269kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Boaventura Sousa Santos

José Sócrates

"A grande condenada é a justiça portuguesa"

1225
O sociólogo e jurista afirma a justiça portuguesa é a grande condenada da instrução da Operação Marquês: "Essa é que é verdadeiramente condenada".
Professores

Não matem a universidade /premium

1993
O abaixo-assinado dos 67 contra Riccardo Marchi é um dos actos mais vergonhosos da história da universidade portuguesa. Merece ficar ao lado da expulsão de professores durante a ditadura salazarista.
Coronavírus

Covid-19. Capitalismo incapacitou governos

5569
"A cruel pedagogia do vírus" é o título do ensaio agora publicado pelo sociólogo Boaventura Sousa Santos a propósito da pandemia de Covid-19. No final do ano, deverá estar pronto o livro.
Política

Quem não é de esquerda não é bom chefe de família

2307
Portugal já viveu 50 anos num regime opressor, nivelador por baixo, redutor, anquilosado e obtuso. Só faltava agora que nos dissessem que quem não é de esquerda come criancinhas ao pequeno-almoço.
Brasil

Lula e o delírio totalitário de Boaventura e Louçã

1027
Lula deslumbrou-se com a riqueza dos seus novos amigos empresários e quis ser como eles. Boaventura e Louçã nunca o poderão reconhecer, pois tal significaria o colapso das ideologias em que acreditam.
Pseudociência

Virus-fakis: A pandemia do sec. XXI

1424
Na próxima vez que andar de avião, proteste com a companhia. Não quer um avião construído com as regras da ciência capitalista e colonialista, mas um que voe com uma cosmovisão não eurocêntrica.
Ciência

Doutores em delinquência

420
O centro de investigação de Boaventura de Sousa Santos e de José Manuel Pureza serve-se da ciência e utiliza o erário público para legitimar, sofisticar e exportar a violência social e política.
Atentados de Paris

Os dias difíceis do professor Boaventura

557
Boaventura Sousa Santos gostaria de justificar os terroristas de Paris, mas desta vez sente que estes foram bárbaros demais. Mas isso não o impede de atacar os nossos valores e questionar o laicismo.
Podemos

«Podemos»… Poderemos mesmo?

Levado em ombros pelos media, o «Podemos» aspira a ganhar as próximas eleições. Ao pé de todos estes «vendedores de promessas», Marinho Pinto faz fraca figura!
Civilização

Fujam do Professor Boaventura! Freud explica

A África atual, povoada por universidades patrocinadas por uma certa intelectualidade europeia, norte-americana e sul-americana, labora num equívoco sobre a relação entre as sociedades e a violência
A página está a demorar muito tempo.