nada de bom. Em 1968, numa convenção aberta também em Chicago, o partido ficou partido e sem estratégia eleitoral coerente.
França

Macron e a Europa à beira do abismo

Apesar da extrema-direita e da direita radical estarem já no governo em variadíssimos países, é evidentemente diferente que ocupem um cargo de tanta importância em França ou na Alemanha.
Eleições Europeias

A Europa que vai a eleições

As elites Portuguesas são Europeístas acéfalas, centradas numa perspectiva utilitarista. Não existem verdadeiros Europeístas entre nós. Existe, sim, uma elite que vê a Europa como uma caixa multibanco
Liberdade de Expressão

Pode? Uma discussão complexa

A pergunta sobre se o Chega, ou qualquer outro grupo parlamentar, pode dizer o que lhe apetecer no plenário é complexa e não tem resposta fácil.
Espanha

Espanha em transe

Substituam a palavra Sanchéz por Órban e a expressão extrema-direita por esquerda. Que impressão isto deixa? A queixa de um primeiro-ministro que não está confortável com o escrutínio do quarto poder.
25 de Abril

O 25 de Abril e o nacionalismo cívico

Nos últimos anos, descer a Avenida tornou-se um ritual iniciático e de socialização política, ao qual acodem muitas famílias de classe média, de todos os posicionamentos políticos, levando os filhos.
União Europeia

As eleições europeias

As elites europeias criaram um quadro em que não é possível ser contra políticas europeias sem ser contra a União Europeia. Para além disso, segundo o ar do tempo, quem é anti-UE é anti-democrático.
Novo Governo

Os problemas de Montenegro

Os compromissos eleitorais de Montenegro na campanha foram, em algumas matérias, de tal maneira claros que se podem tornar difíceis de gerir. Dada a configuração parlamentar, será difícil cumpri-los.
Partido Chega

O regime no divã

O perigo que colocou a bolha em estado catatónico é a ideia de a periferia política, económica e social ter agora alguém que traz a sua voz ao centro mais simbólico do poder, podendo condicionar tudo.
Legislativas 2024

A campanha sem história numa eleição com história

Domingo virar-se-á uma página na história da democracia. Teremos de avaliar os estragos da direita radical e, acima de tudo, como a ausência de institutional forbearance de Costa em 2015 nos saiu cara
Eleições

Depois dos debates

A maior celebração do 25 de abril são as eleições democráticas em que todos os cidadãos são iguais e podem votar livremente e expressar as suas ideias. 
Açores

E se Montenegro tiver razão?

O preço para manter o Chega fora de poder é, surpreendentemente, baixo. Basta que o PS se abstenha caso a AD fique em primeiro lugar nas eleições. O mesmo deve suceder caso o PS ganhe as eleições.
Eleições

A inversão do ónus da prova

A 10 de Março joga-se, mais do que provavelmente, um teste de fogo para a democracia. Da minha parte já decidi que não votarei nem no PS nem no PSD, e muito menos da agremiação populista chamada Chega
PS

Porque é que o PS ainda vence?

Um regime em que de facto opera um partido único nunca é saudável, em especial num contexto em que a sociedade civil é fraca, a economia é débil e os fundos europeus são capturados.
Comunicação Social

Precisamos de trocar umas palavras sobre a CS

As redes sociais têm hoje a capacidade de serem o “espelho” através do qual a maioria população vê o mundo. A ideia de jornalista enquanto fiscalizador do poder político está fortemente ameaçada.
Política

O pior legado de António Costa

Neste momento, o PSD está a ser empurrado para as mãos do Chega porque o equilíbrio institucional montado em 1975 foi desmontado por António Costa para conseguir salvar a sua pele.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.