P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Colunista

Artigos publicados

Polémica

Que bandeira para portugal? /premium

846
A actual bandeira nacional está associada ao Estado Novo, mas deveria ser menos ideológica e mais consensual, menos do regime e mais de Portugal.
Identidade de Género

Psst ou a história de um/uma ente querido /premium

910
Aos recém-nascidos não deveria ser dado nenhum nome próprio masculino ou feminino, porque ambos pressupõem uma identidade de género.
Catalunha

O Brexit da Catalunha /premium

174
A independência da Catalunha é uma questão política opinável e, por isso, a Igreja não deve tomar partido.
Catolicismo

Newman e o voto em consciência /premium

192
Não faz sentido que os deputados, ou os cidadãos, votem sobre o direito à liberdade, à dignidade ou à vida humana, porque os direitos humanos não se referendam.
Igreja Católica

Santa súbito! /premium

265
“Foram as primeiras religiosas a sair, de noite, para cuidar dos doentes nas suas casas. São como a luz na noite do doente”.
Livros

Happy End para ‘As Gémeas Marotas’ /premium

228
O Observador está de parabéns! Não é todos os dias que uma crónica tem projeção internacional e consequências judiciais referidas por toda a imprensa nacional.
Eleições Legislativas

 À volta do voto católico /premium

278
A fé não deve ser instrumentalizada a favor de nenhum partido. Não há, nem pode haver, um ‘voto católico’, mas os cristãos devem votar de forma coerente com a sua fé.
História

O azar do museu Salazar /premium

294
A ignorância e o fanatismo, que estão na origem dos totalitarismos, combatem-se com a verdade e o conhecimento. A ditadura não se vence com a ignorância, mas com a ciência.
Vaticano

Portugal já ganhou o penta! /premium

149
Daí a necessidade e urgência de escutar as sábias palavras do Cardeal D. José Tolentino: “O que o Senhor repete é: ‘Lembra-te do perdão!’ É como perdoados e perdoadores que somos chamados a viver”.
Livros

‘As gémeas marotas’ /premium

590
Só uma mente depravada, senão mesmo criminosa, se empenha em perverter as crianças, através de uma aparentemente inocente história infantil.
Igreja Católica

Inquisição: a História lava mais branco /premium

2122
Os preconceitos, originados pela má-fé, combatem-se com a verdade. O pior inimigo da fé cristã não é a ciência, mas a ignorância.
Identidade de Género

Ideologia de género, imprensa e redes sociais /premium

1637
O despacho que impõe a ideologia de género nas escolas foi ignorado pela imprensa: a primeira notícia foi dada, três dias depois, por uma rede social.
Jesus Cristo

Santos da casa também fazem milagres! /premium

433
Todas as casas reais peninsulares descendem do profeta Maomé. Há uns séculos, este parentesco era muito indesejável mas ainda poderá ser de grande utilidade, se a Europa for ocupada pelo Islão.
Catolicismo

A primeira astronauta da História da humanidade /premium

1771
Os santos são os que mais contribuem para a evolução da humanidade, os precursores e obreiros das verdadeiras revoluções civilizacionais.
Educação

A inconstitucionalidade da ideologia de género /premium

1907
A Constituição proíbe programar a educação segundo directrizes ideológicas. Ou seja, proíbe a ideologia de género, que não em vão é ideologia e não ciência.
Bioética

«Obviamente, demito-o!» /premium

506
A Igreja não se pode alhear das questões científicas que têm transcendência moral, como são as que se referem ao princípio e ao fim da vida humana.
Eutanásia

Vincent Lambert e as 5 mentiras da eutanásia /premium

1013
A eutanásia é uma licença para matar os que desejam morrer e os que não podem manifestar a sua vontade: é uma prepotência de um Estado totalitário.
Património da Humanidade

Portugal católico, património da humanidade /premium

655
Basílica, Convento e Palácio de Mafra, Bom Jesus do Monte. O Cristianismo está na matriz e na essência da cultura portuguesa. Negá-lo, seria negar a nossa história e identidade nacional.
Política

Pôncio Pilatos era português? /premium

507
“‘Se se põe de parte o direito, em que se distingue então o Estado de um grande bando de salteadores?’ – perguntava Santo Agostinho.”
Humor

RIP pelo RAP /premium

862
A melhor profissão para ir para o céu? Humorista, porque fazem lá falta e no inferno não há. O melhor vício para evitar o inferno? A preguiça, porque pecar dá trabalho.
A página está a demorar muito tempo.