Dark Mode 49,5 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Colunista

Artigos publicados

Coronavírus

DGS proíbe assistência religiosa no SNS /premium

2182
A Direcção Geral de Saúde proibiu o acesso dos capelães hospitalares aos infectados com covid-19, e a todos os outros doentes internados no Serviço Nacional de Saúde.
Coronavírus

A festa zero e o chico-espertismo /premium

1003
O Estado não deve cuidar de quem não se cuida, nem cuida dos outros, pelo menos enquanto não o tiver feito com quem, sem culpa, precisa de cuidados médicos.
Coronavírus

Quo vadis? /premium

904
A virtude cristã deve ser heróica, como nos mártires, mas sem deixar de ser razoável. Um modo de proceder que não é racional, não é cristão, nem virtuoso, nem humano.
Coronavírus

Coronavírus: um castigo de Deus? /premium

1506
O Papa encoraja os fiéis a viver este momento difícil com a força da fé, a certeza da esperança e o fervor da caridade, para dar sentido evangélico a esta provação e dor.
Lisboa

Baixa-Chiado: um ghetto na cidade? /premium

1018
Lisboa, mais do que amiga das bicicletas, do ambiente, da flora e da fauna, deve ser amiga das pessoas, nomeadamente das mais necessitadas.
Jornais

‘Notícias Viriato’: um novo caso ‘República’? /premium

1297
O "Notícias Viriato" é verdadeiramente livre e independente, o que se paga caro num país que ainda é, na mentalidade de muitos, corporativista.
Eutanásia

A eutanásia e o ‘enorme consenso’ /premium

791
O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida deu parecer ‘ético desfavorável’ a todos os projectos-lei que legalizam a eutanásia.
Eutanásia

O paradoxo da eutanásia /premium

2018
‘A eutanásia é uma questão de liberdade: enquanto uns são partidários da liberdade de cada qual escolher o seu fim, outros há que querem impor a sua moral a toda a sociedade’.
Igreja Católica

Quem quer calar Bento XVI? /premium

662
Alguns dos que agora são mais papistas do que o papa, criticaram São João Paulo II e Bento XVI; e alguns dos que então eram mais papistas do que o papa, já não o são com o Papa Francisco.
Aborto

“Juntos, somos a voz dos que não têm voz!” /premium

662
“Os jovens são o coração da Marcha pela Vida. Esta geração está a fazer da América uma nação pró-família e pró-vida.”
Igreja Católica

Celibato sacerdotal: obrigação ou opção? /premium

633
A Igreja exige aos padres o mesmo que exige aos fiéis casados: enquanto forem padres, ou cônjuges, não podem casar.
Justiça

Racismo: de que cor é a dor? /premium

952
Tanto dá a cor, a raça, ou a etnia de um assassino. Tanto dá a cor, a raça, ou a etnia da vítima, porque a morte não distingue cores, nem raças, nem etnias.
Igreja Católica

Simão Pedro: um erro de ‘casting’? /premium

676
Se a Igreja católica fosse uma produção de Hollywood, o ‘casting’ teria sido péssimo: Pedro não conseguiria nenhuma nomeação para os óscares!
Religião

O PANteísmo e a liberdade religiosa /premium

927
Por este andar, qualquer dia exige-se que os católicos usem um distintivo, como o nazismo impôs, aos judeus, o uso da estrela de David.
Religião

Maria corredentora: nem disparate, nem dogma /premium

278
O Papa Francisco não pôs em causa a corredenção de Maria, apenas questionou a oportunidade de essa prerrogativa mariana ser objecto de um novo dogma.
Jesus Cristo

Não venhas, Senhor Jesus! /premium

840
Não, não venhas, Senhor Jesus! Detém, enquanto é tempo, o teu louco propósito de nos amar. Sê razoável e desiste desse empenho de a todos salvar.
Aborto

“Um ser humano, uma criança em gestação” /premium

547
O nascituro é um ser humano, uma criança em gestação, que tem direito a não ser ofendido, ou ameaçado, na sua vida ou saúde.
Igreja Católica

De coração inteiro /premium

354
Se os padres tivessem uma existência emocionalmente mais equilibrada, não se evitariam as horríveis perversidades que, recentemente, tanto envergonharam a Igreja?!
30 anos Muro de Berlim

São João Paulo II e a queda do muro de Berlim /premium

442
“O futuro (…) depende cada vez mais daqueles que conseguem atuar para o bem dos outros. O futuro da humanidade apoia-se hoje sobre a civilização do espírito, da responsabilidade e do amor”.
Deficiência

Ser ou não ser deficiente, eis a questão!

327
Mais do que uma inverosímil ofensa a qualquer minoria, pretendi expressar a incongruência de estratificar a sociedade em minorias, ou classes de vítimas, não obstante a muita consideração que me merecem
A página está a demorar muito tempo.