Há datas que nos definem. Dias em que parece que o tempo parou.

Sabemos onde estávamos no 11 de Setembro; recordamo-nos onde vimos a nossa seleção ganhar o Europeu naquele 10 de Julho; jamais esqueceremos como vibrámos naquele 13 de Maio em que Salvador Sobral nos enlevou, e a toda a Europa, com o seu “Amar pelos dois”.

As datas marcantes são mesmo assim. Podem ser de devastação, como o 11 de setembro, ou marcas de superação e gáudio coletivo, como um campeonato de futebol ou um festival da Eurovisão. O ano acaba por se diluir. Fixamo-nos no dia e no seu impacto.

Ora, uma data que devia fazer parte das nossas vidas é o 25 de setembro, dia em que os estados- membros da Organização das Nações Unidas, em 2015, aprovaram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Incluídos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, os ODS deviam ser considerados o nosso percurso coletivo para a nivelação da qualidade de vida entre os povos de todo o mundo até ao final da década.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O menu de objetivos é variado e assume claramente que a redução das desigualdades (10o ODS) é o mote principal de todos os direitos sociais e cívicos elencados. Acrescem, depois, os ODS focados na preservação dos recursos e dos ecossistemas, no combate às alterações climáticas e à proteção da vida terrestre.

Dito de forma simples: cumprirmos os ODS é cumprirmos os requisitos para a nossa sobrevivência e para a preservação da vida. Por isso, o dia 25 de Setembro tem de passar a ser uma data especial nos nossos calendários e nas nossas vidas.

Em Portugal, o Governo acaba de aprovar o dia 25 de Setembro como o Dia Nacional da Sustentabilidade. O ponto de partida foi uma proposta que a DECO PROTESTE apresentou há cerca de quatro para a criação do dia. Não pretendemos ritualizar a data, nem propiciar cerimónias a rebentar de boas intenções. Queremos, isso sim, que o 25 de Setembro de todos os anos seja um dia de invocação da ação coletiva e de escrutínio das ações individuais.

E enquanto maior organização portuguesa de defesa dos consumidores, também somos responsáveis pelo seu envolvimento, pelo seu esclarecimento e convocação para a ação. O nosso Portal da Sustentabilidade traduz o nosso compromisso, a nossa visão e apresenta as nossas propostas.

Queremos que o 25 de Setembro se torne um dia seminal na reversão da flagelação que temos infligido ao nosso Planeta. Queremos que seja um dia de reflexão, de autoavaliação, mas também de compromisso e de vínculo.

A 25 de Setembro, analisaremos o que fizemos e projetaremos o tanto que falta fazer.