Olá

833kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Marine Le Pen

Fact Check

Vídeo mostra "extrema esquerda a incendiar ruas"?

As eleições legislativas aqueceram os ânimos em França e nas duas voltas foram vários os protestos pelo país. Mas este vídeo concreto com um incêndio aparatoso nada tem a ver com as eleições.
Política

Discurso anti-democrático contra direita populista

Quando se passa a vida a chamar partidos de “fascistas” ou a comparar os seus líderes a Hitler, já se abandonou o discurso democrático e já se entrou no campo da violência política.
Comentário

Autárquicas. Frente de direita? “Dependerá”

André Abrantes Amaral, membro da comissão executiva da IL, reflete sobre a Nova Frente Popular em França e a inspiração que pode ter para a esquerda em Portugal. E a direita, que rumo pode seguir?
Comentário

França. "Afinal, ficou (quase) tudo na mesma"

As "três histórias" das eleições francesas. João Marques de Almeida reflete sobre o resultado das eleições francesas e não tem dúvidas: "Ficou (quase) tudo igual". O que reserva o futuro para Macron?
Marine Le Pen

Le Pen investigada por financiamento ilegal 

Le Pen é suspeita de fraude com prejuízo para uma entidade pública, apropriação indevida de bens, de falsificação e utilização de falsificações. A sua terceira campanha custou 11,5 milhões de euros.
França

Críticos de Bardella pedem "exame de consciência"

Diretor-geral da União Nacional demitiu-se mas partido garante que teria saído mesmo em caso de vitória. Críticos da liderança de Bardella pedem "exame de consciência" após mau resultado nas eleições.
Partido Chega

Chega com vice-presidente no Patriotas pela Europa

Tânger-Corrêa, eleito pelo Chega, vai assumir uma das vice-presidências do grupo Patriotas pela Europa. Jordan Bardella será o presidente do novo partido da direita radical e extrema-direita europeia.
Explicador

A esquerda ganhou as eleições em França. E agora?

Hermano Sanches Ruivo destaca o alívio dos franceses após a derrota da extrema-direita. Paulo Dentinho fala dos desafios de Macron e das posições díspares entre o França Insubmissa e os socialistas.
E o vencedor é...

É verão, o SNS esperneia para sobreviver

Valham-nos os tarefeiros em urgências sem especialistas, num SNS com problemas cada vez maiores. O partido de Macron ficou em segundo lugar, mas derrotou a extrema-direita e enfraqueceu Marine Le Pen.
Gabinete de Guerra

“Vitória da esquerda é um resultado menos mau”

Bruno Cardoso Reis analisa os resultados das eleições em França. O historiador fala da dificuldade em formar um Governo coeso e reforça que a vitória da extrema-direita seria perigosa para a Ucrânia.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Eleições francesas são impróprias para cardíacos?

Contra todas as expectativas, a extrema direita de Le Pen acabou por ficar em terceiro. A Frente Popular elegeu mais deputados e o Essemble de Macron mostrou uma resistência em que poucos apostaram.
A História do Dia

Quem é Jordan Bardella, o derrotado?

É o grande protagonista das legislativas francesas. Um perfil do jovem líder da União Nacional de Le Pen. Um retrato tirado pela editora de Internacional do Observador, Cátia Bruno.
França

Esquerda venceu em França, mas quem irá governar?

Eleitores responderam aos apelos para travar extrema-direita e o resultado foi uma surpreendente vitória da Frente Popular. Mas irá esta entender-se com os macronistas? E até entre as suas fileiras?
Noticiário

00h. França. União Nacional cai para 3º lugar

A União Nacional de Le Pen venceu a primeira volta das legislativas mas este domingo caiu para terceiro lugar. O candidato Jordan Bardella diz que a Nova Frente Popular é uma aliança "desonrosa".
Noticiário

22h. Nova Frente Popular vence eleições em França

A coligação de esquerda ficou à frente nas legislativas francesas, seguida do partido de Macron e empurrando a União Nacional de Marine Le Pen para terceiro lugar. Nenhum partido tem maioria absoluta.
Emissão Especial

Republicanos estão mortos? Não, estão "moribundos"

Henrique Burnay questiona se haverá via para os republicanos continuarem a existir amanhã e se existirá direita entre Macron e Le Pen. Tiago André Lopes não descarta a ideia de um governo minoritário.
França

"Estamos a concretizar o sonho de Vladimir Putin"

Michel Eltchaninoff escreveu sobre a "cabeça de Le Pen" e a "cabeça de Putin". Agora olha para a psique "narcisista" do Presidente, que acusa de "acelerar" a UN e uma maior influência da Rússia.
França

Desistências podem roubar maioria absoluta à UN

Depois da vitória na 1ª volta, sondagens indicam agora que União Nacional já não deve conseguir maioria absoluta. O que explica isto? As desistências. Mas será assim tão simples?
França

"Se Bardella vencer, a verdadeira PM será Le Pen"

Piere-Stèphane Fort investigou a fundo o percurso de Jordan Bardella. Nota o sucesso da sua imagem, mas crê que nada mudou na antiga Frente Nacional: "Por trás da fachada, estão lá as mesmas ideias."
França

A cidade onde o voto (silencioso) é na UN

Étampes faz parte da zona rural de Essone, onde há uma grande comunidade portuguesa. Aqui, a UN tem larga vantagem e a candidata explora as raízes nacionais. Mas poucos eleitores o dizem em público.
França

Le Pen critica "lições de moral" de Mbappé

Apelando à "moderação" dos "multimilionários" que se apresentam como porta-vozes contra as posições que representa, Marine Le Pen criticou as "instruções sobre como votar" do futebolista francês.
França

França. As finas costuras que unem a esquerda

Val-de-Marne, nos subúrbios de Paris, é terra onde a esquerda tem força. Mas até aqui há bolsas onde não penetra — e os mais velhos não perdoam nas comparações com a Frente de Esquerda de 1936.
França

Porque é que os extremos afinal não são iguais?

