Dark Mode 149kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Jorge Fernandes

Convidado

Post-Doctoral Fellow na Universidade de Bamberg (Alemanha) e coordenador do projecto ORA+ PATHWAYS to Power. Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade do Minho (2007), Mestre em Política Comparada pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2009), e Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário Europeu, Florença (2010). Doutor em Ciências Sociais e Políticas pelo Instituto Universitário Europeu, Florença (2013), com uma tese sobre partidos politicos e parlamentos nacionais na Europa Ocidental. Foi investigador visitante da Universidade da Califórnia, San Diego (2012). Foi bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia, do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. É autor de O Parlamento Português (Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2015). Os seus interesses de investigação são as instituições, os partidos politicos, e as coligações.

Artigos publicados

Estados Unidos da América

Mesmo perdendo, o espírito de Trump ganhará /premium

Todos os eleitores têm o direito de exprimir igualmente a sua voz, de modo a influenciar as decisões políticas e, especialmente, a alocação de recursos. Todos? Bem, não exactamente.
Mundo

O realinhamento eleitoral dos Estados Unidos /premium

É importante que a discussão sobre o que se passará no próximo dia 3 vá muito para além dos estados do costume no Midwest e da cintura industrial. A mudança real está a acontecer noutros locais.
Instituições Científicas

A Universidade do nosso descontentamento /premium

143
Nenhum governo teve, ainda, coragem política de assumir o custo de afirmar que, pura e simplesmente, não há espaço para tantos investigadores.
Eleições Presidenciais

A necessidade da candidatura de Ana Gomes /premium

334
Tudo somado, temos dois candidatos. Uma candidata cosmopolita, corajosa e com um percurso de vida cujas consequências são visíveis no mundo. Temos outro candidato que nunca saiu do eixo Lapa-Cascais.
Democracia

Os media em Portugal e os novos partidos /premium

175
Os canais de televisão e os jornais estão enxameados de políticos, ex-políticos e aspirantes a políticos. Isto não é normal, não pode ser normal, num país civilizado.
Nova Constituição

A retórica e as instituições

O processo de formação do governo em Portugal deveria ser significativamente alterado, com o objectivo de fomentar as coligações e impedir a criação de governos minoritários.
Nova Constituição

Os partidos e a democracia

Os partidos políticos têm um conjunto de características que não são passíveis de replicação pelos movimentos de cidadãos.
A página está a demorar muito tempo.