Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.

As notícias com Nadine Soares. Tudo indica que é o fim de 14 anos de governos conservadores. As projeções dão a maioria absoluta ao Partido Trabalhista nas eleições do Reino Unido. Os dados divulgados pela BBC e pela Sky News indicam que os trabalhistas de Keir Starmer podem chegar aos 410 deputados. Os números divulgados pelas estações televisivas britânicas destacam a derrota do Partido Conservador, de Rishi Sunak, que deve conseguir apenas 131 lugares na Câmara dos Comuns. Seguem-se os Liberais Democratas em terceiro lugar nas projeções, com 61 deputados, e os reformistas, que podem chegar aos 13 deputados. Umas eleições que já valeram também reações por cá. Pedro Nuno Santos felicita o líder do Partido Trabalhista na rede social X. O secretário-geral do PS espera que seja uma nova era de progresso. Com a vitória do Partido Trabalhista, Keir Starmer será o novo primeiro-ministro do Reino Unido. A jornalista Laura Figueiredo fez uma análise do percurso do vencedor da noite.

Tem 61 anos, nasceu em Londres e é advogado. Keir Starmer especializou-se em assuntos de direitos humanos, foi conselheiro da Rainha e também procurador-geral do Ministério Público. Uma vez na política, não tardou a chegar à liderança do Partido Trabalhista. Em 2020, afastou Jeremy Corbyn e operou uma verdadeira revolução no partido, apenas cinco anos depois de ter sido eleito deputado. No sentido oposto do antecessor, puxou o partido para o centro e tentou procurar consensos. Defende uma solução de dois Estados no Meio Oriente. Apesar de ter sido contra o Brexit, acredita que agora não há volta a dar. O britânico, que deve ser eleito agora primeiro-ministro, seguiu sempre discreto, mas não deixa de lado a herança de esquerda. Quer mais investimento nos serviços públicos, também o aumento dos impostos e o fim das propinas nas universidades. Com uma maioria absoluta em mãos, Keir Starmer tem agora a oportunidade de mudar o país, tal como mudou o partido.

A jornalista Laura Figueiredo, com o perfil de Keir Starmer, líder do Partido Trabalhista. Na análise às primeiras projeções na Rádio Observador, o antigo secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, destaca a maioria confortável alcançada pelos trabalhistas.

410 deputados é uma maioria muito confortável que permitirá ao agora primeiro-ministro, ou a partir de amanhã, primeiro-ministro Sir Keir Starmer, fazer aquilo que entender que deve ser a política britânica. Vai ter margem suficiente no seu grupo parlamentar para poder tomar as decisões que quiser tomar.

A análise do Bernardo Ivo Cruz, na Rádio Observador. As urnas fecharam às 22h desta quinta-feira. A contagem dos votos continua. São resultados que vamos acompanhar durante esta madrugada. Ainda na atualidade internacional, o presidente do Conselho Europeu avisa o primeiro-ministro da Hungria que não pode ir a Moscovo falar em nome da União Europeia. É um recado deixado através da rede social X, logo na primeira semana em que a Hungria assumiu a presidência do Conselho da União Europeia. Isto numa altura em que Viktor Orbán se prepara para visitar a Rússia. O aviso de Charles Michel surge depois da viagem a Moscovo ter sido noticiada sem ter sido previamente comunicada às instituições europeias. Uma fonte europeia diz ao Expresso que caso Viktor Orbán tivesse avisado, teria sido desaconselhado. Na rede social X, Charles Michel deixa claro que para o Conselho Europeu, a Rússia é o agressor e a Ucrânia é a vítima. Houve um grande avanço no acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza. É o que dizem os oficiais israelitas e norte-americanos. À agência Reuters, dizem que há uma possibilidade real do plano ser implementado. Já tinha sido avançado esta tarde de quinta-feira que Israel tinha enviado uma delegação para dialogar com o Hamas. Depois de um telefonema com Joe Biden, Benjamin Netanyahu aceitou a presença de mediadores dos Estados Unidos, a par com as delegações do Qatar e do Egito. Uma fonte norte-americana agradeceu a abertura ao diálogo, que se vai realizar em Doha durante os próximos dias. Da parte do Hamas, uma fonte relatou mudanças significativas em relação à proposta original, mas reconheceu que ainda há muito trabalho a fazer. Já fontes de Israel, citadas pela Reuters, também mostram-se cautelosamente otimistas com a proposta atualizada que o Hamas apresentou. Apesar das reações iniciais positivas, israelitas revelam que membros da extrema-direita da coligação de governo de Netanyahu ameaçaram abandonar o Executivo no caso de ser aceito um acordo antes de o Hamas estar completamente destruído. Na política nacional, no dia em que foi aprovado o programa do governo regional da Madeira, Miguel Albuquerque admite abdicar do cargo de presidente, caso venha a ser acusado. Miguel Albuquerque é arguido por suspeitas de corrupção, prevaricação e abuso de poder, numa alegada teia de favores entre membros do governo regional da Madeira. Mostra-se de consciência tranquila e garante ser inocente. Ainda assim, o líder do Executivo madeirense admite demitir-se da presidência do governo regional se for acusado.