Não são os “extremos” que inquietam os centristas, mas a possibilidade de serem desalojados: por isso, só discriminam o “extremo” que pode ganhar eleições.
França

França. Mais de 200 desistências para a 2.ª volta

O jornal francês Le Monde chama-lhe um "movimento de grande escala com repercussões incertas". Dezenas de desistências, incentivadas por Macron e Mélenchon, marcam segunda volta das eleições.
Parlamento Europeu

A balbúrdia na direita europeia

Um espaço político que tinha como grande objectivo estratégico antes das eleições europeias passar de dois para um único grupo parece depois mais próximo de passar de dois grupos para três ou quatro.
França

"Temos sempre o impulso de cortar a cabeça ao Rei"

No bairro de Paris onde o partido de Macron tem bons resultados, muitos juntaram-se para assistir ao jogo da seleção, na ressaca da noite eleitoral. Mas o fantasma da política entranha-se.
Comissão de Inquérito

“O Governo não cumpriu as promessas eleitorais”

Filipe Melo garante que o Chega vai concorrer em “pista própria” nas autárquicas. O deputado do Chega acusa o Governo de prometer tudo às forças de segurança e até agora não ter cumprido nada.
Explicador

A extrema-direita vai chegar ao poder em França?

Henrique Burnay, politólogo, explica que a França pode entrar em desacordos na Europa. Hermano Sanches Ruivo, vereador da câmara de Paris, acredita que a instabilidade pode começar ainda antes.
E o vencedor é...

As forças de segurança precisam mesmo de Ventura?

Ventura, cada vez mais fraco, acha que sabe tudo, até mesmo o que as forças de segurança precisam. O extremismo ganha espaço em França e a violência chega às ruas. Já não há espaço para os moderados?
Gabinete de Guerra

Bardella a governar? Más notícias para a Ucrânia

Bruno Cardoso Reis destaca a vitória histórica da União Nacional, mas lembra que a maioria dos franceses preferiu outra solução. Sublinha que estes resultados trazem más notícias para a Ucrânia.
Noticiário

3h. Ventura. "França a dar o exemplo da mudança"

André Ventura parabeniza Marine Le Pen pela vitória na primeira volta das legislativas francesas. Líder do Chega fala numa mudança que quer ver em toda a Europa "e que pode começar em Portugal".
Noticiário

2h. "Nenhum voto deve ir para a União Nacional"

Primeiro-ministro Gabriel Attal quer impedir que a União Nacional governe o país. É a reação do Renascença do presidente Emmanuel Macron à vitória na primeira volta do União Europeia.
França

Podem Macron e esquerda evitar vitória de Le Pen?

Partido de Le Pen quase duplica resultado de 2022 e mantém onda de crescimento. Vão Macron e Mélenchon engolir os sapos necessários para derrotar a UN? E, mais do que isso: os eleitores vão ouvi-los?
Noticiário

1h. Franceses protestaram contra a extrema-direita

As ruas de Paris encheram-se de pessoas após os resultados das primeiras projeções, que deram a vitória à União Nacional de Marine Le Pen. Também em Lyon, cerca de 800 pessoas saíram à rua.
Noticiário

00h. Bardella fala numa "aspiração à mudança" 

Com estes resultados da primeira volta, Jordan Bardella que considera que estes resultados confirmam uma "aspiração à mudança" e Le Pen fala num "bloco macronista" praticamente eliminado.
Noticiário

23h. Le Pen fala num "bloco macronista" eliminado

As projeções avançadas pelo jornal Le Monde dão 34% à União Nacional de Marine Le Pen, com o candidato Jordan Bardella a derrotar o primeiro-ministro francês, Gabriel Attal.
Emissão Especial

"Será um todos contra a União Nacional"

Para Vítor Gabriel Oliveira, é preciso perceber se os eleitores do Renascença vão canalizar os votos para bater a extrema-direita. O secretário-geral da SEDES Europa espera um extremar de posições.
Emissão Especial

Vitória da extrema-direita é "avassaladora"

Paulo Sande reconhece que o resultado das eleições é uma "enorme vitória" do União Nacional. O especialista nota que, em caso de vitória, a coabitação entre Bardella e Macron vai ser "muito difícil".
Emissão Especial

"Liderança de Macron na Europa fica afetada"

Henrique Burnay diz que próximo Governo francês pode querer "procurar o conflito". O especialista em assuntos europeus fala em resultados que dão força aos partidos de extrema direita na Europa.
Noticiário

21h. França. União Nacional venceu primeira volta

As previsões avançadas pelo jornal Le Monde dão 34% à União Nacional de Jordan Bardella. Ainda, a Inglaterra eliminou a Eslováquia do EURO.
Emissão Especial

"Os franceses queriam mesmo eleições"

Vítor Gabriel Alves considera que a elevada afluência às urnas dá razão a Macron ao convocar eleições. Bruno Cardoso Reis alerta que a mobilização denuncia uma polarização do eleitorado.
Noticiário

5h. França. Eleições legislativas realizam-se hoje

A União Nacional é favorita a vencer este ato eleitoral. Ainda, João Palhinha diz que a seleção portuguesa está ansiosa para dar uma boa resposta à derrota com a Geórgia.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada