894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Instituto Nacional Estatística

Instituto Nacional Estatística

Mais passageiros em todos os modos de transporte

Instituto Nacional de Estatística divulgou as Estatísticas dos Transportes e Comunicações, referentes a 2023. O maior aumento do número de passageiros registou-se no transporte fluvial (21,5%).
Instituto Nacional Estatística

Portugal. População cresce pelo quinto ano seguido

Z população residente em Portugal aumentou, em 2023, para 10.639.726 pessoas. Em relação a 2022, o aumento foi de 123.105 pessoas, diz o INE.
Salários

INE. Remuneração bruta total mensal sobe

O Instituto Nacional de Estatística revelou que a subida do rendimento, face ao período homólogo, foi de 6,1%, em média, e 3,8%, em termos reais. Estes resultados incluem 4,8 milhões de trabalhadores.
Instituto Nacional Estatística

Desempregados: 53% mantiveram situação

Instituto Nacional de Estatística divulgou que 53% dos desempregados contabilizados no segundo trimestre do ano mantiveram a situação, no terceiro trimestre. 24% empregaram-se e há 23% inativos.
Banco de Portugal

Centeno diz que Portugal retém licenciados

Governador do Banco de Portugal defende que são necessários bons dados, para se fazerem boas políticas. Contesta dados do número de emigrantes portugueses e licenciados no país.
Desemprego

Desemprego estabiliza nos 6,1% no 3.º trimestre

Entre julho e setembro, a taxa de desemprego foi de 6,1%, inalterada em relação ao trimestre anterior e ao mesmo período de 2023, informou o Instituto Nacional de Estatística esta quarta-feira.
Turismo

Dormidas no turismo sobem 2,4% em setembro

Em setembro, as dormidas de residentes na atividade turística caíram 0,3%, enquanto as de não residentes aumentaram 3,5%. No acumulado do ano, as dormidas cresceram 3,9%.
Habitação e Urbanismo

Custos de construção de habitação nova aumentam

Custos de construção de habitação nova subiram 3,9% em agosto, com aumento de 9,6% nos custos de mão-de-obra e queda de 0,5% nos preços dos materiais, segundo o Instituto Nacional de Estatística.
Banco de Portugal

Economia cresce menos em 2024 e, também, em 2025

Cálculos do Banco de Portugal para a economia sofreram revisões, em parte, relacionadas com uma alteração das séries de dados usados pelo INE. Crescimento em 2024 e em 2025 será menor que o previsto.
Turismo

Turismo. Dormidas com novo máximo histórico

Há um novo máximo histórico no que toca a dormidas em alojamento turístico. Agosto registou 3,8 milhões de hóspedes e 10,5 milhões de dormidas. Número de dormidas já tinha aumentado em julho.
Inflação

Inflação acelera para 2,1% em setembro

Em agosto a taxa foi de 1,9%. Indicador de inflação subjacente foi de 2,8%.
Noticiário

12h. INE. Taxa de inflação acelera 2,1%

O relatório do Instituto Nacional de Estatística regista uma subida na inflação de mais 0,2 pontos percentuais em comparação com agosto. Ainda neste jornal, na Grécia, 2 pessoas morreram num incêndio.
Instituto Nacional Estatística

Esperança de vida aumentou para 81,17 anos

A esperança de vida foi calculada em 78,37 anos para os homens e em 83,67 anos para as mulheres, mais 0,32 e 0,15 anos, respetivamente, em relação ao período 2020-2022.
Instituto Nacional Estatística

PIB cresceu mais que se estimava nos últimos anos

O INE alterou a base de encadeamento dos dados, acrescentou mais informação e, com isso, foram revistos (ligeiramente) os dados do crescimento económico em 2022, 2023 e de 2024 (até agora).
Orçamento do Estado

Excedente nas contas públicas melhorou para 1,2%

Aumento da despesa (7,5%) foi superado pelo aumento da receita (11,4%). Saldo positivo no segundo trimestre era, até, mais elevado do que no mesmo período de 2023. Poupança das famílias está a subir.
Instituto Nacional Estatística

Subida do preço das casas volta a acelerar: 7,8%

Os preços das casas em Portugal registaram no segundo trimestre uma subida de 7,8% face ao período homólogo e de 3,9% na comparação com o trimestre anterior, adianta o INE.
Instituto Nacional Estatística

Idosos. 40% de maiores de 80 anos viviam sozinhos 

Maior parte dos casos registaram-se no interior Norte e Centro do país. Mais de 50% das pessoas com mais de 65 anos vivam em agregados unipessoais em 2021.
Instituto Nacional Estatística

Jovens representam um quinto da população 

Jovens portugueses representam apenas um quinto da população e estão em declínio. Em sentido contrário, foi registado aumento de jovens estrangeiros em Portugal.
Desemprego

Taxa de desemprego desce para 6,2% em julho

No mês de julho, a taxa de desemprego baixou 0,2% face ao mês anterior, fixando-se nos 6,2% e é igual ao período homólogo de 2023, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística.
Consumidores

Confiança dos consumidores cai face a julho

Após um máximo desde fevereiro de 2022 em julho, o índice do INE sobre a confiança dos consumidores voltou a cair. Por sua vez, o clima económico estabilizou após dois meses em queda.
Natalidade

