457kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Taxas de Juro

Explicador

PSD. "Governo podia ter reduzido a dívida pública"

O coordenador das Finanças Públicas do PSD lembra que desde 2018 o país teve "taxas de juro historicamente baixas". No PS, Eurico Brilhante Dias acusa o PSD de não discutir dívida publica no OE 2022.
A História do Dia

O preço das casas vai finalmente baixar?

O empréstimo da casa (taxa variável) vai ficar mais caro. É expectável que algumas famílias troquem de residência para fazer face aos custos. Com mais casas no mercado o preço das habitações vai cair?
Economia

Euribor voltam a subir para novo máximo desde 2020

As taxas Euribor sobem esta terça-feira, no prazo mais curto para um novo máximo. A taxa a três meses fixa-se com -0,163% e a taxa de seis meses, a mais utilizada no país, avançou com 0,289%.
Reino Unido

Banco de Inglaterra sobe taxa de juro para 1,25%

O Banco da Inglaterra aumentou hoje a taxa de juro de referência no Reino Unido de 1% para 1,25%, o nível mais alto em 13 anos, para combater o aumento da inflação.
Noticiário

17h. Ucrânia pede mais apoio

O Presidente ucraniano esteve esta sexta-feira numa cimeira em Copenhaga sobre democracia na era digital e pediu aos líderes europeus que “atuem” e não se limitem a “falar” em defesa da democracia.
Noticiário

16h. Governo reconhece falta de médicos

Em comunicado, o Ministério da Saúde admite que existem fragilidades nos hospitais, mas garante que está empenhado em encontrar soluções.
Boa moeda, má moeda

Os juros sobem depressa. Faça as contas

O ritmo de subida das taxas de juro está a ser muito rápido. Para evitar surpresas, o melhor é fazer já simulações para cenários mais duros.
Boa moeda, má moeda

Poupança: investir ou amortizar créditos?

Com as taxas de juro perto dos zero e com a inflação em alta, é importante fazer contas para perceber de que forma se defende melhor a perda de poder de compra.
Explicador

Subida de juros. "Famílias devem pedir simulações"

Nuno Rico, especialista em crédito à habitação da DECO, salienta o direito de renegociar condições de crédito. Filipe Garcia, analista de mercados financeiros, diz que esta é "normalização do mercado"
Taxas de Juro

Taxa de juro implícita do crédito à habitação sobe

O Instituto Nacional de Estatísticas informou que as taxas de juro implícitas no crédito à habitação aumentaram em abril, face ao mês de março. O capital médio em dívida aumentou 519 euros.
Crescimento Económico

Quando a guerra é boa para a economia

A pouca generosidade na pandemia trouxe uma inflação mais baixa. A guerra na Ucrânia promete uma recuperação rápida e investimento. É o outro lado dos maus tempos, com riscos.
Mário Centeno

Será Centeno a última das pombas do BCE?

Ninguém pode dizer que o BCE está com uma tarefa fácil. Mas até os que se tinham oposto mais à subida dos juros começam a mudar. Menos Mário Centeno.
BCE

Estagflação não é a referência pretendida pelo BCE

A presidente do BCE disse hoje que a alta inflação combinada com a estagnação sustentada não é a "referência" que o banco pretende, alimentando o debate sobre uma próxima subida da taxa de juro.
Banco de Portugal

Subir taxas de juro? "Calma", diz Centeno

Governador do Banco de Portugal pede "calma" aos membros do BCE que têm feito declarações que considera precoces sobre a subida das taxas de juro. Centeno quer esperar por mais dados.
Inflação

O amigo e inimigo chamado inflação

A subida dos preços é positiva para os devedores e péssima para os credores. Um país como Portugal pode beneficiar da inflação, mas com a dor de quem ganha menos.
BCE

Taxas Euribor atingem novos máximos a 6 e 12 meses

As taxas Euribor voltaram a subir esta segunda-feira em todos os prazos, a três, seis e a doze meses para máximos desde julho de 2020 e abril de 2015, respetivamente.
Explicador

"Atraso económico é devido à inação de líderes"

FMI cortou nas previsões de crescimento económico. Ferraz da Costa, presidente do Fórum para a competitividade, lembra que países como Portugal não apostaram quando a conjuntura era mais favorável.
Explicador

Inflação. "2,5% cairá na perda do poder de compra"

Ex-presidente da Autoridade da Concorrência, Abel Mateus, prevê um "empobrecimento geral do país" e "queda do nível de vida" face aos impactos da guerra. Diz que um cenário de estagflação é provável.
Taxas de Juro

Medo, juros e inflação

Porque estão os bancos centrais com tanto medo de retirarem os estímulos e subirem as taxas de juro? Nos EUA o medo chama-se bolsa. Na Zona Euro o nome é “países endividados”.
Taxas de Juro

Juros de Portugal atingem 1% a 10 anos

Atualizado
Os juros de Portugal na dívida a 10 anos, no mercado secundário, atingiram 1%, pela primeira vez desde abril de 2020.
Taxas de Juro

BCE mantém taxas de juro

O Banco Central Europeu manteve as taxas de juro inalteradas. A retirada de estímulos é para continuar. Guião de dezembro continua a ser seguido.
Cassete 60

Penhores definham mesmo com FMI em Portugal

Em 1983, o país entrou em bancarrota, mas nem as lojas do "prego" sobreviviam. Com 2% de taxa de juro, as casas não tinham liquidez para emprestar, com a procurar a superar largamente a oferta
FED

Vice da Fed aponta para subida de taxas de juro 

Se a inflação abrandar e o desemprego recuar como tem sido antecipado, "as condições necessárias para subir (...) as taxas de juro diretoras serão atingidas até ao fim do ano de 2022".
Crédito à Habitação

Habitação. Taxa de juro cai para 0,82% em maio

A taxa de juro subiu de 0,655% em abril para 0,677%. No mês em análise, o capital médio em dívida aumentou 96 euros, fixando-se em 56.011 euros, e a prestação média subiu um euro, para 232 euros.
Taxas de Juro

Taxa de juro sobe nas empresas e cai nos privados

A taxa de juro média dos novos empréstimos a empresas aumentou em julho, face a junho, para 1,99% e desceu nos empréstimos a particulares para habitação e consumo para 1,09% e 6,54%, respetivamente.
BCE

BCE mantém taxas de juro e estímulos monetários

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou que deixou as suas taxas de juro inalteradas e também mantém o programa de estímulos monetários destinado a travar o impacto da crise.
Taxas de Juro

Baixas taxas de juro vão "persistir mais tempo"

A Autoridade Bancária Europeia alerta que as baixas taxas de juro persistirão "por ainda mais tempo" durante a pandemia, mencionando ainda as pressões operacionais que a crise colocou à banca.
BCE

BCE satisfeito com taxas de juro negativas

"As taxas de juro negativas apoiaram a atividade económica e, em última análise, contribuíram para a estabilidade de preços", assegura o BCE, montrando-se satisfeito com o efeito destas na zona euro.
Taxas de Juro

Portugal coloca dívida a juros mais altos

Foram colocados 418 milhões de euros em Obrigações do Tesouro com maturidade em 21 de julho de 2026 (cerca de 6 anos) à taxa de juro de 0,843%.
Taxas de Juro

Crédito à habitação. Taxa de juro cai 1,3 pontos

Os dados esta segunda-feira divulgados pelo INE revelam ainda que a prestação média vencida na totalidade dos contratos foi de 249 euros, um aumento de um euro face a fevereiro.
Banco de Portugal

BdP. Bancos têm de prestar informação sobre risco

O Banco de Portugal alerta que os bancos têm de informar até dia 15 de abril sobre o impacto da variação das taxas de juro no seu valor económico e na margem financeira.
DECO

Quem tem "spreads" acima de 1,5% deve renegociar

A DECO Proteste recomenda que, com a descida recente dos spreads na banca, quem estiver a pagar mais de 1,5% deve procurar outras ofertas no mercado para tentar renegociar a taxa.
António Costa

Costa defende taxação de gigantes tecnológicos

"A democracia pode sobreviver sem tributação das grandes corporações, enquanto a classe média empobrecida e as pequenas empresas suportam a maior parte do esforço fiscal?", perguntou António Costa.
Mercados Financeiros

"Taxas de juro altas como antes da crise? Esqueça"

Diretor global de investimentos da Schroders, gestora que tem à sua responsabilidade 500 mil milhões de euros, acredita que a Europa vai ter "taxas de juro mais baixas por mais tempo".
Entrevista

"Juros baixos são maus para jovens sem pais ricos"

David Miles, ex-membro do Banco de Inglaterra, avisa em entrevista que juros baixos podem ser "tóxicos" e colocam umas gerações em vantagem face às outras. E quem não tem pais ricos fica prejudicado.
Dívida Pública

"Imaginem o choque de taxas de juro de 2%" no PIB

O banqueiro português do Lloyds esteve em Lisboa e partilhou os seus receios para a economia portuguesa. A dívida total portuguesa — que chegou aos 289% do PIB — surge à cabeça.
Estados Unidos da América

Fed vai decidir sobre novo corte nas taxas de juro

Reserva Federal dos Estados Unidos deve anunciar nova descida das taxas de juro, medida que visa contrariar os riscos de abrandamento ligados à 'guerra' comercial com a China e abrandamento na Europa.
Euribor

Habitação. Taxa de juro negativa até 2025

Expectativas de juros mais baixos na zona euro já levaram as taxas Euribor a novos mínimos. Euribor não voltará mesmo a negociar acima do zero antes de completar dez anos de taxas negativas.
Habitação e Urbanismo

Taxas Euribor descem para novos mínimos

A taxa mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação bateu esta sexta-feira um mínimo histórico. As taxas Euribor a seis meses desceu 0,018 pontos para -0,427%, face a quinta-feira.
Taxas de Juro

Banco de Inglaterra mantém taxa de juro nos 0,75%

Nos mercados existia a expectativa, segundo a Associated Press, de alguns membros votarem a favor de um aumento das taxas devido às preocupações de os salários levarem a uma subida da inflação.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.