Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Colunista

Artigos publicados

Justiça

Racismo: de que cor é a dor? /premium

952
Tanto dá a cor, a raça, ou a etnia de um assassino. Tanto dá a cor, a raça, ou a etnia da vítima, porque a morte não distingue cores, nem raças, nem etnias.
Igreja Católica

Simão Pedro: um erro de ‘casting’? /premium

676
Se a Igreja católica fosse uma produção de Hollywood, o ‘casting’ teria sido péssimo: Pedro não conseguiria nenhuma nomeação para os óscares!
Religião

O PANteísmo e a liberdade religiosa /premium

927
Por este andar, qualquer dia exige-se que os católicos usem um distintivo, como o nazismo impôs, aos judeus, o uso da estrela de David.
Religião

Maria corredentora: nem disparate, nem dogma /premium

278
O Papa Francisco não pôs em causa a corredenção de Maria, apenas questionou a oportunidade de essa prerrogativa mariana ser objecto de um novo dogma.
Jesus Cristo

Não venhas, Senhor Jesus! /premium

840
Não, não venhas, Senhor Jesus! Detém, enquanto é tempo, o teu louco propósito de nos amar. Sê razoável e desiste desse empenho de a todos salvar.
Aborto

“Um ser humano, uma criança em gestação” /premium

547
O nascituro é um ser humano, uma criança em gestação, que tem direito a não ser ofendido, ou ameaçado, na sua vida ou saúde.
Igreja Católica

De coração inteiro /premium

354
Se os padres tivessem uma existência emocionalmente mais equilibrada, não se evitariam as horríveis perversidades que, recentemente, tanto envergonharam a Igreja?!
30 anos Muro de Berlim

São João Paulo II e a queda do muro de Berlim /premium

442
“O futuro (…) depende cada vez mais daqueles que conseguem atuar para o bem dos outros. O futuro da humanidade apoia-se hoje sobre a civilização do espírito, da responsabilidade e do amor”.
Deficiência

Ser ou não ser deficiente, eis a questão!

327
Mais do que uma inverosímil ofensa a qualquer minoria, pretendi expressar a incongruência de estratificar a sociedade em minorias, ou classes de vítimas, não obstante a muita consideração que me merecem
Minorias

Ser ou não ser cigano, eis a questão! /premium

1756
Recomenda-se aos media “evitem, na construção de notícias, a referência a nacionalidade, etnia, religião ou situação documental, sempre que esta não seja um eixo explicativo do essencial da notícia.”
Liberdade de Expressão

Liberdade de expressão, sempre! /premium

493
Censurar ideias?! Nunca! Em tudo e sempre, liberdade de pensamento e de expressão! Silenciar o pensamento divergente é o denominador comum de todas as tiranias.
Polémica

Que bandeira para portugal? /premium

853
A actual bandeira nacional está associada ao Estado Novo, mas deveria ser menos ideológica e mais consensual, menos do regime e mais de Portugal.
Identidade de Género

Psst ou a história de um/uma ente querido /premium

910
Aos recém-nascidos não deveria ser dado nenhum nome próprio masculino ou feminino, porque ambos pressupõem uma identidade de género.
Catalunha

O Brexit da Catalunha /premium

174
A independência da Catalunha é uma questão política opinável e, por isso, a Igreja não deve tomar partido.
Catolicismo

Newman e o voto em consciência /premium

192
Não faz sentido que os deputados, ou os cidadãos, votem sobre o direito à liberdade, à dignidade ou à vida humana, porque os direitos humanos não se referendam.
Igreja Católica

Santa súbito! /premium

265
“Foram as primeiras religiosas a sair, de noite, para cuidar dos doentes nas suas casas. São como a luz na noite do doente”.
Livros

Happy End para ‘As Gémeas Marotas’ /premium

228
O Observador está de parabéns! Não é todos os dias que uma crónica tem projeção internacional e consequências judiciais referidas por toda a imprensa nacional.
Eleições Legislativas

 À volta do voto católico /premium

278
A fé não deve ser instrumentalizada a favor de nenhum partido. Não há, nem pode haver, um ‘voto católico’, mas os cristãos devem votar de forma coerente com a sua fé.
História

O azar do museu Salazar /premium

294
A ignorância e o fanatismo, que estão na origem dos totalitarismos, combatem-se com a verdade e o conhecimento. A ditadura não se vence com a ignorância, mas com a ciência.
Vaticano

Portugal já ganhou o penta! /premium

149
Daí a necessidade e urgência de escutar as sábias palavras do Cardeal D. José Tolentino: “O que o Senhor repete é: ‘Lembra-te do perdão!’ É como perdoados e perdoadores que somos chamados a viver”.
A página está a demorar muito tempo.