Jaime Nogueira Pinto
Língua Portuguesa
A Língua Portuguesa não é só a nossa pátria /premium
É uma língua grande e plástica e plural e aberta como toda a vida que vale a pena ser vivida. Vive nas palavras dos escritores e até nas dos que são um bocado disso tudo ou dos que não são nada disso.
Conversas à Quinta
A língua portuguesa, ela que quase cresce de noite
Pela primeira vez celebrámos o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Uma boa oportunidade para conversar sobre uma língua que, falada por 260 milhões, continua a expandir-se sem que se faça por isso
Conversas à Quinta
O estranho nascimento do PCP foi já há 99 anos
A data oficial é 6 de Março de 1921, mas o PCP de então ainda não era bem comunista e os seus primeiros líderes tiveram uma bizarra evolução política - um para o catolicismo, outro para o Estado Novo.
Conversas à Quinta
Joe Biden pode ser um forte adversário para Trump
Depois da "super terça-feira", a disputa no campo democrata ficou reduzida a Sanders e Biden, mas a vantagem parece ser do antigo vice-presidente, o qual parece ser um candidato capaz de bater Trump.
Conversas à Quinta
Como o Islão radical ameaça o norte de Moçambique
A presença da religião muçulmana não é nova no norte de Moçambique e é bom perceber como lá chegou e criou raizes para entender o alcance do terrorismo islamista que atormenta a região de Cabo Delgado
Conversas à Quinta
100 anos depois, como na Alemanha nasceu o nazismo
Foi há 100 anos que foi fundado o partido nazi, abrindo um capítulo sombrio da história europeia cujo negrume só se tornaria mesmo perceptível 25 anos depois, quando se abriram as portas de Auschwitz.
Conversas à Quinta
Foi há 70 anos que Salazar começou a perder Goa
A invasão do Estado de Goa só ocorreria em 1961, mas foi em 1950 que tudo começou. Com o pedido de negociações pela União Indiana e com o fim do Padroado do Oriente. Salazar só conseguiu adiar o inevitável.
Conversas à Quinta
Líbia, um barril de pólvora às portas da Europa
Ninguém parece capaz de dominar a situação na Líbia, onde grassa uma guerra civil que torna ingovernável o país por onde passam vagas de migrantes em direcção à Europa. A desunião diplomática é total.
Conversas à Quinta
Até onde Scruton "scrutonizou" direita e esquerda?
Roger Scruton interveio em quase todos os debates da contemporaneidade, tendo tido uma influência que ultrapassou muito os limites da sua Inglaterra e o fez ser respeitado até por quem dele discordava
Conversas à Quinta
Irão: será que podemos voltar a dormir sossegados?
O que levou Trump a ordenar uma acção tão radical como o assassinato de um general iraniano? E como explicar a contenção da reação de Teerão? Será que agora se vai poder voltar à mesa das negociações?
Conversas à Quinta
2019: o ano de Greta, de Boris e do impeachment
2019 foi o ano de Greta Thunberg e do activismo climático, mas também o ano do impeachment de Trump e da subida da tensão com a China, dos heróis de Hong Kong e da vitória esmagadora de Boris Johnson.
Conversas à Quinta
Todos subestimaram Boris Johnson. Não os eleitores
A vitória de Boris Johnson nas eleições britânicas não surpreendeu, mas a sua dimensão sim. Como é que alguém que todos desprezavam conseguiu tanto sucesso? Porque percebeu o que queriam os eleitores.
Conversas à Quinta
NATO: A crua desarmonia da cimeira dos 70 anos
As relações entre os parceiros da NATO já não eram as melhores, mas a cimeira era quase só simbólica: 70 anos de Aliança Atlântica. Mas de entrevistas ácidas a conversas a despropósito, houve de tudo.
Conversas à Quinta
Muitos livros diferentes para oferecer este Natal
Todos os anos trazemos aqui as nossas sugestões de livros. Não são os livros do ano mas são boas recomendações de leitura. Livros ainda a tempo de escolher para oferecer (ou comprar para si) este Natal
Conversas à Quinta
Angola: o fim do estado de graça de João Lourenço?
