É da praxe que, no verão, quando as notícias escasseiam, se façam entrevistas a pessoas célebres. Nenhuma criatura humana é mais famosa do que Maria de Nazaré, a Mãe de Jesus, que, nesta véspera do aniversário do seu nascimento, muito amavelmente se disponibilizou para responder ao questionário dito de Proust.

1) A sua virtude preferida?

A humildade, porque “o Todo-poderoso (…) dispersou os homens de coração soberbo, depôs do trono os poderosos e elevou os humildes” (Lc 1, 49-52).

2) A qualidade que mais aprecia num homem?

A valentia: “Bem-aventurados sereis, quando vos insultarem, vos perseguirem, e disserem falsamente toda a sorte de mal contra vós, por causa de mim” (Mt 5, 11).

3) A qualidade que mais aprecia numa mulher?

“Ó mulher, grande é a tua fé!” (Mt 15, 28).

4) O que aprecia mais nos seus amigos?

“Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando” (Jo 15, 14).

5) O seu principal defeito?

Nenhum, porque, graças a Deus, sou “cheia de graça” (Lc 1, 28).

6) A sua ocupação preferida?

“Não sabíeis que devo ocupar-me nas coisas de meu Pai?” (Lc 2, 49).

7) Qual é a sua ideia de «felicidade perfeita»?

“Não há maior amor do que dar a própria vida pelos seus amigos” (Jo 15, 13).

8) Um desgosto?

–  A traição de Judas Iscariotes: “O Filho do homem vai certamente, como está escrito dele, mas ai daquele homem, por quem será entregue o Filho homem! Melhor fora a tal homem que não tivesse nascido” (Mt 26, 24).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

9) O que é que gostaria de ser?

Já sou “bendita entre todas as mulheres”, porque bendito é o fruto do meu ventre, Jesus (Lc 1, 42).

10) Em que país gostaria de viver?

“Na casa de meu Pai há muitas moradas. (…) Depois que eu tiver ido (…) virei novamente e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, estejais vós também” (Jo 14, 2-3).

11) A cor preferida?

A do céu, quando anuncia bom tempo: “Vós, quando vai chegando a noite, dizeis: Haverá tempo sereno, porque o céu está avermelhado” (Mt 16, 2).

12) A flor de que gosta?

“Considerai como crescem os lírios; não trabalham, nem fiam, contudo, digo-vos que nem Salomão, com toda a sua glória, se vestia como um deles” (Lc 12, 27; Mt 6, 25-34).

13) O pássaro que prefere?

“Sede pois (…) simples como pombas” (Mt 10, 16).

14) O autor preferido em prosa?

São João, o evangelista, que, por duas vezes, escreveu que “Deus é amor” (1Jo 4, 8.16).

15) Poetas preferidos?

O Rei David, ao qual se atribuem muitos dos Salmos da Sagrada Escritura, e de cuja casa e família é o meu marido, José (Lc 1, 27; Mt 1, 20) e, segundo a tradição, eu também.

16) O seu herói da ficção?

João Baptista, que não é de ficção, pois “entre os nascidos de mulher, não veio ao mundo outro maior que João Baptista” (Mt 11, 11).

17) Heroínas favoritas na ficção?

Não na ficção, mas na realidade, Maria, a irmã de Marta e de Lázaro, porque “uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que lhe não será tirada” (Lc 10, 42).

18) Compositores preferidos?

Os Anjos, pois, por ocasião do nascimento de Jesus, “subitamente apareceu com o anjo uma multidão da milícia celeste, louvando e dizendo: ‘Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens, por Ele amados’” (Lc 1, 13-14).

20) Os pintores preferidos?

São Lucas, que, na parábola do filho pródigo (Lc 15, 11-32), ‘pintou’ como ninguém o mais belo retrato da misericórdia de Deus. 

21) Os heróis da vida real?

O meu Filho Jesus, o meu marido José, os apóstolos “Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão o Zelador, e Judas, irmão de Tiago” (At 1, 13) e ainda São Paulo e todos os santos.

22) As heroínas históricas?

As santas mulheres e, em especial, Maria Madalena, “da qual tinham saído sete demónios” (Lc 7, 2), ou seja, tendo sido uma perfeita endiabrada foi quem primeiro anunciou ao mundo a ressurreição de Cristo (Jo 20, 17-18) e, por isso, foi apóstola dos apóstolos!

23) Os seus nomes preferidos?

“Ao nome de Jesus, se dobre todo o joelho no Céu, na terra e no inferno, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, na glória de Deus Pai” (Flp 2, 10-11).

24) O que detesta acima de tudo?

A mentira: “Vós tendes por pai o demónio, e quereis satisfazer os desejos do vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando ele diz a mentira, fala do que é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8, 44).

25) A personagem histórica que mais despreza?

“Não julgueis, para que não sejais julgados, pois segundo o juízo com que julgardes, e com a medida com que medirdes, vos medirão também a vós” (Mt 7, 1-2).

26) O feito militar que mais admira?

“Houve no céu uma batalha: Miguel e os seus anjos lutavam contra o Dragão, e o Dragão, com os seus anjos, lutavam contra ele; porém, estes não prevaleceram, nem o seu lugar se encontrou mais no Céu. E foi precipitado o grande Dragão, a antiga Serpente, que se chama Demónio e Satanás, que seduz todo o mundo, foi precipitado na terra, e foram precipitados com ele os seus anjos” (Ap 12, 7-9).

27) O dom da natureza que gostaria de ter?

“Na verdade vos digo que, se vos não converterdes e vos tornardes como crianças, não entrareis no reino dos céus. Aquele, pois, que se fizer pequeno, como esta criança, esse será o maior no reino dos céus” (Mt 18, 3-4).

28) Como gostaria de morrer?

“Jesus disse: ‘Eu sou a ressurreição e a vida; o que crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo o que vive e crê em Mim, não morrerá eternamente’” (Jo 11, 25).

29) Estado de espírito actual?

“A minha alma glorifica o Senhor; e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador” (Lc 1, 46-47).

30) Os erros que lhe inspiram maior indulgência?

Os que levam ao arrependimento, porque da pecadora contrita Jesus disse: “São-lhe perdoados os seus muitos pecados, porque muito amou. Mas ao que pouco se perdoa, pouco ama” (Lc 7,47).

31) A sua divisa?

“Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim a tua palavra” (Lc 1, 38).