Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.

Vamos às notícias . Jornal das duas, edição do jornalista José Rafael Lopes. José, João Cotrim Figueiredo apresentou agora a candidatura à Presidência da República, diz estar pronto para contrariar os adversários na corrida a Belém.

E acredita que vai mesmo à segunda volta nas eleições presidenciais. O candidato liberal apresentou esta manhã a candidatura oficial à Presidência da República. Fê-lo no Centro Cultural de Belém, num discurso de mais de meia hora. Houve tempo para ideias e também para críticas. O eurodeputado atira aquilo que considera ser uma narrativa preguiçosa dos comentadores. Isto para reforçar que tem hipóteses de chegar à segunda volta.

Quer que as narrativas em que tão preguiçosamente acreditam mudam depressa. Mudam depressa quando as pessoas acordam e quando as fazem acreditar. E eu sinto, em cada conversa, em cada cidade, em cada escola, em cada mercado, em cada empresa, que Portugal está a acordar e está a acreditar. E mais uma vez, os comentadores do sistema vão ficar surpreendidos. E confessem lá, há alguma coisa melhor do que surpreender aqueles que ficaram a dormir na forma?

Cotrim Figueiredo entende que é o único com capacidade para assumir o cargo de presidente da República. O candidato liberal visa Gouveia e Melo para reforçar que é um candidato livre.

Eu não estou preso a lógicas partidárias, a cliques políticas ou a interesses mais ou menos instalados. É melhor dizer isto outra vez, dirigindo-me diretamente aos meus concorrentes para que eles percebam bem. Eu não estou preso a lógicas partidárias, a cliques políticas, a interesses mais ou menos instalados, a aparelhos, a cálculos eleitorais, nem a organizações discretas ou secretas. Querem mais independência do que esta?

Já a Seguro e a Marques Mendes, João Cotrim Figueiredo deixa a mensagem de que não quer ser comentador, mas diz também que não quer ser um presidente para aparecer nas televisões numa crítica a André Ventura.

Para mim, ser presidente da República não é um prémio de carreira. Já fiz melhor. Para mim, ser presidente da República não é continuar as funções de comentador. Nunca tive. Para mim, ser presidente da República não é para ganhar mais tempo de antena para borrar nas televisões. Não é o meu estilo.

Os destaques das críticas deixadas no discurso de João Cotrim Figueiredo na apresentação da candidatura à Presidência da República, no Centro Cultural de Belém. O eurodeputado, que aponta que o Estado tem falhado em vários setores, desde a saúde à habitação, e diz que quer ser chefe de Estado para colocar o país numa rota de crescimento.

E na saúde, o tempo de espera para doentes urgentes no Hospital Amadora-Sintra chegou quase a 20 horas.

São dados revelados pela plataforma do Ministério da Saúde, que regista e divulga os tempos médios de espera nos hospitais. Ainda assim, doentes que receberam pulseira amarela enfrentaram uma espera na ordem das 20 horas no Amadora-Sintra. Este é um tempo de espera que se deve à falta de médicos, bem como à elevada afluência de utentes a dar entrada no hospital. O Hospital Amadora-Sintra assegura que já está a trabalhar para minimizar o mais rapidamente possível o impacto deste tempo de espera.

E o presidente da República diz que fez uma referência genérica aos ministros da Saúde.

O chefe de Estado quis justificar as declarações que tinha feito sobre a situação do Serviço Nacional de Saúde, garantindo ter falado do papel da atual ministra da Saúde, mas de forma genérica, sem se dirigir diretamente a Ana Paula Martins. Marcelo Rebelo de Sousa diz que falou de todos os ministros desde que o SNS enfrenta dificuldades.

Mas eu tive a ocasião de fazer uma referência genérica, que eu acho que toda gente percebeu que tinha a ver com os ministros da Saúde, todos, desde que a situação existe. Porque eu dei até o exemplo de um ministro do governo anterior, de um ministro do governo ainda com o primeiro-ministro António Costa.

O presidente da República, em declarações aos jornalistas no Egito, onde marca presença na inauguração do grande museu arqueológico do país. Já sobre a Lei da Nacionalidade, Marcelo Rebelo de Sousa defende maior consenso em torno desta matéria, por se tratar de um assunto central.

O ministro das Finanças alerta o Parlamento para o risco do país entrar em déficit.

