478kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Sudão

Fome

África Oriental. Fome ameaça 50 milhões de pessoas

Djibuti, Etiópia, Quénia, Somália, Sudão do Sul, Sudão e Uganda são os países que, este ano, sofrerão com "insegurança alimentar aguda", dizem dados do relatório "IGAD Regional Focus on Food Crises".
Sudão

Confrontos tribais no Sudão fazem 31 mortos

De acordo com os serviços locais 31 pessoas foram mortas, 39 ficaram feridas e 16 lojas foram incendiadas no conflito armado no Nilo Azul. O governador proibiu qualquer reunião ou desfile por um mês.
Sudão

Sudão. Partidos vão escolher novo governo civil

O líder militar e presidente do mais importante órgão executivo do Sudão anunciou a formação de um governo civil por parte dos partidos do país africano.
Nações Unidas

ONU quer investigação sobre mortes no Sudão

A ONU quer investigação sobre morte de pelo menos nove manifestantes, incluindo um menor. O apelo surge na sequência da repressão sangrenta das manifestações para exigir o fim da governação militar.
Nações Unidas

Especialista da ONU condena repressão no Sudão

Um funcionário das ONU para os Direitos Humanos condenou a continuação da repressão dos manifestantes pró-democracia no Sudão, liderado com "mão de ferro" há mais de seis meses pelos militares.
Sudão

Homem-Aranha do Sudão é um símbolo dos protestos

Tal como Peter Parker, o homem que inspira o Sudão durante os protestos é um cientista autodidata, e, quando não está a planear ou a participar em protestos, ensina ciência e robótica aos mais novos.
Sudão do Sul

ONU regista 72 civis assassinados no Sudão do Sul

As Nações Unidas documentaram o assassinato de pelo menos 72 civis, cerca de 40 mil deslocados e crimes "horrendos", incluindo decapitações, violações em grupo e queima de pessoas vivas.
Sudão

Sudão. Confrontos por água fazem dezenas de mortos

Os confrontos que começaram terça-feira entre pastores árabes e agricultores, devido a disputas territoriais e acesso à água, fizeram cerca de 30 vítimas mortais.
Imprensa

Libertados 3 jornalistas da BBC detidos no Sudão

Os jornalistas "foram intercetados por um grupo de homens à paisana que estavam de mota e uma camioneta branca, ambas sem matrículas". "Esta atitude faz parte práticas para incomodar jornalistas".
Sudão

Detidos três jornalistas da BBC no Sudão

A detenção dos jornalistas ocorreu em mais um dia em que os chamados Comités de Resistência, que organizam mobilizações no Sudão, convocaram uma nova jornada de protestos contra o golpe de Estado.
Sudão

Ex-ditador do Sudão ainda "longe" de ser julgado

O caso de Omar al Bashir, acusado em Haia de genocídio, crimes de guerra e contra a humanidade, "precisa de provas adicionais", garante o procurador-chefe do Tribunal Penal Internacional.
Sudão

Sudão. Sobe para 74 número de mortos em protestos

Os manifestantes concentraram-se nos bairros do sul da capital, Cartum, antes de se dirigirem até ao palácio presidencial entoando palavras de ordem como "Civil...civil, não militar".
Sudão

ONU condenam detenção de ativista Amira Ozman

A missão das Nações Unidas no Sudão condenou a detenção de uma destacada ativista dos direitos das mulheres no Sudão, onde têm ocorrido múltiplas detenções de opositores.
Sudão

Comissão vai investigar morte de manifestantes

Abdel Fattah al-Burhane "emitiu a ordem de formar uma comissão para investigar os acontecimentos ocorridos durante as manifestações de 17 de Janeiro". O comité terá 72 horas "para relatar as medidas".
Sudão

Sudão. Militares não se opõem às consultas da ONU

"Chegou a altura de parar com a violência no Sudão e entrar num processo consultivo para completar o período de transição", disse o chefe da missão das Nações Unidas no país, Volker Perthes.
Noticiário

4h. Biden promete defender Ucrânia "vigorosamente"

Joe Biden promete uma resposta vigorosa a qualquer invasão à Ucrânia. Demitiu-se o primeiro-ministro do Sudão. Estão encerradas as urgências do hospital de Serpa... no distrito de Beja.
Sudão

PM sudanês demite-se 

Renúncia de Hamdok surge no mesmo dia em que o país testemunhou uma nova jornada de manifestações contra o golpe de Estado de 25 de outubro.
Sudão

Mais dois mortos em protestos no Sudão

Em pouco mais de dois meses já morreram 56 pessoas no Sudão, durante manifestações resultantes da convulsão política no país. Manifestantes defendem instauração de um Estado civil.
Sudão

Gás lacrimogéneo no Sudão contra manifestantes

Milhares de sudaneses responderam ao meio-dia ao apelo dos ativistas para se manifestarem "em memória dos mártires". As manifestações no Sudão têm-se sucedido.
Manifestações

Sudão. Gás lacrimogéneo contra opositores

Desde as primeiras horas do dia que as autoridades do Sudão estão a tentar bloquear o país: primeiro, silenciaram a Internet móvel e depois as comunicações telefónicas deixaram de funcionar.
Fome