João Lourenço é Presidente de Angola há pouco mais de dois anos mas os resultados tardam a chegar. A abertura política não trouxe mais riqueza e há descontentamento nas ruas. Poderia ser diferente?
Conversas à Quinta
O que quer o povo nas ruas da América Latina?
Na Bolívia os protestos populares contra a fraude eleitoral levaram à queda de Evo Morales. Agora são os seus apoiantes que ocupam as ruas. No Chile os protestos surpreenderam tudo e todos. Porquê?
Conversas à Quinta
O Muro caiu, mas afinal a História não acabou
30 anos depois a Alemanha está menos reunificada do que se imaginaria. E se o trauma do comunismo ainda marca os dias na Europa Central e do Leste, o triunfo da democracia liberal continua incompleto.
Conversas à Quinta
A Catalunha tem o resto de Espanha aprisionado
A questão catalã tomou conta da política espanhola e ameaça continuar a bloquear qualquer solução de governo. Regresso às raizes históricas e contemporâneas de um conflito sem fim. Um conflito eterno?
Conversas à Quinta
Quem tem mais História: Portugal ou a Catalunha?
Portugal é uma dos Estados independentes mais antigos da Europa, a Catalunha é a nação que nunca chegou a ser um Estado independente. Será mesmo possível comparar a História das duas nações ibéricas?
Conversas à Quinta
Direita, esquerda: que valem ainda estas palavras?
Vivemos um tempos pós-ideológico, submetido aos métodos do populismo? Ou as tradições centenárias de "ser de esquerda" e "ser de direita" ainda fazem sentido? Viagem ao passado para explicar o presente
Conversas à Quinta
Que História querem ensinar nas nossas escolas?
A nova disciplina "História, Culturas e Democracia" “serve-se da História” para atingir um objetivo "militante, não científico". Também "não aceita símbolos nacionais" e defende a penitência dos povos
Conversas à Quinta
O adeus a Chirac, Mugabe, Ben Ali: luzes e sombras
Jacques Chirac. Robert Mugabe. Ben Ali. Os três morreram no passado mês de setembro, quase tudo parece separá-los ou será que não? Luzes e sombras de três políticos que marcaram (muito) os seus países
Conversas à Quinta
Como a China de Mao se fez a China de Xi Jinping
70 anos depois da fundação da República Popular da China, o sucesso económico do regime de Xi Jinping contrasta com os desastres do maoismo, mas não o suficiente para o regime renegar as suas raízes.
Conversas à Quinta
O pecado da carne na Universidade de Coimbra
Como foi possível a mais antiga universidade do país tomar uma decisão sem a fundamentar cientificamente? E como é que uma jovem sueca é de repente mais importante que todos os líderes do mundo?
Conversas à Quinta
O dia em que União Soviética invadiu a Polónia
Todos se recordam do dia em que a Alemanha invadiu a Polónia, poucos lembram aquele em que a URSS tratou de ficar com o seu quinhão do país que Hitler e Estaline tinham secretamente dividido entre si.
Conversas à Quinta
África do Sul: quem silencia a violência xenófoba?
Sul-africanos contra nigerianos, moçambicanos, zimbabweanos. E vice-versa. A violência xenófoba regressou à África do Sul, mas ninguém fala dela. Nem dos outros sinais da crise que faz tremer o regime
Conversas à Quinta
Itália: Salvini perdeu hoje para ganhar amanhã?
Salvini derrubou o Governo apostando em ganhar as eleições, mas uma aliança improvável atirou-o para a oposição. Será o fim de um político demasiado sôfrego ou uma oportunidade para voltar mais forte?
Conversas à Quinta
1969: o logro das primeiras eleições do marcelismo
Marcelo Caetano substituíra Salazar há um ano, queria liberalizar mas não acreditava na democracia. Mesmo assim as eleições de 1969 para a Assembleia Nacional foram muito diferentes das anteriores.
Conversas à Quinta
Como a Grécia mudou para ficar no mesmo sítio
Que foi que mudou na paisagem política grega nos quatro anos de governo Syriza? Será que mudaram apenas os actores, mas persiste a velha bipolarização e as antigas linhagens políticas? Parece que sim.
