266kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Colunista

Artigos publicados

Igreja Católica

Não há perdão sem correcção /premium

221
A caridade não só não se opõe à justiça como a pressupõe. Uma caridade que protegesse o prevaricador e deixasse indefesas as vítimas não seria humana, nem muito menos cristã.
Família

Órfãos de pais vivos /premium

701
Estranho paradoxo: criminaliza-se o abandono de animais, mas não o dos membros mais velhos e necessitados da própria família, em hospitais e lares!
Malta

PR não promulgará a despenalização do homicídio /premium

345
Ter princípios não é ter umas vagas convicções e, depois, agir em função das conveniências. Um ‘princípio’ que não tenha consequências práticas é, afinal, princípio de quê?!
Liberdade de Expressão

A Magna Carta da censura /premium

456
É lamentável que os partidos políticos democráticos se tenham abstido de votar contra a lei do PS que ameaça a liberdade de expressão em Portugal.
Igreja Católica

Um Patriarca de antes quebrar que torcer /premium

337
D. António Ribeiro nunca se deixou guiar por critérios políticos, nem por interesses pessoais, privilegiando sempre a defesa da justiça e da liberdade.
Direitos das Mulheres

“A Portuguesa” é um hino machista? /premium

1000
As quotas supõem uma discriminação positiva a favor das mulheres. Também deveriam ser impostas nas profissões em que os homens são minoritários?
Igreja Católica

Dante é nosso!  /premium

371
Deve-se à Igreja o desenvolvimento de todas as artes e a criação das universidades, que foram o berço do conhecimento moderno, filosófico-teológico e científico- tecnológico.
Família Real Britânica

Príncipe Filipe: Pompa e circunstância no funeral /premium

374
O culto pode ter novas expressões, desde que garantam a transcendência que distingue e especifica, como acto de louvor a Deus, a arte sacra.
Prostituição

Apologia da revolução que falta /premium

532
Em relação aos piolhos, à prostituição e à eutanásia, há sempre duas opções possíveis: a humanista, ou cristã; e a colectivista, ou autoritária.
Comunismo

Obrigadinho, dr. Louçã! /premium

1343
É certo que o comunismo lutou contra o Estado Novo, mas para implantar outra ditadura. Devemos estar gratos ao assassino, que nos defende de outro assassino, para depois nos matar?!
Páscoa

Um caso policial com 2 mil anos: quem matou JC? /premium

591
A morte de Jesus de Nazaré é um enigma, tal como está escrita nos quatro Evangelhos canónicos, os únicos com credibilidade histórica e inspiração sobrenatural.
Família Real Britânica

O sapatinho da Gata Borralheira /premium

465
No passado dia 19, a Igreja inaugurou o Ano da Família. Às famílias reais, bem como às famílias cristãs, pede-se exemplaridade moral.
Catolicismo

Eu, confessor, me confesso… /premium

1073
O Papa desafia os católicos a recorrer ao Sacramento da Reconciliação, neste tempo de preparação para a Páscoa, desejando que encontrem padres com misericórdia e não ‘torturadores’.
História

Contra os padrões, marchar, marchar! /premium

674
Se esta moda pega, será preciso destruir todos os vestígios históricos, porque nenhum tempo passado pode ser agora assumido na totalidade dos seus pressupostos culturais.
Pandemia

João Paulo II e a pandemia /premium

601
O que faria João Paulo II se a pandemia tivesse acontecido no seu pontificado? Não sei, mas tenho a certeza de que não se teria fechado em casa, à espera de que passasse.
Tribunal Constitucional

Tribunal Constitucional: Xeque-mate ao Presidente /premium

908
Este ataque é um aviso e uma ameaça ao novo Presidente do Tribunal Constitucional, nas vésperas da decisão sobre a inconstitucionalidade da eutanásia.
Discriminação

Os ciganos: impunidade de grupo? /premium

1279
Ninguém pode ser discriminado, negativa ou positivamente, por razão da sua etnia, raça, região, ofício ou religião: todos temos os mesmos direitos e obrigações.
História

As armas e os brasões assinalados /premium

394
Na Igreja, nem sempre foi pacífica a tensão entre tradição e modernidade: o tradicionalismo, por exemplo, opôs-se a algumas reformas do Concílio Vaticano II.
Eutanásia

"A vida humana é inviolável", mas só às vezes?! /premium

826
Uma vida humana que é inviolável, mas só às vezes, é uma vida humana violável. Qualquer excepção ao princípio constitucional, nega-o formalmente.
Pandemia

A pandemia, o caos e a eutanásia /premium

938
Falta organização, falta capacidade de gestão dos recursos humanos e materiais. Não foram os profissionais da saúde que falharam, mas os decisores políticos e administrativos.
A página está a demorar muito tempo.