271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Sudão

Sudão

Darfur. 1.860 refugiados fogem para o Chade

“Os refugiados, na sua maioria mulheres, crianças e idosos, fugiram das suas casas em aldeias perto da fronteira após uma série de confrontos mortais”, no iníco deste mês, diz o porta-voz da ONU.
Barragens

Negocições sobre barragem do Nilo Azul retomada

O acordo deverá permitir o avanço da segunda fase de enchimento da Grande Barragem Etíope do Renascimento nos próximos meses e antes da próxima estação das chuvas.
Egito

Barragem no Nilo Azul. Egito acusa Etiópia

O Presidente egípcio rejeitou a intenção da Etiópia de prosseguir com a segunda fase de enchimento da barragem no Nilo Azul.
Refugiados

ONU anuncia novo campo de refugiados no Sudão 

Conflito na vizinha Etiópia, mais concretamente na província do Tigray, já provocou a deslocação forçada de mais de 56.000 etíopes. A ONU estima que um terço destes refugiados tenha menos de 18 anos.
Estados Unidos da América

EUA tentam que ONU levante sanções ao Sudão

Recentemente, Trump retirou o Sudão da lista de estados que apoiam o terrorismo, alvos de sanções. Na sequência desta decisão o país, sob intensa pressão norte-americana, reconheceu Israel.
Estados Unidos da América

Trump vai retirar Sudão de "lista negra"

Retirar o Sudão da "lista negra" de países apoiantes de terrorismo é um incentivo chave para o governo sudanês normalizar as relações com Israel. Por outro lado, o Sudão necessita de apoio financeiro.
Sudão

Sudão. Chuvas torrenciais afetaram 830 mil pessoas

Segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, 166 mil casas foram destruídas ou ficaram danificadas pelas chuvas torrenciais que assolaram o Sudão desde julho.
Sudão

Sudão volta a adiar julgamento de ex-presidente

O ex-presidente deposto e vários arguidos enfrentam a pena de morte por derrubarem o governo democraticamente eleito do primeiro-ministro Sadek al-Mahdi em 1989.
Sudão

Sudão declara estado de emergência após cheias

O Sudão declarou o país como alvo de um desastre natural, depois de chuvas intensas e cheias terem provocado a morte a 100 pessoas e a destruição de 100.000 habitações.
Sudão

Sudão. 125.000 refugiados afetados por inundações 

As chuvas torrenciais e inundações, que há um mês se abatem sobre o Sudão, afetaram cerca de 40.000 refugiados e 85.000 deslocados internos, tanto em campos de refugiados como em zonas urbanas.
Sudão

Sudão. Mais de 60 mortos e 13 mil casas destruídas

151
Pelo menos 62 pessoas morreram e mais de 13 mil casas colapsaram com as fortes chuvas que caem no Sudão desde finais de julho, segundo o último balanço oficial de vítimas e danos.
Sudão

Julgamento de Omar al-Bashir suspenso até agosto

No julgamento desta terça-feira, os procuradores acusaram al-Bashir de conspirar o golpe de 1989 que depôs o governo. O julgamento foi suspenso até agosto para que a defesa possa preparar argumentos.
Sudão

Sudão autoriza consumo de álcool a não muçulmanos

Sudão autorizou consumo de álcool aos não muçulmanos, que estava proibido desde 1983 naquele país africano. Emenda "autoriza a consumir álcool sem ser em público, desde que não provoquem distúrbios".
Sudão

30 milhões de euros de ajuda humanitária ao Sudão

O alto representante da União Europeia (UE) para a Política Externa, Josep Borrell, anunciou um pacote de 30 milhões de euros em ajuda humanitária ao Sudão.
Sudão

Sudão. Guerra empurra 11 mil pessoas para o Chade

Mais de 11 mil pessoas refugiaram-se em Chade desde dezembro devido aos confrontos em El Geneina, no Sudão, encontrando refúgio temporário em escolas, mesquitas e outros edifícios em El Geneina.
Sudão

Sudão. Uma campanha pelos leões à beira da morte

Chocado com a magreza dos leões e leoas, em jaulas no parque Al-Qureshi, no Sudão, Osman Salih lançou campanha na tentativa de os salvar. #SudanAnimalRescue já levou dezenas de jornalistas ao local.
Sudão