Conversas à Quinta
Boris partiu a loiça e agora quer colar os cacos
Boris Johnson chega a primeiro-ministro do Reino Unido num momento muito difícil, e não apenas por causa do Brexit. Imprevisível, carismático, vai tentar o que todos pensam ser impossível. Mas ele não
Conversas à Quinta
Regressa um clássico: livros para ler nas férias
Desta vez houve um pouco de tudo, de biografias a clássicos portugueses, passando por livros que recordam como eram os jogos de outros tempos e leituras que ajudam a conhecer Portugal e a sua história
Conversas à Quinta
Coreografias à margem de uma cimeira do G20
Desde um aperto de mão na zona desmilitarizada entre as duas Coreia ao recuo de Trump na guerra comercial com a China, passando pela conspiração falhada do directório europeu, houve de tudo neste G20.
Conversas à Quinta
Trump já entrou na corrida. Poderá ser reeleito?
As eleições serão só em Novembro de 2020, mas Trump já anunciou a recandidatura. E do lado democrata há uma vintena de candidatos no terreno. Numa América profundamente dividida, tudo pode acontecer.
Conversas à Quinta
Espanha: Juan Carlos saiu de cena, não da História
O rei emérito abandonou todas as suas funções oficiais. Magoado? Sozinho? Pouco importa quando nos recordamos dos sucessos políticos de um reinado tido por impossível numa Espanha por fim democrática.
Conversas à Quinta
A Índia a caminho de ser um Estado confessional?
A Índia é a maior democracia do mundo e acaba de dar a segunda maioria absoluta a um partido de base hindu e passado extremista. Será que depois dos "estados islâmicos" vamos ter um "estado induista"?
Conversas à Quinta
Uma Europa mais fragmentada é mais ingovernável?
Das eleições europeias saiu um Parlamento mais fragmentado, de geometrias muito variáveis e visões muito contraditórias. Os acordos prevêem-se mais difíceis, sobretudo quando chegar a próxima crise.
Conversas à Quinta
O debate sobre a Europa que não houve em Portugal
Nos nossos debates para as eleições europeias falou-se pouco de Europa. Em contrapartida a esta mesa só se falou de Europa e de como estas eleições podem mudar, ou não, o futuro da União Europeia.
Conversas à Quinta
América e Irão medem forças. Bluff ou ameaça real?
Sanções mais duras, porta-aviões a caminho, retórica em alta. Do outro lado, atentados e ataques com drones. Até onde irá a escalada de tensão no Golfo Pérsico onde EUA e Irão testam limites?
Conversas à Quinta
De onde vieram as bombas que mataram cristãos?
As bombas visaram os cristãos, até numa igreja construída pelos portugueses, mas o reaparecimento do Estado Islâmico indica que a sua derrota na Síria pode ter espalhado terroristas por todo o mundo.
Conversas à Quinta
Como o primeiro fascismo nasceu há 100 anos
Foi há 100 anos em Milão e a reunião só mereceu uma breve nota no diário da cidade. Mas três anos e meio depois Mussolini tomava ao poder, ele que fora um socialista radical e revolucionário
Conversas à Quinta
Porque se discute ainda no Brasil o golpe de 1964?
A vontade de Bolsonaro de celebrar o golpe de 1964 causou mal-estar entre os próprios militares e mobilizou protestos da oposição. 55 anos depois nem toda a poeira assentou sobre a herança da ditadura
Conversas à Quinta
A guerra acabou há 80 anos, Espanha não a esqueceu
A Guerra Civil de Espanha acabou há 80 anos, mas há feridas e divisões que não desapareceram. E a memória de Franco nem é o maior dos problemas: o drama aparentemente irresolúvel é o dos nacionalismos
Conversas à Quinta
Porque é tão difícil governar a Guiné-Bissau?
O PAIGC ganhou as eleições mas não é certo que consiga ser governo. Num país feito de etnias rivais e sem unidade religiosa ou linguística, teimará a estabilidade política em ser miragem inatingível?
