533kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 32.99/mês aqui.

Mário Guedes

Convidado

Artigos publicados

Crescimento Económico

Uma maldição portuguesa

É fundamental travar a transformação da nossa economia numa economia subsidiada da UE, vivendo consistentemente e constantemente da generosidade dos países mais ricos e produtivos do centro da Europa.
Eletricidade

Um semestre de milhões a voarem pela janela

Nos seis primeiros meses de 2022, Portugal teve de importar de Espanha 21% da electricidade que consumiu. Isto significa, que Portugal importou de Espanha mais de mil milhões de euros em electricidade
Elétricos

Para além de falar é preciso fazer

A regulamentação para o sector mineiro publicada não passou de um mero copy and paste da legislação anterior, tendo apenas sofrido uma pequena cirurgia estética, para remover as rugas da idade.
Energia

O telhado repara-se no Verão, prevenir é o remédio

Os Estados Unidos não querem ver-se na mesma posição em que a Europa se encontra, na qual a atitude belicista da Rússia é coadjuvada pelo cutelo da dependência energética, em especial do gás natural.
Eletricidade

Uns milhões a voar pela janela

A análise dos dados torna perceptível o motivo pelo qual o nível de água nas barragens está abaixo do normal: foi preciso produzir mais electricidade hídrica por causa do fecho das centrais a carvão.
Ambiente

Política de Ambiente para Greta Thunberg ver

A política de ambiente tem sido substituída por um continuo jogo de anúncios de medidas, que nunca se cumprem, e que no final apenas servem para transformar estas medidas num espectáculo circense.
Minas

Políticos a brincar nas redes sociais

O Governo manteve a atitude de continuar a ignorar os contributos da consulta pública e insistir num diploma que despreza todos os desenvolvimentos ocorridos nos últimos 40 anos na actividade mineira.
Governo

As políticas na energia do Xerife de Nottingham

É de difícil compreensão a injustiça criada, em que os consumidores com menores rendimentos têm de suportar os custos da energia eléctrica de outros consumidores que não terão limitações económicas.
Energia

Como pagar várias vezes a TAP

Num momento em que o Governo se prepara para apoiar a produção e consumo de hidrogénio, deve o país reflectir sobre o futuro e evitar a repetição de erros de palmatória.
Energia

As dívidas gerem-se? Ou vão-se gerando?

Num momento em que o consumo de energia eléctrica diminui, o aumento de produção de fontes renováveis aumenta e o preço no mercado grossista diminui, este aumento de preços parece difícil de explicar.
Energia Renovável

Geotermia: uma oportunidade energética a ganhar

Em Portugal continental existem áreas onde é possível o uso da geotermia, como toda zona da falha Penacova-Régua-Verín, onde ocorrem à superfície aquíferos com temperaturas entre os 40ºC e os 73ºC.
Empresas

O risco da distribuição de dividendos na era Covid

Dada a perspectiva sombria, as empresas e os bancos deveriam conservar o máximo de capital possível. É isso que os reguladores do Reino Unido e da Europa estão a recomendar às empresas supervisionadas
Sustentabilidade

A panaceia da Economia Circular

Com o consumo de cobre a crescer sistematicamente, apesar do aumento de cobre reciclado a verdade é que o peso deste metal reciclado tem vindo a diminuir, passando de 35%, em 2007 para 30,7% em 2018.
Energia

Os sucessivos anúncios do fim do petróleo

Não só o petróleo, como os seus derivados, continuarão a ser utilizados, pelo que manterão uma importância relevante na economia, ficando a aguardar novas tecnologias e matérias-primas alternativas.
Alterações Climáticas

Contradições no combate às alterações climáticas

Quando comparado o ano de 2014 com o ano de 2017, verifica-se um aumento de 18% nas emissões CO2. Ainda não existem dados oficiais para os anos de 2018 e 2019, mas é provável que a tendência continue.
Energia

O fim do petróleo

O pico de consumo de petróleo será atingido não pelo caracter finito da matéria-prima, mas antes devido ao surgimento de fontes e tecnologias alternativas com custos económicos e ambientais menores.
Energia

Segurança energética: derrotas no Atlântico

Na Europa, o aliado histórico e natural dos Estados Unidos, os reveses estratégicos também se repetem, com a construção do projecto Nord Stream 2, que ligará a Rússia à Alemanha através do Mar Báltico

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.