Avião humanitário cai no Sudão e provoca 18 mortos

557
Era um avião militar que transportava ajuda humanitária. Levava a bordo sete tripulantes, três juízes e oito civis, incluindo quatro crianças. Todos morreram.
Sudão

Tribunal condena Al Bashir a dois anos de prisão

O tribunal considerou Al Bashir culpado por posse ilegal de moeda estrangeira depois de as autoridades apreenderem sete milhões de euros em sua casa, dias após a sua saída do poder.
Sudão

Número de mortos em fábrica no Sudão sobe para 23

Um camião cisterna ter-se-á incendiado e explodido no Sudão causando a morte de 23 pessoas e mais 130 feridos. A causa do acidente terá sido um "erro técnico".
Sudão

Crimes contra a humanidade denunciados no Sudão

Os ataques que em junho mataram pelo menos 120 manifestantes no Sudão podem configurar crimes contra a humanidade, aponta a organização Human Rights Watch (HRW).
Manifestações

Sudão. População na rua contra Congresso Nacional

Milhares de pessoas em Cartum e Omdurmã pediram que se dissolvesse o Congresso Nacional no dia em que se assinalam 55 anos da queda do regime militar do general Ibrahim Abboud.
Sudão

Primeiros casos de cólera no Sudão desde 2007

O Ministério da Saúde sudanês incdicou que entre 28 de agosto e 8 de setembro registaram-se 37 casos de diarreia aguda. Foi detetada a bactéria da cólera em quatro de seis mostras desses pacientes.
Sudão

Militares e civis com acordo de transição no Sudão

Os militares no poder no Sudão e representantes do movimento civil de contestação assinaram um acordo que abre caminho à transferência do poder para os civis, numa cerimónia na capital, Cartum.
Sudão

Militares e oposição no Sudão chegam a acordo

Os dirigentes militares e os líderes do movimento de contestação no Sudão chegaram a acordo sobre um texto constitucional que abre caminho a uma transferência de poder para civis.
Sudão

Sudão. Manifestações após morte de estudantes

Milhares de estudantes saíram às ruas em Cartum e outras cidades do Sudão em protesto contra a morte de cinco estudantes no centro do país, que tinham entre 15 e 17 anos. UNICEF pediu investigação.
Sudão

Protestos contra partidos no governo de transição

Os manifestações sudaneses rejeitam quaisquer partidos políticos num futuro governo de transição, preferindo especialistas e tecnocratas. Omar al-Bashir foi destituído pelo Exército em abril.
Sudão

Oposição anuncia suspensão de protestos no Sudão

As Forças da Liberdade e Mudança anunciou a suspensão das jornadas de desobediência civil, após um acordo com a junta militar que governa o Sudão sobre o período de transição no Sudão.
Sudão

Sudão. Já há acordo de partilha do poder

A junta militar no Sudão e os líderes do movimento de contestação acordaram estabelecer "um conselho soberano rotativo entre militares e civis, por um período de três anos ou um pouco mais".
Sudão

Sudão. Sete mortos e 181 feridos em manifestações

Manifestações massivas ocorreram no domingo para exigir a transição para um governo civil, noticiou a agência oficial Suna, citando o Ministério da Saúde.
Corrupção

Ex-presidente do Sudão levado à procuradoria

O ex-presidente do Sudão, Omar al-Bashir, está preso e é indiciado de vários crimes de corrupção. Depois da diligência foi levado novamente à prisão.
Sudão

ONU denuncia agressões sexuais no Sudão

A ONU divulgou informações que apontam para "sérios abusos do Exército e milícias" durante os confrontos entre as Forças Armadas e os manifestantes que pediram a transição para um Governo civil.
Sudão

Ex-presidente do Sudão indiciado por corrupção

O ex-presidente do Sudão, Omar al-Bashir, destituído e preso em abril sob pressão da população e dos militares, foi indiciado por "corrupção", anunciou a agência noticiosa oficial Suna.
Sudão

Sudão. ONU condena violência e apela a solução

Os conflitos no Sudão começaram em dezembro, com a destituição do presidente Omar al-Bashir. A ONU quer o fim imediato da violência contra civis. China e Rússia não concordam com a organização.
Sudão

