Olá

833kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Instituto Nacional Estatística

Boa moeda, má moeda

Preço das casas não para de subir

O preço mediano da habitação subiu 5% no primeiro trimestre do ano. Os dados do INE apontam Lisboa, Cascais e Oeiras como os municípios que apresentaram os preços da habitação mais elevados.
Instituto Nacional Estatística

Mortalidade Portugal aumentou no primeiro semestre

Portugal registou 61.577 mortes nos primeiros seis meses do ano, sendo que o número de mortes devido a Covid-19 aumentou para 276, mais 216 face a maio de 2024.
Economia

Economia moçambicana com crescimento real de 3,2% 

A economia moçambicana cresceu 3,2% no primeiro trimestre do ano, o PIB nos primeiros três meses de 2024, a preços de mercado, cifrou-se em 3,2%, o que contrasta com os 6,55% do mesmo período de 2023.
Moçambique

Mortalidade em crianças moçambicanas diminuiu

Em Moçambique a taxa de mortalidade de crianças até aos cinco anos diminui nos últimos anos, segundo o estudo do IN. Esta probabilidade é maior quando houve uma gravidez na adolescência.
Turismo

Portugal bate recorde de turistas não residentes 

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, 2023 esteve marcado por uma recuperação da crise gerada pela Covid-19: foram superados os recordes de 2019 nos principais indicadores do turismo.
Turismo

Viagens ao estrangeiro atingem máximo histórico

As viagens em território nacional aumentaram por comparação a 2022 mas foram inferiores a 2019. Já as deslocações para o estrangeiro — um total de 3,2 milhões — superaram por 4,1% o valor de 2019.
Instituto Nacional Estatística

Despesa corrente em saúde aumentou 4,7% em 2023 

A despesa corrente pública e privada continuou a aumentar devido ao crescimento da atividade dos hospitais públicos e privados e dos prestadores privados de cuidados de saúde em ambulatório.
Algarve

Água vai subir 16% em Vila Real de Santo António 

A Câmara de Vila Real de Santo António explicou que em causa está um "reajuste tarifário" que vai "exclusivamente incorporar o valor da inflação, conforme dados disponibilizados pelo INE.
Economia

Economia espanhola cresce 0,8% no 1º trimestre

Foi melhorada em uma décima a estimativa anterior do crescimento do Produto Interno Bruto de Espanha no primeiro trimestre de 2024, o que se justifica com a evolução mais positiva do consumo.
País

51,3% da população cigana já sofreu discriminação

A comunidade cigana em Portugal é mais jovem, menos escolarizada e com raízes mais fortes no país: 95,3% nasceu em Portugal, diz inquérito. Ainda assim, mais de metade diz que já foi discriminada.
Noticiário

12h. Parlamento debate reconhecimento da Palestina

O Governo defende que o reconhecimento imediato do Estado da Palestina seria inconsequente e insiste na mediação. Ainda, a análise de Fernando Negrão sobre as medidas de combate à corrupção.
Casas

INE. Subida de preços de casas desacelerou para 7%

Preços das casas subiram 7% no primeiro trimestre, na comparação homóloga. É, segundo o INE, uma desaceleração de 0,8 pontos percentuais face aos 7,8% (homólogos) do quarto trimestre.
Economia

Portugal: atividade económica acelerou em abril 

O relatório do Instituto Nacional de Estatística aponta para um aumento do indicador de atividade económica, que sintetiza um conjunto de indicadores quantitativos, que refletem a evolução económica.
Noticiário

14h. Derrame de ácido provoca 5 feridos no Porto

O derrame de ácido nítrico ocorreu esta manhã, no Instituto de Ricardo Jorge, há 1 ferido grave e 4 ligeiros. Ainda, Jens Stoltenberg acusa Putin de querer ocupar mais territórios ucranianos.
Rendas

Rendas de casas sobem 7,1% em maio 

Face a maio de 2023, as rendas das casas aumentaram 7,1%. "Todas as regiões apresentaram variações homólogas positivas", sendo o aumento mais intenso em Lisboa, de 7,4%.
Boa moeda, má moeda

Construir uma casa está ainda mais caro

Dados do INE mostram que os custos de construção de habitação aumentaram 3,4% face a abril de 2023. Ainda assim, apesar do custo da mão de obra ser muito mais caro, os materiais estão mais baratos.
Noticiário

12h. INE revê em alta o crescimento da economia

Os dados do INE apontam ainda para um crescimento em cadeia de 0,8%. E ainda, Kremlin avisa que o uso de armas dos EUA para atacar território russo pode dar início a uma guerra com a NATO.
Desemprego

Taxa de desemprego cai para 6,3% em abril

A taxa de desemprego desceu 0,1% face ao mês anterior, estima o Instituto Nacional de Estatística. Comparativamente a março, a população ativa também diminuiu.
Desemprego

56% dos desempregados de 2023 ainda sem emprego

Dos desempregados no quarto trimestre de 2023, 56,4% permaneceram nesse estado no primeiro trimestre de 2024, 25,9% transitaram para o emprego e 17,7% transitaram para a inatividade.
Instituto Nacional Estatística

INE confirma desaceleração da inflação

A taxa de inflação atingiu os 2,2% em abril, mas desacelerou o que é a tendência contrária à registada em março, confirma o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Crescimento Económico

