785kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

William Archibald e Hans Hoffmann

Convidado

Artigos publicados

Sociedade

Escócia: Saiam os leões para devorar cristãos!

"Pois imagine que na Escócia tal legislação pode vir a considerar crime a posse do Catecismo e da Bíblia Católica, por considerá-los inflamatórios".
Sociedade

A Gulbenkian foi atingida por Covid neurológico?

O Calouste e o Azeredo Perdigão tremeram nas tumbas:a Gulbenkian abandonou o horizonte lusitano para que foi traçada e enveredou não só pelo global “político” como ainda acrescentou o global “correto”
Desporto

Será que esta desorientação total é passageira?

Os impostos estão proibitivos e os custos de energia são abusivos. Olhe: quem é o investidor estrangeiro que neste momento, sem ser corrupto, quer ir para aquele nosso querido rectângulo?
Sociedade

Vigarices lusitanas que nunca acabam na prisão

Cheira-me que a magia negra vai fazer prescrever todo o enredo, com o especialista em filosofia socrático-política a ficar com a casa do seu salgadíssimo amigo lá para as bandas das furnas de Cascais.
Sociedade

O arcebispo de Canterbury terá de ir ao psiquiatra

As redes anti-sociais (há quem lhes chame redes sociais) tornaram-se num caldo de cultivo onde lavra o primarismo mais aberrante, a ignorância mais absurda, e o ódio mais abjecto.
Sociedade

Nada há como a noite de S. João. Nem a Oktoberfest

Temos de ter cuidado: somos brancos, heterossexuais, com raízes e educação judaico-cristã, prezamos a família, somos partidários da liberdade de expressão. Ou seja, somos um anátema para os activistas
Desporto

Ainda vão pedir a canonização do Centeno ao Papa

Enquanto William se entretem com o golfe e receitas de cozinha, Hans preocupa-se com a ida de Mário Centeno para o Banco de Portugal e com as hesitações dos manda-chuva burocrato-políticos de Bruxelas
Sociedade

Francamente, não sei onde se vai chegar

Enquanto William segue apaixonado a actualidade até já cancelou a sua subscrição da HBO - o seu único bálsamo foi o nosso 10 de Junho nos Jerónimos -, Hans perde-se a pedalar nos Alpes da Alta Baviera
Sociedade

Um vinho, um perfume e um banco comuna

Quanto vale um Tinta Francisca, como se conquista uma senhora com um perfume, como se anula uma conta num banco de Hong Kong porque este se submete à ditadura comunista e ainda uma sugestão francesa.
Desporto

Gente avermelhada que não vê os perigos de Pequim

Hans queixa-se a Archibald que lhe parece que em S. Bento fazem de conta que não percebem que os chineses andam a falar com os europeus como uma arrogância como se a UE e os lusitanos fossem lixo.
Desporto

Um tiro nos media, uma grande aflição em Bruxelas

Archibald suspeita que as boas massas para alguns media é para afinarem a voz “à moda”, enquanto para Hans o Tribunal Constitucional alemão deu um tiro que atingiu a linha de água de três porta-aviões
Sociedade

Saudades dos envelopes, com estampilhas e selos

"...nestes tempos em que tudo é por SMS, WhatsApp, email, tudo tão seco, tão curto e tão mecânico, não sabe a alegria que as suas cartas me dão! Há muitos anos que ninguém me escrevia como você..."
Desporto

Uma questão de generosidade e "compassion"

A América tem o Bezos, da Amazon, que pode doar 100 milhões de dólares aos Food Banks, mas Portugal tem a generosidade sem limites dos que sustentam o Banco Alimentar contra a Fome mesmo que com pouco
Desporto

Lenines de cá e d'além mar

Nesta semana os nossos amigos falam do 1º de Maio, da TAP, do presidente da câmara do Porto, do o Arcebispo de Los Angeles mas também do regresso das motas Norton e... da barbeira do Hotel Altis.
Desporto

Quando o etanol vale mais do que o whisky

Incapaz de entender o que se passa no Parlamento português, William já sabe que na sua Escócia as destilarias vão fazer etanol, enquanto Hans, que chegou à Califórnia, comenta as incoerências de Trump
Desporto

Memórias do Porto, notícias alarmantes da Alemanha

"Eu andava de calça curta, e assisti à corrida do Stirling Moss, empoleirado no muro da casa do Conde de Vizela, em cima da curva do Castelo do Queijo, onde não recordo como consegui entrar".
Coronavírus

Cartas da jaula global em que estamos encerrados

Palavras Cruzadas são as cartas íntimas trocadas entre dois amigos, um escocês a viver no Porto, outro alemão e cirandando pelo mundo. Falam dos dias de hoje e o que nelas não é verdade bem podia ser.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos