894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mariana Cabral

Convidado

Artigos publicados

Jovens

Portugal, à vista continua(rá)

Vou envelhecer na minha terra, pois só essa opção faz sentido. Mas até lá estou por aí. Mais exatamente por aqui. A valorizar o incrível que somos. A ser constantemente elogiada pela minha formação.
Lazer

Pausa dos tempos

O meu tempo não tem o valor da minha remuneração dividida à hora, nem a disponibilidade que papel nenhum me legitimou. É meu. Para o bem, mal, vontade ou tédio.
Albânia

Entre o passado e o futuro

A resposta de sorriso aberto foi “ah isto não é a Europa. Aqui o trabalhador acorda, chega, vai beber um café, depois talvez volte e trabalhe, e sai outra vez”. Foi uma constatação sem mais.
Ano Novo

Receita anti enfartamento para o(s) Eu(s) de 2023

Congelemos as retrospetivas ao lado das sobras do Bolo Rei, e sirvam-me lá para finais de Fevereiro quando a minha cabeça (e corpo) já estiverem de novo aptos a receber açúcar e reflexões.
Estados Unidos da América

Made in USA

Se a vocalização de opiniões não resolve a situação, pelo menos lembra-nos que a política não é coisa que exista lá ao longe, para alguns. Sendo nós a base do sistema, somos a razão da sua existência.
Espanha

Contrabandos de além fronteira

O português cresce a ouvir que as palavras pesam. E por aprendê-las caras e impactantes, desde cedo as começa a poupar. Ora por Espanha as palavras são mais baratas.
Pandemia

O Natal em si

O conceito de Natal em si é o oposto disto. Desta irritação. Natal é final com sabor a início. É um sítio mágico, de fechar de círculo, de fim que recomeça. Mas este de 2021 é também saturação.

As alavancas sem nome

As coincidências são só chuva que pode molhar quem se puser a jeito. Molhada e ruminando, percebi que tudo a que somos expostos na vida, começando nas pessoas. Também relações. Trabalhos. Experiências

Isto por cá não é o Texas não

A minha equipa, malta com as ditas casas porreiras nas quais andam de t-shirt todo o ano, mandavam fotografias a cozinhar em fogões de acampamento, enrolados em cobertores medonhos
Pandemia

A fatura paga-se em humanidade

É que agora morre-se por telefone. É uma nova espécie. O pacote inclui deixar de ver a todos que se conhece durante uns tempos, a partir do momento em que se entra no hospital.
Discriminação

Raça de orelhas que teimam em ser mais que cabides

O preconceito vive em nós. No meu caso, lá ao fundo. É uma daquelas maleitas cuja existência eu conheço, mas com a qual convivo bem no seu estado de atrofia quotidiana.
Países Baixos

Crónicas de cidades livres e Pátrias desenrascadas

Livre está também a minha cidade. Vi-a outro dia, quando lá fui espairecer. Está livre de nós. Nós que a fizemos para a encher. De ir ali e voltares, mais ou menos a horas, bem, mal ou médio sucedidos
Desporto

O que se descobre no nada

A minha passagem pelo impressionante metro de Pequim trouxe-me à superfície uma daquelas evidências que o constante preenchimento dos tempos modernos empurra para baixo. O valor do nada.

Não só com couve se pagam dívidas

Fui informada das minhas opções: regressar à Rússia onde já tinha gasto a minha única entrada ou ficar ali, onde sobrava uma cadeira, já que um dos senhores soldados dormia estendido em apenas três.

A crise dos 30

É preciso contrariar e insistir. Comprometer. Esquecer o desconforto da última vez e chegar à próxima. É que não se-me ocorre outra forma de encher o recipiente que não gota-a-gota.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.