Quase metade dos concelhos ganharam crianças 

Número de crianças registadas cresceu em 132 concelhos do território nacional em 2022 e em 2023. Tendência quebra saldo histórico negativo dos últimos 14 anos.
Boa moeda, má moeda

Valor das casas continua a aumentar

O valor mediano de avaliação bancária das casas para efeitos de crédito á habitação aumentou 7,4% nos mês de julho. Os dados são do INE.
Salários

Remuneração média próxima do mínimo

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, o crescimento de salários abrandou e a remuneração média continua próxima do mínimo. Ministra do trabalho diz que "isto não devia ser assim".
Turismo

Receitas do alojamento turístico sobem 12%

O Instituto Nacional de Estatística divulgou um aumento de 12,3% nos proveitos totais do alojamento turístico para 2.778 milhões de euros, devido ao aumento de 5,8% de dormidas de não residentes.
Desemprego

Desempregados. 52,8% sem emprego após 3 meses

Cerca de 52,8% dos desempregados inscritos nos primeiros três meses do ano continuou sem emprego no trimestre seguinte, revela o Instituto Nacional de Estatística. Mais de 69 mil ficaram inativo.
Aeroportos

Passageiros nos aeroportos nacionais aumentam 5%

Instituto Nacional de Estatística declara um aumento de 5,2% no número de passageiros nos aeroportos nacionais (total de 32,9 milhões), atingindo máximos históricos de passageiros por mês.
Instituto Nacional Estatística

INE confirma: taxa de inflação desceu para 2,5% 

A subida dos preços abrandou para 2,5% em julho, segundo dados divulgados pelo INE. Esta percentagem significa menos 0,3 pontos percentuais em relação a junho.
Habitação e Urbanismo

Custos de construção de habitação nova sobem 3,7%

Em junho, os custos de construção de habitação nova aumentaram 3,7% face ao mesmo mês do ano passado. Preço dos materiais e custo de mão de obra contribuíram para o aumento.
Noticiário

12h. Paris. Diogo Ribeiro nas meias finais

Diogo Ribeiro acabou a prova em 13º lugar na classificação geral. Já o nadador Miguel Nascimento, ficou fora dos 16 melhores e falha as meias-finais. No judo, Jorge Fonseca foi eliminado.
Noticiário

10h. Economia portuguesa cresce 1,5%

Os dados divulgados pelo INE indicam uma subida de 1,5% do PIB em comparação com o segundo trimestre do ano passado, e registou um crescimento de 0,1% em cadeia.
Instituto Nacional Estatística

Rendimentos 18,3 % mais elevados nas áreas urbanas

A assimetria entre territórios urbanos e rurais "foi mais intensa" no interior Norte do país e a menor diferença foi registada no Algarve. Há, contudo, exceções, como é o caso da Península de Setúbal.
Instituto Nacional Estatística

Desigualdade distribuição de rendimentos diminuiu 

A desigualdade na distribuição de rendimentos é dada pelo coeficiente de Gini que evidencia "uma redução na desigualdade da distribuição do rendimento em relação a 2021 (36,1%)", explicou o INE.
Agricultura

Campanha cereais 2022/23 foi a pior de sempre

Devido à concentração das colheitas antes das chuvas, registou-se um aumento de produção de cereais para grão em contrapartida a campanha 2022/23 foi muito marcada pela "seca severa da primavera".
Boa moeda, má moeda

Preço das casas não para de subir

O preço mediano da habitação subiu 5% no primeiro trimestre do ano. Os dados do INE apontam Lisboa, Cascais e Oeiras como os municípios que apresentaram os preços da habitação mais elevados.
Instituto Nacional Estatística

Mortalidade Portugal aumentou no primeiro semestre

Portugal registou 61.577 mortes nos primeiros seis meses do ano, sendo que o número de mortes devido a Covid-19 aumentou para 276, mais 216 face a maio de 2024.
Economia

Economia moçambicana com crescimento real de 3,2% 

A economia moçambicana cresceu 3,2% no primeiro trimestre do ano, o PIB nos primeiros três meses de 2024, a preços de mercado, cifrou-se em 3,2%, o que contrasta com os 6,55% do mesmo período de 2023.
Moçambique

Mortalidade em crianças moçambicanas diminuiu

Em Moçambique a taxa de mortalidade de crianças até aos cinco anos diminui nos últimos anos, segundo o estudo do IN. Esta probabilidade é maior quando houve uma gravidez na adolescência.
Turismo

Portugal bate recorde de turistas não residentes 

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, 2023 esteve marcado por uma recuperação da crise gerada pela Covid-19: foram superados os recordes de 2019 nos principais indicadores do turismo.
Turismo

Viagens ao estrangeiro atingem máximo histórico

As viagens em território nacional aumentaram por comparação a 2022 mas foram inferiores a 2019. Já as deslocações para o estrangeiro — um total de 3,2 milhões — superaram por 4,1% o valor de 2019.
Instituto Nacional Estatística

Despesa corrente em saúde aumentou 4,7% em 2023 

A despesa corrente pública e privada continuou a aumentar devido ao crescimento da atividade dos hospitais públicos e privados e dos prestadores privados de cuidados de saúde em ambulatório.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.