Se tiver uma situação, do meu ponto de vista, na evolução do processo judicial, que ponha em causa a minha sustentação como presidente do governo, obviamente que tirarei as conclusões e apresentarei a minha cedência. Mas isso só acontecerá em situações muito evidentes.

Em que seja acusado?

Pode ser.

Se houver uma acusação.

Uma acusação, claro.

A entrevista à Rádio Observador, no Direto ao Assunto, Miguel Albuquerque recusa ainda estar refém do Chega para conseguir fazer aprovar o Orçamento do Estado, o próximo teste. O procurador Rosário Teixeira garante que o Ministério Público não tem interesse em derrubar governos. Rosário Teixeira nota que o Ministério Público não age com o objetivo de causar consequências políticas, indica que o risco de as causar, como aconteceu com António Costa ou Miguel Albuquerque, não pode restringir o trabalho da magistratura.

O Ministério Público não tem o interesse em derrubar governos, nem faz parte das suas funções fazer esse tipo de De aplicar ou de gerar essas consequências políticas. Isso não aconteceu em nenhum dos esses casos. Pura e simplesmente, houve diligências de recolha de prova, houve situações de detenções colaterais, por vezes com o próprio poder político, e geraram essas consequências que não foram queridas, nem foram pretendidas, nem pedidas pelo próprio Ministério Público.

Rosário Teixeira, procurador do Ministério Público, em entrevista à SIC. O procurador assinala ainda que António Costa não é suspeito no processo Influencer. Se o antigo primeiro-ministro estivesse na condição de suspeito, só podia ter sido ouvido pelo Ministério Público depois de ser constituído arguido, algo que não aconteceu. Nada feito, o Parlamento rejeitou a proposta do Chega para aumentar o subsídio de missão das forças de segurança. Num debate onde centenas de membros da PSP e da GNR assistiram nas galerias. O PSD, CDS e PS votaram contra a proposta do Chega para aumentar este subsídio. A tarde ficou marcada por críticas à postura de André Ventura, que acusou o Parlamento de estar a bloquear o acesso dos polícias. Miguel Viterbo Dias.

O debate começou com as galerias praticamente vazias, mas ao longo da tarde foram se enchendo de elementos das forças de segurança que deixaram o Parlamento assim que a proposta do Chega foi chumbada. No arranque dos trabalhos, André Ventura acusou o Parlamento de estar a bloquear as entradas, mas Aguiar Branco deixou uma garantia.

Enquanto eu for presidente da Assembleia da República, não é seguramente por nenhuma razão intencional, seja de quem venha de onde vier e de que zona profissional vier.

Em causa estavam moedas de um cêntimo, que foram acionando o detetor de metais, atrasando o processo de entrada. Mas quanto ao suplemento, e sem a presença do governo, foi o líder da bancada do PSD, Hugo Soares, a sair em defesa do executivo.

Sim, €300 por mês é muito dinheiro e é aquilo que as contas públicas em Portugal permitem fazer.

E depois de falar para os polícias, deixou críticas à postura do líder do Chega.

Verdadeiramente humilhação é um líder partidário querer humilhar as forças e serviços de segurança, fazendo-se de sindicalista daqueles que todos os dias com dificuldades enfrentam a criminalidade.

André Ventura critica a proposta, diz que os €300 de aumento não são bem isso e antes de agitar uma caixa com moedas.

Aqueles que agora levantam a voz a dizer: "Nem mais um cêntimo", eu quero vos dizer uma coisa: os polícias não querem mais um cêntimo, querem dignidade. É isso que eles querem.

