Olá

874kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Jaime Nogueira Pinto

O Bom, o Mau e o Vilão

Marcelo desculpa a "violência do bem"

Jaime Nogueira Pinto (que foi boicotado), João Ferreira (que lembrou o socialismo real) e o Presidente da República (que não condenou os radicais) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Noticiário

21h. Boicote a Nogueira Pinto."É um disparate"

O politólogo considera que "proibir eventos e palavras acaba por ser contraproducente": traz mais pessoas. Ainda, Borrell pede que se evitem especulações sobre a data de adesão da Ucrânia à UE.
Resposta Pronta

"Há um incremento de radicalização da política"

"É preciso cuidado à direita e à esquerda". Pacheco Pereira reage à tentativa de boicote da presença de Nogueira Pinto na Feira do Livro Independente de Arroios: "nunca me passou pela cabeça não ir".
Resposta Pronta

"Já está tudo farto de políticas de cancelamento"

A reação de Nogueira Pinto à tentativa de boicote da sessão final da Feira do livro independente por causa da sua presença: "proibir pessoas de falar é um disparate. seja à direita ou à esquerda".
Literatura

Nogueira Pinto. Ameaça de boicote não trava sessão

Parte dos editores arrumaram bancas mais cedo, mas sessão de encerramento da Feira do Livro de Arroios, com Nogueira Pinto e Pacheco Pereira, decorreu com total normalidade — e sem a pateada prevista.
Política

Jaime Nogueira Pinto volta à Academia Observador

O politólogo falará em Outubro sobre a direita e as direitas.
Emissão Especial

Espanha. "PP está mais curto do que se pensava"

A análise de Jaime Nogueira Pinto aos primeiros números das eleições gerais. O politólogo fala num "PP curto", mas diz que ainda "é cedo para fazer previsões".
Língua Portuguesa

A Língua Portuguesa não é só a nossa pátria

É uma língua grande e plástica e plural e aberta como toda a vida que vale a pena ser vivida. Vive nas palavras dos escritores e até nas dos que são um bocado disso tudo ou dos que não são nada disso.
Conversas à Quinta

A língua portuguesa, ela que quase cresce de noite

Pela primeira vez celebrámos o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Uma boa oportunidade para conversar sobre uma língua que, falada por 260 milhões, continua a expandir-se sem que se faça por isso
Conversas à Quinta

O estranho nascimento do PCP foi já há 99 anos

A data oficial é 6 de Março de 1921, mas o PCP de então ainda não era bem comunista e os seus primeiros líderes tiveram uma bizarra evolução política - um para o catolicismo, outro para o Estado Novo.
Conversas à Quinta

Joe Biden pode ser um forte adversário para Trump

Depois da "super terça-feira", a disputa no campo democrata ficou reduzida a Sanders e Biden, mas a vantagem parece ser do antigo vice-presidente, o qual parece ser um candidato capaz de bater Trump.
Conversas à Quinta

Como o Islão radical ameaça o norte de Moçambique

A presença da religião muçulmana não é nova no norte de Moçambique e é bom perceber como lá chegou e criou raizes para entender o alcance do terrorismo islamista que atormenta a região de Cabo Delgado
Conversas à Quinta

100 anos depois, como na Alemanha nasceu o nazismo

Foi há 100 anos que foi fundado o partido nazi, abrindo um capítulo sombrio da história europeia cujo negrume só se tornaria mesmo perceptível 25 anos depois, quando se abriram as portas de Auschwitz.
Conversas à Quinta

Foi há 70 anos que Salazar começou a perder Goa

A invasão do Estado de Goa só ocorreria em 1961, mas foi em 1950 que tudo começou. Com o pedido de negociações pela União Indiana e com o fim do Padroado do Oriente. Salazar só conseguiu adiar o inevitável.
Conversas à Quinta

Líbia, um barril de pólvora às portas da Europa

Ninguém parece capaz de dominar a situação na Líbia, onde grassa uma guerra civil que torna ingovernável o país por onde passam vagas de migrantes em direcção à Europa. A desunião diplomática é total.
Conversas à Quinta

Até onde Scruton "scrutonizou" direita e esquerda?

Roger Scruton interveio em quase todos os debates da contemporaneidade, tendo tido uma influência que ultrapassou muito os limites da sua Inglaterra e o fez ser respeitado até por quem dele discordava
Conversas à Quinta

Irão: será que podemos voltar a dormir sossegados?

O que levou Trump a ordenar uma acção tão radical como o assassinato de um general iraniano? E como explicar a contenção da reação de Teerão? Será que agora se vai poder voltar à mesa das negociações?
Conversas à Quinta

2019: o ano de Greta, de Boris e do impeachment

2019 foi o ano de Greta Thunberg e do activismo climático, mas também o ano do impeachment de Trump e da subida da tensão com a China, dos heróis de Hong Kong e da vitória esmagadora de Boris Johnson.
Conversas à Quinta

Todos subestimaram Boris Johnson. Não os eleitores

A vitória de Boris Johnson nas eleições britânicas não surpreendeu, mas a sua dimensão sim. Como é que alguém que todos desprezavam conseguiu tanto sucesso? Porque percebeu o que queriam os eleitores.
Conversas à Quinta

NATO: A crua desarmonia da cimeira dos 70 anos

As relações entre os parceiros da NATO já não eram as melhores, mas a cimeira era quase só simbólica: 70 anos de Aliança Atlântica. Mas de entrevistas ácidas a conversas a despropósito, houve de tudo.
Conversas à Quinta

Muitos livros diferentes para oferecer este Natal

Todos os anos trazemos aqui as nossas sugestões de livros. Não são os livros do ano mas são boas recomendações de leitura. Livros ainda a tempo de escolher para oferecer (ou comprar para si) este Natal
Conversas à Quinta

Angola: o fim do estado de graça de João Lourenço?