Fome. UE financia Sudão e Uganda com 13,3 milhões 

A maior fatia (10,1 milhões) deste total são atribuídos ao Sudão, onde a crescente crise económica, conflitos intertribais, agitação política e civil estão a agravar a grave crise alimentar.
Sudão

Milhares nas ruas do Sudão contra golpe militar

Manifestantes assinalam terceiro ano da revolução que depôs Bashir e protestam contra golpe militar de outubro. Forças de segurança responderam com gás lacrimogéneo.
Sudão

Gás contra manifestantes na capital do Sudão

A polícia sudanesa disparou granadas de gás lacrimogéneo para dispersar milhares de manifestantes reunidos no exterior do palácio presidencial em Cartum, disseram testemunhas à AFP.
Sudão

Sudão. Tribos acordam fim da violência

O pacto assinado por ambos os lados estipula "o compromisso das partes do conflito em não se atacarem a fim de se alcançar um acordo de paz final na próxima segunda-feira".
Sudão

Manifestantes dispersados com gás lacrimogéneo

As autoridades usaram gás lacrimogéneo para dispersar o protesto de um dia em Bahri, distrito de Cartum. Cerca de uma dúzia de manifestantes ficaram com ferimentos ligeiros.
Sudão

Polícia lança gás lacrimogéneo em manifestação

Os manifestantes dirigiram-se para o palácio presidencial, o antigo quartel-general do ditador Omar al-Bashir, que foi derrubado pelo exército sob a pressão de uma revolta popular em 2019. 
Sudão

Polícia sudanesa impede tratamento de feridos

ONG acusa a polícia de impedir que ambulâncias cheguem aos hospitais com manifestantes feridos, de deter pacientes e de disparar gás lacrimogéneo dentro destas instalações.
Golpe de Estado

Sudão. Levantada prisão domiciliária de PM

"O acordo será formalmente anunciado ainda este domingo, após a assinatura dos seus termos e da declaração política que o acompanha", segundo um responsável do partido Umma Fadlallah Burma.
Sudão

Sudão. Polícia volta a usar gás lacrimogéneo

Na quarta-feira, pelo menos 11 pessoas foram mortas a tiro pelas forças de segurança. Existe ainda um grande número de feridos nos hospitais de Cartum. Comunicações já foram restabelecidas.
Sudão

Sudão. Polícia usa gás lacrimogéneo em protesto

Manifestação já causou 24 mortos e o corte total das comunicações, dado que os ativistas comunicavam através de SMS e não através das redes sociais. Houve manifestantes a desmaiar.
Sudão

Chefe da Al Jazeera detido por militares no Sudão

El Kabbashi foi detido na madrugada de domingo, durante uma invasão das forças de segurança do Sudão à sua casa. Não é a primeira que a estação televisiva árabe é atacada no país.
Sudão

Sudão. Um morto e "inúmeros feridos"

As manifestações deste sábado no Sudão contra o golpe militar de 25 de outubro resultaram num morto e "inúmeros" feridos causados por disparos com munições feitos pelas forças de segurança.
Sudão

Luso-americana da ONU elogia apoio do Sudão

O golpe militar vai agravar a crise no Sudão, o que não impede este país de manter as portas abertas aos que fogem de outros conflitos, uma solidariedade reconhecida pelo pessoal da ajuda humanitária.
Sudão

Janela para resolver crise no Sudão a "fechar-se"

A declaração acontece no mesmo dia quem o Conselho de Segurança realizou uma reunião à porta fechada sobre a crise neste país africano, no final da qual não houve nenhuma declaração.
Sudão

Sudão. Quase 100 professores detidos em protesto

Professores lideram dois dias de greve e manifestações contra o golpe militar do mês passado. Polícia reagiu com gás lacrimogéneo e deteve quase 100 pessoas.
Sudão

Golpe no Sudão é preocupante, diz ONU

Michelle Bachelet, Alta Comissária da ONU, considerou o golpe militar do Sudão "preocupante", e pede aos líderes militares sudaneses que deixem o país regressar ao "caminho do progresso".
Sudão

Líder militar ordenou libertação de 4 ministros

Os ministros libertados são os da Cultura e Informação, da Comunicação e Digitalização, do Comércio e o da Juventude e Desporto. Continuam, contudo, foram detidos outros dirigentes.
Sudão

Sudão. Líder promete libertar políticos em breve

Continuarão detidos todos aqueles contra os quais se confirmem acusações criminais, designadamente os que são acusados de corrupção pelos militares. Estão em curso consultas para se formar governo.
Nações Unidas

50 países exigem Conselho da ONU para o Sudão

Dezenas de países exigiram uma sessão especial do Conselho dos Direitos Humanos da ONU dedicada ao Sudão, onde os militares que assumiram o poder já mataram vários adversários.
Sudão

Sudão. Guterres apela a reversão do poder

Um dia depois de milhares de pessoas terem saído à rua no maior protesto pró-democracia desde o golpe da semana passada, Guterres sustenta que "é altura de regressar aos acordos constitucionais".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.