Sudão com segundo dia de desobediência civil

Ao longo do última semana já foram registadas mais de 100 mortes naquele neste que é um movimento de protesto contra a repressão militar que tem reinado no país africano.
União Africana

União Africana suspende participação do Sudão

O Conselho de Paz e Segurança da União Africana anunciou a suspensão da participação do Sudão de todas as atividades da UA or causa da repressão contra manifestantes, que causou mais de 100 mortos.
Al Jazeera

Exército sudanês encerra delegação da Al-Jazeera 

O exército sudanês encerrou os escritórios da delegação da Al-Jazeera em Cartum. O canal de televisão do Qatar já garantiu que vai "continuar a cobertura dos acontecimentos no Sudão".
Sudão

Sudão. ONU estende missão até novembro

A missão da Força de Segurança Interina para Abyei (UNISFA) no Sudão já não vai terminar este mês. O Conselho de Segurança da ONU estendeu o mandato até novembro e vai aumentar a força policial.
Sudão

Sudão. Al-Bashir acusado da morte de manifestantes

O ex-presidente do Sudão foi destituído em abril, depois de quatro meses de contestação popular. As autoridades locais terão matado cerca de 100 manifestantes durante os protestos.
Sudão

Sudão. Oposição e militares preparam governo

Foi "transparente e favorável" a reunião de trabalho para a formação de um governo de transição no Sudão. O Conselho Militar de Transição mantém o poder desde a deposição do presidente.
Sudão

União Africana discute crises no Sudão e Líbia 

As reuniões pretendem discutir "a evolução da situação no Sudão", depois de os protestos contra o ex-presidente continuarem. A ofensiva de Haftar sobre a capital da Líbia também será avaliada.
Primavera Árabe

Será esta uma nova Primavera Árabe? É complicado /premium

O cântico "o povo exige a queda do regime”, que marcou o mundo árabe de 2011, ouve-se de novo em 2019. Bashir e Bouteflika já caíram, mas os militares tomaram o poder e a democracia é uma miragem.
África

União Africana lança ultimato a militares do Sudão

A União Africana adiantou que, caso os militares não se retirem, o Sudão será impedido de participar nas atividades do organismo. O Conselho de Paz e Segurança pede que o poder seja entregue a civis.
Sudão

Sudão. Militares nomeiam novo diretor das secretas

Homem escolhido para as secretas tem formação militar, ao contrário do antecessor. Ministro da Defesa, chefe do Estado-Maior e embaixador em Washington também foram demitidos.
Manifestações

Sudão. Oposição e militares reúnem-se

Movimentos políticos pela saída de Omar al-Bashir encontraram-se pela primeira vez com militares desde que estes tomaram o poder. Organizações apelaram a uma transição civil.
Sudão

Sudão. Demitido chefe dos serviços de informações

O Conselho Militar que dirige o Sudão anunciou este sábado a demissão do chefe dos serviços de informações sudaneses, NISS, principal agente de repressão da contestação no país.
Sudão

Ibnouf deixa governo provisório e nomeia sucessor

Ahmed Awad Bin Auf já não é líder do Conselho Militar de Transição do Sudão. O anúncio foi feito esta sexta-feira na televisão estatal. Abdel Fattah Abdelrahman Burhan sucede-o no cargo.
Sudão

Sudão. Manifestantes pedem extradição de al-Bashir

O povo sudanês quer liderança do país entregue a um Governo de transição civil e diz que as garantias do Exército são "uma farsa". O ex-Presidente não vai ser extraditado e será julgado no país.
Sudão

Bashir caiu, mas o Sudão vai demorar a erguer-se /premium

Num país marcado pela guerra civil e pela pobreza, o preço do pão foi a gota de água que fez cair um ditador de há 30 anos. A exigência foi do povo, mas foram os militares a tomar o poder. E agora?
Atualidade

Sudão. Presidente destituído é problema resolvido?

Os sudaneses protestam pelo fim da presidência de 30 anos de Omar al-Bashir há quatro meses. Esta quinta-feira, um golpe militar destituiu o presidente. Mas as manifestações continuam.
Sudão

Sudão. Milhares nas ruas contra regime militar

A saída de Bashir do poder é festejada por milhares de sudaneses mas o mesmo não se pode dizer sobre o assumir do poder dos militares, que está a ser contestado nas ruas.
Sudão

Sudão. Conselho Militar quer ter "governo civil"

O Conselho Militar de Transição do Sudão prometeu dialogar com todas as "forças políticas" do país e estabelecer "um Governo civil", depois da destituição do Presidente
Sudão

ONU disponibiliza 23,5 ME para vítimas no Sudão

As Nações Unidas anunciaram que vão disponibilizar 26,5 milhões de dólares (23,5 milhões de euros) para apoiar mais de 800.000 sudaneses afetados pela crise económica e insegurança alimentar no país.
Nações Unidas

Guterres quer transição inclusiva no Sudão 

O secretário-geral das Nações Unidas deseja ver respeitadas as "aspirações democráticas" dos sudaneses, depois da destituição de Omar al-Bashir. Guterres fala em "calma" e "máxima contenção".
Sudão

Sudão. Bashir destituído. Militares assumem poder 

117
Exército já anunciou: regime de Bashir caiu e militares assumem o poder. Haverá governo provisório por dois anos, com três meses de estado de emergência. Atual ministro da Defesa lidera por agora.
Atualidade

Como uma mulher se tornou símbolo da luta sudanesa

Um vídeo de uma mulher a interpretar cânticos de protesto em cima de um carro tornou-se viral e transformou-a em símbolo dos protestos no Sudão, contra a presidência de 30 anos de Omar al-Bashir.
Sudão

Sudão. "Rainha núbia" que representa povo oprimido

138
É uma jovem estudante de 22 anos, mas também é, desde segunda-feira, o símbolo da luta no Sudão pela destituição do presidente que está no poder há 30 anos.
Sudão

Sudão. Exército protege manifestantes da polícia

Os soldados sudaneses bloquearam as ruas de acesso ao quartel-general de Cartum, onde 50 mil pessoas pediam a demissão do Presidente, protegendo-as da polícia que as queria dispersar à força.
Sudão

Presidente abandona liderança de partido no poder

O Presidente do Sudão delegou os seus poderes a Ahmed Harun, até à próxima assembleia-geral do partido. Harun é procurado pelo Tribunal Penal Internacional por alegados crimes de guerra.
Sudão

Presidente do Sudão dissolve Governo 

O Presidente do Sudão, Omar el-Béchir, anunciou esta sexta-feira que dissolveu o Governo e declarou o estado de emergência no país, ao fim de mais de dois meses de contestação.
Atualidade

A nova vida de 42 resgatados pelo navio Aquarius

A cidade de Lille, em França, recebeu 42 sudaneses resgatados pelo navio Aquarius em junho de 2018. Passados 7 meses, estão a aprender uma nova vida com o suporte do governo francês e ONG.
Sudão

Acordo de paz na RCA será assinado terça-feira

O acordo de paz concluído no sábado, em Cartum, no Sudão, pelo Governo da República Centro-Africana (RCA) e por grupos armados que controlam grande parte do território será assinado terça-feira.
Sudão

Sudão. Balanço oficial regista 22 mortes

Pelo menos 22 pessoas morreram em manifestações antigovernamentais que atingiram o Sudão nas últimas 3 semanas. As pessoas manifestam-se pela decisão do executivo de triplicar o preço do pão.
Sudão

Sudão. 45 mortos e mil feridos em protestos

Protestos começaram a 19 de dezembro, após um aumento do preço do pão, em plena crise económica. 20 movimentos políticos sudaneses pediram, entretanto, a mudança do regime.
Nações Unidas

Sudão pede retirada total da ONU do Dafur

O Presidente do Sudão pediu a retirada total da missão de paz conjunta da União Africana e da Organização das Nações Unidas na região do Darfur, por considerar que a zona está "pacífica".
Acidentes de Aviação

21 mortos em queda de avião ao rio no Sudão do Sul

Queda de pequeno avião comercial ao rio no Sudão do Sul, que tinha saído da capital, Juba, provocou a morte de pelo menos 21 pessoas. Entre as vítimas há um médico italiano de organização humanitária.
Sudão

Barco com 40 crianças naufraga no rio Nilo 

Uma embarcação naufragou no rio Nilo e fez pelo menos 22 mortos, na sua grande maioria crianças. A bordo seguiam mais de 40 estudantes.
Pena de Morte

Sudão anula pena de morte a jovem que matou marido

O tribunal sudanês reverteu a sentença de morte da jovem que matou o marido depois de uma alegada violação. Noura Hussein vai agora cumprir cinco anos de prisão.
Guerra

As piores nações em guerra para se ser criança

Um relatório da organização Save the Children divulgado esta quinta-feira indica que seis das 10 piores nações para se ser criança em zona de guerra são africanas.
Mundo

Darfur. ONU denuncia vulnerabilidade de deslocados

A ONU lamentou a persistência da violência contra os deslocados no Darfur, exortando o Governo, que deseja que voltem a casa, a assegurar que o regresso é voluntário e a desarmar as milícias.
Sudão

Sudão. Presidente quer encerrar campos do Darfur

Omar al-Bashir, considerou ser tempo de encerrar os campos que acolhem centenas de milhares de pessoas deslocadas no Darfur agora que, segundo ele, está a acabar a guerra na região.
Presidente Trump

Trump restringe entrada de cidadãos de oito países

103
O presidente dos Estados Unidos tornou oficial a restrição da entrada de cidadãos de oito países, que vão desde a proibição até condicionantes. O Sudão acabou por ser excluído da lista.
Sudão

Embaixador russo no Sudão encontrado morto

O embaixador da Rússia no Sudão, Mirgayas Shirinsky, foi encontrado morto na sua residência em Cartum. "Morreu quando nadava na piscina de sua casa", disse a fonte policial.
Vacinas

Sarampo: 15 crianças morrem com vacina estragada

Quinze crianças morreram no Sudão do Sul depois de terem tomado vacinas contra o sarampo que não estavam em condições para serem administradas, confirmo esta sexta-feira o Ministério da Saúde do país.
Nações Unidas

ONU. Milhares de sul-sudaneses fogem da fome

Cerca de 32 mil sul-sudaneses entraram no vizinho Sudão desde o início do ano, antevendo-se que muitos outros milhares cheguem durante o ano para fugir ao flagelo da fome que afeta o Sudão do Sul.
Papa Francisco

Papa pede ajuda alimentar para Sudão do Sul

O papa Francisco pediu à comunidade internacional para não se ficar pelas declarações e concretizar a ajuda alimentar à população do Sudão do Sul, onde 40% dos habitantes necessita de comida.
Nações Unidas

ONU alerta para violência no Sudão do Sul

O assessor especial da ONU para a Prevenção do Genocídio, Adama Dieng, alertou para os altos níveis de violência em várias zonas do Sudão do Sul e advertiu que há risco de se cometerem "atrocidades".
Amnistia Internacional

Amnistia acusa Sudão de ataques químicos

A Amnistia Internacional acusou as forças governamentais sudanesas de uma série de ataques químicos este ano que mataram dezenas de civis. A AI acredita que só este ano ocorrerem mais de 30 ataques.
Sudão

Presidente do Sudão do Sul ordena cessar-fogo

Depois de três dias de combate entre ex-rebeldes e lealistas em Juba, capital do Sudão do Sul, o presidente Salva Kiir ordenou um cessar-fogo que entrou em vigor às 18h00 locais.
Conflitos

Mais de 150 mortos em confrontos no Sudão do Sul

Mais de 150 soldados foram mortos na sexta-feira à noite em confrontos entre o exército do Sudão do Sul e antigos rebeldes na capital, Juba, afirmou um porta-voz dos ex-rebeldes.
Nações Unidas

ONU. El Niño agrava crise alimentar no Sudão

A ONU informou que o fenómeno climático El Niño leva a que 400 mil pessoas no Sudão possam ter necessidade de ajuda alimentar. Será necessário um orçamento suplementar de 10,9 milhões de euros.
Sudão

Sete mortos e 40 feridos em base da ONU

Um foco de violência numa base da ONU que alberga civis no Sudão do Sul fez pelo menos sete mortos e 40 feridos, disse hoje o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
Doenças Contagiosas

120 pessoas morreram de febre hemorrágica no Sudão

A agência das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA) anunciou hoje, em comunicado, que morreram 120 pessoas num surto de febre hemorrágica na região sudanesa do Darfur.
Acidentes e Desastres

Queda de avião russo provoca 41 mortos no Sudão

Um avião de carga russo caiu esta quarta-feira perto do aeroporto de Juba, no Sudão do Sul. Pelo menos 41 pessoas morreram, avança a Aljazeera. O número de vítimas pode vir ainda a aumentar.
Crise dos Refugiados

Refugiados. De onde são? Fogem do quê?

2736
A maioria vem da Síria e quer fugir da guerra. O conflito começou com a Primavera Árabe, em 2011, com o regime de Bashar Al-Assad a persistir no poder. Depois, apareceu o Estado Islâmico.
Guerra

Mulheres violadas e queimadas vivas no Sudão

465
A guerra civil no Sudão do Sul atingiu em abril um novo nível de atrocidades. Várias mulheres são violadas por soldados, sendo de seguida trancadas em casa e queimadas vivas, reporta a ONU.
Tribunal Penal Internacional

UE espera detenção do Presidente do Sudão

A União Europeia afirmou hoje esperar que a África do Sul execute a ordem de detenção do Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o Presidente sudanês, que se encontra naquele país para participar numa cimeira da União Africana.
Sudão

Unicef alerta para crianças mortas e violadas

A Unicef revelou esta segunda-feira que dezenas de crianças foram mortas, 12 violadas e outras raptadas, na sequência de uma série de ataques no Sudão do Sul, nas últimas duas semanas.
Sudão

Presidente sudanês Omar al-Bashir reeleito

Bashir, alvo de um mandado de detenção do Tribunal Penal Internacional por genocídio no Darfur, tinha como concorrentes 13 candidatos pouco conhecidos. A oposição boicotou o escrutínio.
UNICEF

89 crianças raptadas numa escola no Sudão do Sul

112
As Nações Unidas denunciaram o rapto de 89 crianças numa escola do Sudão do Sul. Rapazes e raparigas foram levados da escola e isso indica que crianças podem ser forçadas a combater.
Human Rights Watch

Militares sudaneses violaram 221 mulheres

105
Os crimes foram cometidos no final do ano passado em três ataques a Tabit, no Darfur do Norte, e foram revelados esta quarta-feira num relatório da Human Rights Watch (HRW).
Sudão

ONU prepara-se para retirar tropas do Sudão

Governo do Sudão aumenta a pressão sobre as Nações Unidas para retirar os oficiais de capacete azul que estão no Darfur para garantir a paz na região. Mas sem sucesso. ONU vai recuar.
Sudão

ONU considera "inaceitáveis" expulsões do Sudão

O secretário-geral da ONU classificou na quinta-feira de "inaceitável" a expulsão do Sudão de dois altos representantes das Nações Unidas e pediu ao governo daquele país que revogue a sua decisão.
Pena de Morte

Sudanesa perseguida recebida pelo Papa

Meriam Ibrahim tem uma fé. Foi perseguida, prisioneira e condenada à morte, por causa dela. A comunidade internacional indignou-se e conseguiu salvá-la. Na quinta-feira, encontrou-se com o Papa.
Direitos Humanos

Sudanesa cristã afirma que filha tem deficiência

Meriam Ibrahim já foi libertada e está na embaixada americana em Cartum, mas sem autorização para deixar o país. O seu objetivo é ir para os Estados Unidos, pois o marido tem essa cidadania.
Sudão

Mulher condenada à morte, libertada, presa de novo

Foi condenada à morte por renunciar ao islamismo. Meriam Ibrahim foi libertada ontem depois de um recurso do tribunal, mas voltou a ser detida sem explicação.
Direitos Humanos

Sudanesa condenada à morte já foi libertada

241
Meriam Ibrahim foi libertada esta segunda-feira, três semanas depois da decisão. A jovem tinha sido condenada à morte por se ter casado com um homem cristão. Agora, querem começar uma nova vida.
A página está a demorar muito tempo.