759kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Taxas de Juro

Taxas de Juro

Medina: taxas de juro elevadas são um risco maior

O ministro das Finanças referiu que os países que "estão em recessão poderem ver aprofundada as suas recessões e aqueles que estão estagnados poderem ver a passagem para um estado de recessão".
Noticiário

12h.Taxas juro. Centeno defende descida controlada

Mário Centeno considera que inflação está a descer a um ritmo acelerado e política monetária vai ter de responder. E, mesmo sem autorização, marcha "anti-islamização" avança esta tarde.
Taxas de Juro

Centeno sugere descida controlada de taxas de juro

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, defende a Europa como o "pilar de maior estabilidade no mundo" e a necessidade de as taxas de juro descerem de forma controlada.  
Taxas de Juro

Centeno defende corte gradual nos juros pelo BCE

Governador do Banco de Portugal reitera que não é preciso esperar pelos dados salariais do primeiro trimestre, conhecidos em maio, para que o BCE decida uma redução das taxas de juro.
Resposta Pronta

"Decisão do BCE já era esperada"

Filipe Garcia destaca que não há grandes novidades. O especialista em Mercados Financeiros explica que fica até a sensação de que vão ser debatidos os cortes nas taxas este ano.
Crédito à Habitação

Habitação: taxa de juro sobe para 3,612%

Entre 2022 e 2023, a taxa de juro média do crédito à habitação passou 1,084% para 3,612%. No destino de financiamento “aquisição de habitação”, a taxa de juro média subiu para 3,589% no ano passado.
Comentário

"Possível descida de taxas de juro é um bom sinal"

Lagarde dá sinais que as taxas de juro podem descer. Edgar Caetano, jornalista do Observador, lembra que há 5 semanas a mensagem era diferente e que agora pode surgir uma política menos restritiva. 
Noticiário

12h. BCE. Taxas de juro podem descer já no verão

Christine Lagarde confirma que a descida é "provável" mas avisa que BCE não quer correr o risco de baixar as taxas de juro cedo demais e, depois, ter de voltar a subi-las novamente.
BCE

Provável que BCE corte juros no verão, diz Lagarde

É "provável" que a autoridade monetária da zona euro desça as taxas de juro no verão, confirmou a presidente do BCE numa entrevista à Bloomberg à margem dos encontros de Davos.
BCE

Lagarde diz que taxas de juro atingiram "o pico"

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, referiu que as taxas de juro da zona euro atingiram o seu pico e "não continuarão a aumentar", mas não se compromete a "dar uma data".
A História do Dia

Há boas notícias no volátil mundo dos juros?

Há sinais de descida nas taxas de juro e isso poderá significar uma descida da prestação no crédito a habitação. Porém, quando e quanto? Edgar Caetano, jornalista de Economia, é o nosso convidado.
Euribor

Euribor com maior queda em dezembro

Com a descida desta quinta-feira, a Euribor a três meses ficou nos 3,893%, a taxa a seis meses nos 3,877% e da registada a 12 meses nos 3,536%.
Noticiário

14h. BCE não mexe nas taxas de juro

Anúncio feito por Christine Lagarde. Ainda neste jornal, Presidente da Assembleia da República critica Ordem dos Médicos por abrir inquérito a Lacerda Sales.
Euribor

Euribor desce a 3 meses e sobe a 6 e 12 meses

Euribor a três meses recua esta terça-feira e fica abaixo da de seis meses e acima da de 12 meses. Euribor a 12 meses, atualmente a mais utilizada no país nos créditos à habitação, avança para 3,754%.
Euribor

Taxas Euribor sobem mas mantêm-se abaixo de 4%

Taxas Euribor voltam a subir nos três, seis e 12 meses face a sexta-feira, mas mantêm-se abaixo de 4% nos três prazos. A última reunião de política monetária do BCE realiza-se na próxima quinta-feira.
Economia

66% dos portugueses poupam menos de 10% do salário

O inquérito feito a 1.000 portugueses em 2023 concluiu que o rendimento disponível após despesas das famílias portuguesas decresceu desde 2020. Culpa atribuída à inflação e subidas das taxas de juro.
Economia

BCE quer ver efeito da subida das taxas de juro

Presidente do BCE declara que dada a dimensão dos aumentos das taxas de juro, é necessário tempo para ver efeito na economia. "Ainda não é tempo de gritar vitória", apesar da descida da inflação.
Estados Unidos da América

FED mantém taxas inalteradas

A Reserva Federal dos Estados Unidos vai manter as taxas de juro inalteradas, sendo a segunda pausa consecutiva após a série de subidas iniciada em março de 2022, mas não afasta novos aumentos.
Noticiário

17h. Medina afasta aumento do IMI 

Neste jornal, as declarações do ministro das Finanças no Parlamento, na audição que marca o início do debate do OE. Ainda a pausa na subida das taxas de juro e uma atualização do conflito em Israel.
Boa moeda, má moeda

Boas novas da inflação, boa perspectiva nos juros

A inflação na Zona Euro e na Alemanha caiu substancialmente em Setembro, reforçando assim um cenário de manutenção das taxas de juro nos próximos meses.
BCE

BCE ciente da "dor" causada pelas taxas de juro

Christine Lagarde garante estar ciente da "dor e sofrimento" causados pelo aumento das taxas de juro mas relembra — "a nossa missão, o nosso dever, é fazer com que a inflação regresse aos objetivos".
Explicador

Habitação: Ajudas no crédito fazem sentido?