João Lourenço é Presidente de Angola há pouco mais de dois anos mas os resultados tardam a chegar. A abertura política não trouxe mais riqueza e há descontentamento nas ruas. Poderia ser diferente?
Conversas à Quinta

O que quer o povo nas ruas da América Latina?

Na Bolívia os protestos populares contra a fraude eleitoral levaram à queda de Evo Morales. Agora são os seus apoiantes que ocupam as ruas. No Chile os protestos surpreenderam tudo e todos. Porquê?
Conversas à Quinta

O Muro caiu, mas afinal a História não acabou

30 anos depois a Alemanha está menos reunificada do que se imaginaria. E se o trauma do comunismo ainda marca os dias na Europa Central e do Leste, o triunfo da democracia liberal continua incompleto.
Conversas à Quinta

A Catalunha tem o resto de Espanha aprisionado

A questão catalã tomou conta da política espanhola e ameaça continuar a bloquear qualquer solução de governo. Regresso às raizes históricas e contemporâneas de um conflito sem fim. Um conflito eterno?
Conversas à Quinta

Quem tem mais História: Portugal ou a Catalunha?

Portugal é uma dos Estados independentes mais antigos da Europa, a Catalunha é a nação que nunca chegou a ser um Estado independente. Será mesmo possível comparar a História das duas nações ibéricas?
Conversas à Quinta

Direita, esquerda: que valem ainda estas palavras?

Vivemos um tempos pós-ideológico, submetido aos métodos do populismo? Ou as tradições centenárias de "ser de esquerda" e "ser de direita" ainda fazem sentido? Viagem ao passado para explicar o presente
Conversas à Quinta

Que História querem ensinar nas nossas escolas?

A nova disciplina "História, Culturas e Democracia" “serve-se da História” para atingir um objetivo "militante, não científico". Também "não aceita símbolos nacionais" e defende a penitência dos povos
Conversas à Quinta

O adeus a Chirac, Mugabe, Ben Ali: luzes e sombras

Jacques Chirac. Robert Mugabe. Ben Ali. Os três morreram no passado mês de setembro, quase tudo parece separá-los ou será que não? Luzes e sombras de três políticos que marcaram (muito) os seus países
Conversas à Quinta

Como a China de Mao se fez a China de Xi Jinping

70 anos depois da fundação da República Popular da China, o sucesso económico do regime de Xi Jinping contrasta com os desastres do maoismo, mas não o suficiente para o regime renegar as suas raízes.
Conversas à Quinta

O pecado da carne na Universidade de Coimbra

Como foi possível a mais antiga universidade do país tomar uma decisão sem a fundamentar cientificamente? E como é que uma jovem sueca é de repente mais importante que todos os líderes do mundo?
Conversas à Quinta

O dia em que União Soviética invadiu a Polónia

Todos se recordam do dia em que a Alemanha invadiu a Polónia, poucos lembram aquele em que a URSS tratou de ficar com o seu quinhão do país que Hitler e Estaline tinham secretamente dividido entre si.
Conversas à Quinta

África do Sul: quem silencia a violência xenófoba?

Sul-africanos contra nigerianos, moçambicanos, zimbabweanos. E vice-versa. A violência xenófoba regressou à África do Sul, mas ninguém fala dela. Nem dos outros sinais da crise que faz tremer o regime
Conversas à Quinta

Itália: Salvini perdeu hoje para ganhar amanhã?

Salvini derrubou o Governo apostando em ganhar as eleições, mas uma aliança improvável atirou-o para a oposição. Será o fim de um político demasiado sôfrego ou uma oportunidade para voltar mais forte?
Conversas à Quinta

1969: o logro das primeiras eleições do marcelismo

Marcelo Caetano substituíra Salazar há um ano, queria liberalizar mas não acreditava na democracia. Mesmo assim as eleições de 1969 para a Assembleia Nacional foram muito diferentes das anteriores.
Conversas à Quinta

Como a Grécia mudou para ficar no mesmo sítio

Que foi que mudou na paisagem política grega nos quatro anos de governo Syriza? Será que mudaram apenas os actores, mas persiste a velha bipolarização e as antigas linhagens políticas? Parece que sim.
Conversas à Quinta

Boris partiu a loiça e agora quer colar os cacos

Boris Johnson chega a primeiro-ministro do Reino Unido num momento muito difícil, e não apenas por causa do Brexit. Imprevisível, carismático, vai tentar o que todos pensam ser impossível. Mas ele não
Conversas à Quinta

Regressa um clássico: livros para ler nas férias

Desta vez houve um pouco de tudo, de biografias a clássicos portugueses, passando por livros que recordam como eram os jogos de outros tempos e leituras que ajudam a conhecer Portugal e a sua história
Conversas à Quinta

Coreografias à margem de uma cimeira do G20

Desde um aperto de mão na zona desmilitarizada entre as duas Coreia ao recuo de Trump na guerra comercial com a China, passando pela conspiração falhada do directório europeu, houve de tudo neste G20.
Conversas à Quinta

Trump já entrou na corrida. Poderá ser reeleito?

As eleições serão só em Novembro de 2020, mas Trump já anunciou a recandidatura. E do lado democrata há uma vintena de candidatos no terreno. Numa América profundamente dividida, tudo pode acontecer.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.