É um alerta que surge na fase de discussão de propostas da oposição para o Orçamento do Estado para o próximo ano. Em entrevista ao Jornal de Negócios e Antena Um, Joaquim Miranda Sarmento avisa que a proposta está feita para executar o PRR e não ter déficit, e que cabe agora aos partidos escolherem se querem as contas de Portugal no verde ou no vermelho.

O orçamento está desenhado para garantir a execução total do PRR e manter o equilíbrio das contas públicas em 0,1. Se executarmos a totalidade do PRR e o Parlamento decidir adicionar medidas que tenham impacto orçamental, seja por redução de receita, seja por aumento de despesa, o Parlamento terá decidido que não quer que o país tenha um superávit, quer que o país tenha um déficit. Eu tenho a esperança e a convicção de que o Parlamento não fará isso. Mas aquilo que sucederá, se o Parlamento tomar essa decisão, é que o Parlamento está a dizer ao país que o país vai ter um déficit orçamental.

Joaquim Miranda Sarmento, em entrevista ao Negócios e à Antena Um, o ministro das Finanças e o governo, que já se afirmaram contra uma das propostas do PS para o aumento extraordinário das pensões.

Viajamos agora até o Reino Unido. O governo considera que o ataque no comboio que provocou uma dezena de feridos foi um ato isolado e não de terrorismo.

Ataque aconteceu na noite passada num comboio inter-regional que viajava para Huntington, no distrito de Cambridgeshire. Várias pessoas foram esfaqueadas nesse comboio. O secretário de Defesa do Reino Unido, John Healy, afasta a hipótese de um ataque terrorista. Fala antes num acidente isolado. Os 10 feridos, dos quais nove estão em estado crítico, foram transportados para um hospital local. De acordo com o mais recente balanço da Polícia de Transportes Britânica, quatro pessoas receberam alta, duas continuam em estado grave. Dois homens foram detidos por suspeitas de tentativa de homicídio, ambos britânicos, com idades entre os 32 e os 35 anos. O rei Carlos diz estar verdadeiramente horrorizado e chocado com este terrível ataque. Também o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, fala num episódio chocante.

O presidente do Irão afirma que o país vai reconstruir o programa nuclear com mais força, mas continua a recusar a hipótese de uma arma nuclear.

Garantia deixada hoje pelo chefe de Estado do Irão numa visita à Organização de Energia Atómica do país. A promessa surge depois dos ataques norte-americanos realizados em junho contra as capacidades nucleares iranianas. O presidente insiste que o objetivo de Teerão não é utilizar o novo programa nuclear para construir uma arma, mas sim para resolver os problemas das pessoas. O Irão assegura ainda que a destruição de edifícios e fábricas não cria problemas para o país e assegura que tudo será feito de novo e ainda com mais força.

O Papa Leão XIV apela à comunidade internacional para que seja generosa com a ajuda ao Sudão.

Pedido deixado pelo líder da Igreja Católica no final de uma oração na Praça de São Pedro. Leão XIV diz que há um sofrimento inaceitável no Sudão e apela ao fim de um conflito que dura há meses. Em causa estão os conflitos que se assemelham a uma guerra civil, uma situação que já foi alvo de um alerta por parte da Organização das Nações Unidas. O Papa insiste que é preciso apoio e assistência a esse país no norte de África e que a comunidade internacional tem todas as ferramentas para ser um ator de mudança. Em São Pedro, Leão XIV deixou ainda uma oração à Tanzânia devido aos conflitos após as eleições no país.

E no futebol, Vítor Pereira foi despedido do Wolverhampton.

O treinador português não conseguiu travar a mais recente sequência de maus resultados. Foi despedido do clube inglês após 10 jornadas na Premier League. Vítor Pereira sai sem qualquer triunfo e com a equipa no último lugar do campeonato, sendo que o Wolverhampton tem apenas dois pontos, fruto de dois empates, tem também oito derrotas. Importa também sublinhar que apenas há dois meses, em setembro, o clube inglês tinha renovado o contrato com o treinador português até 2028. Agora, o Wolverhampton, onde jogam os portugueses José Sá, Toti Gomes e Rodrigo Gomes, despede Vítor Pereira e está em busca de um novo treinador.

E foi o "Jornal das duas" da Rádio Observador com José Rafael Lopes.