Nuno Rico, economista da Deco Proteste, fala numa "medida positiva" mas levanta dúvidas sobre a compensação após apoios. Economista Gonçalo Pina afirma que medida transversal "não faz sentido nenhum".
Noticiário

2h. Habitação. Governo quer reduzir taxa de juro

Uma moratória de dois anos com o valor em dívida a ser redistribuído pela duração do empréstimo. Medida deve ser anunciada no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira.
Taxas de Juro

O pensamento mágico na inflação

Sem a subida das taxas de juro, mesmo quem tem crédito à habitação estaria pior porque a inflação seria mais alta. Não há milagres nem magias na economia.
Mário Centeno

Centeno: inflação é mais injusta do que medidas

Mário Centeno defende que a manutenção das taxas de juro será "determinante" para baixar a inflação, a qual considera "mais injusta socialmente" do que as medidas para a combater.
Noticiário

12h. Mário Centeno considera inflação "injusta"

O governador do Banco de Portugal defende que a manutenção das taxas de juro é "determinante" para baixar a inflação que é "mais injusta socialmente" do que as medidas para a combater.
Taxas de Juro

Medina afasta necessidade de compensar bancos

Fernando Medina, ministro das Finanças, diz que "não há nenhuma necessidade de compensação aos bancos", no novo mecanismo de estabilidade pelo aumento das taxas de juro.
Crédito à Habitação

Travão à prestação é bem vindo, mas "vem tarde"

Solução para estabilizar prestações do crédito à habitação vem tarde mas é bem vinda. Economistas alertam para restrições (em letra pequena) que têm limitado alcance de apoios anunciados pelo Governo.
Taxas de Juro

Marcelo: decisão do BCE é "uma dor de cabeça"

PR sublinha que "mais dia menos dia" o Governo vai apresentar medidas para mitigar decisão do BCE, que é "uma dor de cabeça" para Governo e portugueses com crédito à habitação.
Semáforo Político

"Lagarde vive noutro planeta, com certeza"

Amarelo para mecanismo que congela prestações. "Travar aumento dos juros é empurrá-los com a barriga". Verde para Elisa Ferreira. "Fundos de coesão não são remédio. É atirar água para o deserto".
Noticiário

17h. Estátua de Camilo. Rui Moreia volta atrás

Rui Moreira explica que a obra foi doada sob condição de ficar no Largo Amor da Perdição. Ainda, a ministra da Habitação não revela que medidas vai apresentar face ao aumento das taxas de juro.
Crédito à Habitação

Medina reafirma solução para travar prestações

O ministro das Finanças remete os detalhes para a próxima semana. Expresso diz que solução passa por baixar as prestações do crédito à habitação na fase dos juros altos e compensar mais tarde.
Explicador

Regras para baixar prestação da casa: sim ou não?

Nuno Rico, especialista em crédito à habitação da Proteste, fala em "paliativo que não resolve problema de fundo". Economista Vera Gouveia Barros diz que subida de juros surge por "razões de equidade"
Boa moeda, má moeda

Prestação da casa vai continuar a subir

Mesmo que os juros se mantenham no patamar actual, a próxima revisão dos contratos de crédito à habitação ainda deverá implicar um encargo maior. Só depois disso vão estabilizar.
Noticiário

9h. Subida de juros coloca "desafios" a Portugal

Fernando Medina garante que o Governo vai trabalhar no sentido de minimizar ao máximo o impacto da decisão do BCE. E ainda, reportagem a partir do mercado do Bolhão, que reabriu portas há um ano.
Iniciativa Liberal

IL diz para baixar IRS em vez de protestar com BCE

Perante o aumento das taxas de juro, pela décima vez, Rui Rocha defende que apesar de o Governo estar sujeito à decisão do BCE, não-lhe serve de nada protestar, e deve em vez disso reduzir o IRS.
Noticiário

22h. Subida das taxas de juro "favorece radicais"

Durante a visita oficial ao Canadá, esta quinta-feira, o Presidente da República diz ainda que a decisão do BCE de subir novamente as taxas de juro "é uma dor de cabeça para todos os governos".
Noticiário

21h. CGTP quer subir salário mínimo para 910€

A líder da CGTP sublinha que "as famílias têm de conseguir fazer face ao aumento do custo de vida". Ainda, o PSD desafia Governo e PS a aceitarem as propostas do partido para o crédito à habitação.
Direto ao Assunto

Subida taxas juro."Estado é o grande beneficiário"

"Taxas não vão voltar aos valores de 2020 durante o nosso tempo de vida". É o que alerta o economista António Nogueira Leite que critica postura "pouco institucional" de Mário Centeno.
Resposta Pronta

Aumento taxas de juro."Temos de estar preocupados"

É o que acredita Fernando Teixeira dos Santos, que fala no impacto na atividade económica e na "dificuldade para o financiamento e consumo". Prevê, ainda, "efeito negativo até ao final do ano".
Noticiário

14h. BCE volta a aumentar as taxas de juro

Banco Central Europeu volta a aumentar as taxas de juro. É a décima subida consecutiva. Ainda neste jornal, menor de 16 anos confessa que matou a irmã de 19.
Resposta Pronta

"Hoje deverá haver nova subida das taxas de juro"

O Banco Central Europeu decide hoje se volta ou não a subir as taxas de juro. Filipe Garcia, economista da informação de mercados financeiros, explica que esta "deverá ser a última subida deste ciclo"

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.