Investimento desilude no arranque do ano

Economia manteve ritmo de crescimento no início do ano, mas investimento contraiu. "Incerteza" política adiou investimentos, só que "não ficou resolvida". Consumo voltou a acelerar.
Instituto Nacional Estatística

Saldo da população negativo, Lisboa em positivo

No ano passado nasceram mais 2.028 crianças, mais de metade (59,5%) filhas de pais não casados. Face a 2022, houve menos 6.016 óbitos e morrem menos sete bebés com menos de um ano.
Aeroportos

Aeroportos: número de passageiros volta a crescer

Segundo o INE, 76.600 passageiros desembarcaram nos aeroportos nacionais durante o mês de fevereiro, um valor superior em 4% ao registado em 2023.
Instituto Nacional Estatística

INE confirma: inflação voltou a acelerar em março

Instituto Nacional de Estatística (INE) confirma aumento de 2,3% nos preços em março, face ao período homólogo, uma nova aceleração depois dos 2,1% do mês anterior.
Poupança

Taxa de poupança das famílias estabiliza nos 6,3%

A taxa de poupança das famílias em Portugal estabilizou, em 2023, nos 6,3% do rendimento disponível (bruto), o mesmo valor do ano anterior. Aumento das remunerações travou descida da poupança média.
Finanças Públicas

Medina despede-se com excedente histórico de 1,2% 

Atual Governo deixa a Montenegro o maior excedente da democracia, 1,2% em 2023, segundo o INE. Medina justifica com crescimento, emprego e salários mas deixa alertas ao sucessor.
Noticiário

6h. INE divulga excedente orçamental de 2023

O Instituto Nacional de Estatística divulga esta segunda-feira o maior excedente orçamental registado desde 1974. Ainda neste jornal, Seleção Nacional viaja para a Eslovénia para mais um particular.
Inflação

Inflação: Reino Unido inclui vinil, INE ainda não

INE diz que a despesa das famílias em Portugal com vinis ainda não é suficiente para que seja incluída no cálculo da inflação, ao contrário do que passou a acontecer no Reino Unido.
Pobreza

Escolaridade dos pais influencia pobreza de filhos

O risco de pobreza rondava 17% para aqueles cujos pais não mais do que o ensino básico, baixando "substancialmente" para os que, quando tinham 14 anos, tinham um dos pais com mais escolaridade.
Economia

PIB de 2023 dá mais confiança para crescimento

Medina diz ter mais confiança de que Portugal atinja, em 2024, crescimento previsto pelo Governo de 1,5% do PIB. Economia portuguesa cresceu 2,3% no ano passado, divulgou esta quinta-feira o INE.
Noticiário

12h. INE confirma aumento do PIB de 2,3% em 2023

O INE avança ainda que a taxa de inflação baixou em fevereiro, para 2,1%. Ainda neste jornal, futebolista Paul Pogba suspenso por 4 anos, depois de acusar positivo num teste antidoping.
Crescimento Económico

INE confirma crescimento de 2,3% em 2023

A economia portuguesa fechou o ano de 2023 a crescer 2,3% face a 2022. INE confirma aceleração do Produto Interno Bruto no último trimestre com um crescimento em cadeia de 0,8% face ao anterior.
Desemprego

Risco de pobreza é cinco vezes maior no desemprego

As pessoas desempregadas têm uma taxa de risco de pobreza de 46,7%, quase cinco vezes superior aos cerca de 10% para pessoas com emprego. E quanto mais longo o desemprego pior.
Mortalidade

INE: número de mortes aumentou 10,5% em janeiro

O número de mortes em Portugal aumentou 10,5% de dezembro para janeiro e 12,5% relativamente a janeiro do ano passado. No entanto, mortalidade caiu 4,8% em 2023 face a 2022.
Salários

Afinal, quanto subiram os salários em 2023?

Referencial de 5,1% terá sido cumprido na generalidade dos setores da economia, mas inflação significou subida real mais modesta. Diferentes números traduzem universos bem diferentes.
Noticiário

13h. Proveitos no setor do Turismo aumentaram 20%

Dados divulgados, hoje, pelo INE, mostram que o país recebeu mais de 30 milhões de turistas, em 2023, o que corresponde a uma receita de 6 mil milhões de euros. O mesmo nos aeroportos.
Noticiário

5h. Negociações em Cairo terminam sem acordo

Trata-se das negociações para um cessar fogo que contaram com a participação do Qatar, Egito, dos Estados Unidos e do Hamas e Israel. Neste jornal, INE contesta os dados do Ministério da Educação.
Noticiário

14h. PS. PNS diz que inflação não afeta programa

INE confirma a subida da taxa de inflação para 2,3% em janeiro. Pedro Nuno Santos não se mostra preocupado com estes dados e acusa a Aliança Democrática de acreditar "no milagre do choque fiscal".
Emprego

Recuperação dos menos qualificados suporta emprego

Governo diz que ganho no emprego menos qualificado ainda é efeito da recuperação da pandemia e que peso dos mais qualificados subiu. É preciso "acompanhar" o crescimento dos segundos empregos.
Crescimento Económico

PIB cresce 2,3% em 2023

A economia portuguesa cresceu 0,8% no quarto trimestre face ao terceiro trimestre. No conjunto do ano o PIB subiu 2,3%, valor que o FMI acertou.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada