771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Sofia Cardoso Leite

Convidado

Artigos publicados

Autarquias

Os Presidentes da Câmara e o lastro de suspeição

Não estará o reforço de competências dos Presidentes da Câmara a lavrar terreno para a ocorrência de ilícitos? 
Habitação e Urbanismo

A importância da Carta Municipal de Habitação

A Carta Municipal de Habitação afigura-se imprescindível numa política de habitação que não se resuma a obras públicas, mas corresponda a um sistema onde o sector privado também possa vir a intervir.
Autarquias

Comissão Municipal vs Conselho Municipal

A criação de Comissões não deverá colidir, nem na sua finalidade, nem tão pouco no âmbito do seu funcionamento, com a actividade normal da Câmara Municipal.
Cidades

As cidades verdes e a saúde das populações

Os jardins públicos e históricos devem ser conservados, designadamente para conservar a identidade municipal, e os parques urbanos, esses, devem ser criados com regras que permitam o seu adequado uso.
Assédio Sexual

Os perigos do patriarcado e do machismo

A dinâmica patriarcal existente é uma ameaça inequívoca à democracia e pode realmente constituir-se como um móbil de relevo para o, tão preocupante e acelerado, declínio dos regimes democráticos.
Saúde Pública

As ULS e a luta contra os interesses instalados

A interligação preconizada pelas Unidades Locais de Saúde pressupõe a existência de novas lideranças, que terão de ser circunstanciadas no mérito, em detrimento da escolha por compadrios políticos.
Cidades

As cidades invisíveis

O que está escrito nos programas eleitorais locais raramente é alvo de escrutínio por parte dos eleitores durante o mandato dos eleitos e isso é algo que é urgente mudar na consciência dos cidadãos.
Constituição da República Portuguesa

Revisão Constitucional: a verborreia e o silêncio

Contribuirão os vários projectos de revisão para um fortalecimento da Constituição da República Portuguesa ou poderão estes vir a fragilizá-la, contribuindo até para a sua inviabilidade normativa?
Câmaras Municipais

O propósito da organização dos serviços municipais

Não é requerido às autarquias que tenham como missão resolver os problemas relativos à taxa de desemprego local. Providenciar emprego indiscriminadamente deixou de ser o papel das autarquias locais.
Partidos e Movimentos

A erosão político-partidária

Os partidos que se apresentam perante os eleitores fazem-no com programas que tendem a não poder ser apelidados de sólidos, assentes em chavões pomposos, sem qualquer intencionalidade prática.
País

Nu

O país precisa de se virar para si mesmo, de se vestir de um rumo que sirva o bem-comum e não os meros interesses instituídos, que mais não têm feito do que despojá-lo de tudo e colocá-lo a nu.
Função Pública

SIADAP, reduto de subjectividade

O SIADAP tem vindo a revelar-se um sistema avaliativo pernicioso, cujas consequências para os trabalhadores podem ser consideradas nefastas, e pouco dignas para a integridade da Administração Pública.
Trabalhadores

Assédio laboral e mobbing na Administração Pública

A manifestação do assédio laboral ou mobbing tende a ser preferencialmente direccionada para trabalhadores com contratos precários, com maior dificuldade em erigir queixas contra a entidade patronal
Imigração

O fôlego

Muito está por cumprir e necessita de ser feito e concretizado no que à discriminação e preconceito se referem e que constituem um entrave para a plena integração dos migrantes na população portuguesa
Nova Zelândia

It’s time to go

A primeira ministra neo-zelandeza sempre soube reconhecer prioridades e, aparentemente, nunca se inebriou com o poder. Realmente nos antípodas do que grassa no nosso país.
Função Pública

Refeições natalícias de difícil digestão

Será que a realização de celebrações natalícias num qualquer Instituto Público ou numa Autarquia Local, implicando a realização de despesa pública, se enquadra na missão destas entidades?
Administração Pública

Os inefáveis ajustes directos

O ajuste directo é de facto uma lebre, rápido e eficaz. Mas só o é porque a administração pública padece de uma crónica condição de inexistente ou muito parco planeamento e estratégia.
Liberdade de Expressão

Cultura do cancelamento

O cuidado foi redobrado, pois um cancelamento, mesmo injusto ou infundado, pode arruinar a reputação de qualquer pessoa, influenciar contratos e afectar os rendimentos pecuniários de quem for visado.
Descentralização

O penso rápido para a descentralização

Os contratos interadministrativos, mas sobretudo os acordos de cooperação, vulgarizaram-se. Resta saber se conseguirão salvar a concretização da dita descentralização ou se irão sufocá-la.
Administração Pública

O semblante da Administração Pública

Infelizmente, na Administração Pública, muito especialmente na Administração Autónoma, os melhores quadros são invariavelmente alienados pela incompetência crónica que facilmente tende a ser promovida

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos