Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
Foi uma campanha extraordinária, muito mobilizada, do interior, do litoral, do norte ao sul do país, com força onde ainda o Bloco de Esquerda dá os seus primeiros passos e está a ter resultados muito interessantes, mas é ainda cedo para termos todos os resultados. Mas fica esta saudação a este trabalho gigantesco. Foi feito em todo o país, muito empenhado, como deve ser. E sabemos que fizemos o nosso trabalho, porque não há sítio nenhum no país em que as pessoas não saibam as prioridades da habitação, dos transportes, do ambiente, da igualdade, que vão marcar a atuação de todos os eleitos e eleitas do Bloco de Esquerda a partir desta noite. Queria também dizer outra coisa. Dos resultados preliminares que existem, há algumas indicações que são positivas para o Bloco de Esquerda. Viemos para estas eleições com muita humildade, não podia ser de outra forma. Olhamos para os resultados com muita humildade, é assim mesmo. Vamos acompanhar com muita atenção, nomeadamente os resultados em Lisboa, no Porto, mas queria também saudar o trabalho que foi feito por listas de cidadãos que o Bloco de Esquerda apoiou, nomeadamente em Oeiras e em Coimbra. Fizeram um trabalho muito interessante. E enfim, esta será seguramente uma noite muito longa. Continuaremos a acompanhar os resultados. Não tinha muito sentido ficarmos aqui tanto tempo também sem dar esta nota. Não sei se há alguma questão, amanhã nos voltaremos a encontrar, seguramente.
Catarina Martins, ao longo da campanha, o Bloco alertou muito contra uma maioria absoluta do Partido Socialista em Lisboa. Se Carlos Moedas acabar por ganhar e vencer esta noite em Lisboa, o Bloco sente-se responsável por ter ajudado essa vitória?
Ainda é muito cedo, os votos estão a ser contados. O Bloco de Esquerda tem muita vontade de contribuir para soluções aqui em Lisboa, pela habitação, pelos transportes, pelo ambiente, pela igualdade. Foi aquilo que dissemos durante toda a campanha e é aquilo que faremos.
O Bloco de Esquerda espera continuar a ser solução em Lisboa?
O Bloco de Esquerda tem toda a disponibilidade para continuar a ser uma solução na Câmara de Lisboa e, como sabem, também olhando para aquilo que foram as conquistas nos direitos sociais ou na educação, mas, sobretudo, também olhando para tudo o que falta fazer na habitação, que é um dos maiores problemas da cidade.
Uma solução com Carlos Moedas?
Em toda a gente conhece o Bloco de Esquerda, não negociamos com a direita e quando negociamos, negociamos em nome da vida concreta das pessoas. Habitação à cabeça, habitação, habitação, não nos cansamos de dizer.
Ainda há mais uma pergunta para Catarina Martins. Pediu mais força ao Bloco ao longo da campanha. Se estes resultados preliminares e o fato de estar a falar tão cedo é sinal de que não conseguem esse objetivo, que contas dá?
Na verdade, o que nós percebemos é que a contagem dos votos vai se prolongar ainda durante bastante tempo para termos esses resultados. Por um lado, também as urnas ficaram abertas por mais uma hora, os resultados vieram mais tarde. Por outro lado, há disputas, como sabem, em todo o país, que terão impacto também na capacidade de eleição do Bloco de Esquerda. Portanto, só muito tarde é que teremos esses resultados. Por isso mesmo é que estou aqui, mas amanhã voltaremos a encontrar-nos, seguramente, e eu estou disponível para todas as perguntas.
Mas o Bloco não fica alarmado? Se o Bloco faz parte de uma solução governativa.
Seguramente, aguardaremos com toda a humildade, que é o resultado das eleições, e depois falaremos sobre isso. Nós estamos aqui todos a aguardar os resultados e, como digo, acompanhamos com muita atenção os resultados de Lisboa, do Porto, também Oeiras e Coimbra, enfim, numa série de sítios do país. Vamos continuar a acompanhar. Já percebemos todos que é uma noite muito longa. Agradeço a todos e a todas estarem aqui hoje. Mantemos a mesma disponibilidade, a mesma determinação e o caminho que traçamos com toda a humildade, fazer a diferença.
Obrigada por ter ouvido este podcast. Se gostou, pode subscrevê-lo, pode partilhá-lo e também pode ouvir a Rádio Observador online em 98.7 em Lisboa e em 98.4 no Porto.