O PCP, que também apresentou um projeto de lei para o aumento do subsídio, apontou as incoerências às propostas de Ventura, que têm vindo a diminuir na ambição ao longo do tempo.

Os senhores deputados têm que se entender, porque daqui a pouco vamos ter que votar e depois às tantas votamos uma versão, ficamos a saber, afinal havia outra.

António Filipe, do debate em que Rui Rocha acusou o líder do Chega de condicionar os deputados, mas em que à esquerda também saíram críticas a Montenegro.

As forças de segurança e o país precisam disto e de muito mais e dispensam a sua instrumentalização. Não se pode prometer tudo, dizer nem mais um cêntimo, bloqueando negociações e fazer escolhas à vista de todos, que explicam para onde vão os tais dos cêntimos.

Isabel Moreira pede clarificação ao primeiro-ministro e Fabian Figueiredo, do Bloco, critica PS e PSD pelas escolhas que fizeram.

Miguel Viterbo Dias, no debate desta tarde de quinta-feira, na Assembleia da República. Para além da proposta do Chega, também a do PCP e do PAN foram rejeitadas. O governo tem ainda agendadas reuniões com os sindicatos, mas Luís Montenegro já avisou que o valor do aumento do subsídio de missão não pode aumentar nem mais um cêntimo. À saída do Parlamento, Rui Neves, vice-presidente do Sindicato Independente dos Agentes da Polícia, deixa em aberto a possibilidade dos polícias partirem em protestos para a rua. No desporto esta sexta-feira, Portugal enfrenta a seleção francesa nos quartos de final do Euro 2024. Na conferência de imprensa de antevisão do jogo, Roberto Martínez diz que não está preocupado com as críticas. O selecionador nacional promete uma equipa preparada para o jogo.

As críticas fazem parte. Tivemos um apuramento com 10 vitórias e tive críticas. Quando não é a vitória, a lista faz parte do meu trabalho. O foco não é para mim ouvir as críticas, os comentários. O trabalho é fazer com que o desempenho amanhã seja o melhor possível. E é isso que posso prometer a todos os adeptos que têm uma paixão incrível pela nossa seleção.

As declarações de Roberto Martínez, selecionador nacional. A seleção portuguesa encontra-se em campo com a França, em Hamburgo, às 20h, hora portuguesa. Um jogo que conta, como sempre, com relato aqui na Rádio Observador. A equipa das Quinas viajou para Hamburgo, mas o espírito de Cristiano Ronaldo continua em Frankfurt. Foi lá que o Observador encontrou o sósia do capitão da seleção. Nasceu na Alemanha, mas tem origens gregas. Percebeu que era parecido com o número sete durante o Euro 2004 de há 20 anos. O enviado especial do Observador à Alemanha conheceu Saki Athanasios, que ganha a vida a ser o CR7. André Maia.

É mais baixo do que Cristiano, tem 1,71 m e tem olhos mais claros, mas as parecenças são inegáveis. Saki tem 31 anos, é alemão e onde quer que vá, sabe que vai haver histeria.

In America, for example, in Asia, they are running, how is in English? Screaming.

Screaming.

Screaming. And very crazy people.

E mesmo na casa de Cristiano Ronaldo, em Portugal, conseguiu confundir algumas pessoas.

I was in Lisbon, in the city, in the centrum. We had been playing in the streets, for example, for a company. They book me exhibitions.

And what did Portuguese people say?

Crazy. They are shocked.

Saki esteve duas vezes no nosso país e a primeira foi por um motivo um pouco diferente. Antes de ser Ronaldo, em 2013, foi até Alcochete fazer um teste no Sporting, mas não correu bem.

First day was very good, but the other second days was not so good because I was injured, so I fly back without contract.

Saki nunca se aventurou no futebol profissional, mas é artista de futebol freestyle, que é um gênero que dá destaque às fintas e truques com bola. O futebol profissional, esse, deixa para o sósia e não tem dúvidas: Cristiano Ronaldo deve ser titular e vai ser campeão europeu.

He must play because it's Ronaldo. I hope he won't, but okay. If not, no problem.

O jornalista André Maia com o sósia de Cristiano Ronaldo em Frankfurt. É a notícia de fecho aqui na Rádio Observador. Voltamos a atualizar a informação às 03:00.