Conversas à Quinta
A Argélia hesita entre a autocracia e a democracia
Bouteflika preparava a reeleição para um quinto mandato presidencial, mas os protestos populares fizeram-no desistir. Só que também ninguém esquece como a democracia dos anos 1990 terminou em tragédia
Conversas à Quinta
NATO: aos 70 anos será que o passado tem futuro?
A NATO nasceu para ter os americanos na Europa Ocidental e os soviéticos longe dela. Agora que perfaz 70 anos os russos voltam a estar por cá, os americanos não se sabe. O passado não garante o futuro
Conversas à Quinta
A China já voltou a comportar-se como um império
Há 40 anos que Portugal reconhecia a República Popular da China, na prática iniciando o processo de saída de Macau. E foi nestas quatro décadas que o Império do Meio voltou a ver-se no centro do Mundo
Conversas à Quinta
Só a lealdade dos militares mantém Maduro no poder
O braço de ferro na Venezuela resolver-se-á na Venezuela e dependerá, no limite, dos militares. Continuarão submissos e leais a Maduro, mesmo tendo de reprimir o povo? Ou vão dividir-se e revoltar-se?
Conversas à Quinta
Fernão de Magalhães, herói, génio, traidor? Tudo
500 anos após o início da 1ª viagem de circum-navegação, Portugal e Espanha ora disputam, ora partilham a glória do feito de Fernão de Magalhães. Como há meio milénio disputavam o domínio das Molucas.
Conversas à Quinta
A revolta em que os monárquicos perderam de vez
A "Monarquia do Norte" foi a mais bem conseguida das revoltas monárquicas, mas a sua derrota representou o fim definitivo das aspirações à restauração da causa real em Portugal. Faz agora 100 anos.
Conversas à Quinta
RD do Congo, coração de África, coração das trevas
Imenso país no coração de África, a RD do Congo tem uma história trágica de guerras civis e tiranias de que poderia sair com as eleições agora realizadas. Mas todos suspeitam de nova fraude eleitoral.
Conversas à Quinta
Versailles, uma paz que levou à pior das guerras
Há 100 anos, em Paris, começavam as negociações para a paz que devia acabar com todas as guerras. Mas o Tratado de Versailles consagraria injustiças que levariam ao mais terrível de todos os conflitos
Conversas à Quinta
O que podemos esperar (e devemos recear) de 2019?
Turbulência em Espanha. Umas eleições europeias imprevisíveis num tempo pós-Merkel. A novidade de uma América dividida entre Trump e uma oposição democrata. E o sempre presente desafio das migrações.
Conversas à Quinta
O poder tem de se reencontrar com a cidadania
Os "gillets jaunes" abalam a França. Uma eleição na Andaluzia tem o efeito de um terramoto. E o Brexit é como um cavalo louco. É tempo de o poder democrático compreender porque se revoltam os cidadãos
Conversas à Quinta
Uma mesa cheia de livros para o seu Natal
A selecção dos melhores livros de 2018 e, também, de alguns que iriam bem com o seu Natal. No total um pouco mais de dúzia e meia de boas sugestões, desta vez todas em português. Para ver e depois ler
Conversas à Quinta
Touradas, caça e pesca: civilização ou barbárie?
Sem caça não seríamos Homo sapiens, sem criação de gado não haveria sedentarização. Milénios de arte, cultura e civilização reflectem essa história que o "animalismo" contemporâneo parece não entender
Conversas à Quinta
Patriotismo é assim tão diferente de nacionalismo?
Macron, nas comemorações do centenário do fim da I Guerra, pediu mais patriotismo e menos nacionalismo. Pretexto para revisitar a história destes dois conceitos ao longo de dois conturbados séculos.
Conversas à Quinta
Como fica a América de Trump depois das eleições?
As eleições intercalares nos EUA mudaram a paisagem política e Trump passou a ter uma maioria hostil na Câmara dos Representantes. Mas será que isso fará mudar a sua forma de governar? Não é provável.
Conversas à Quinta
Vamos ter um governo Bolsonaro ou um governo Moro?
Será que Sérgio Moro, o juiz que prendeu Lula, vai ter poder como ministro da Justiça para combater a corrupção e o crime? É difícil. Mas também não é claro que o PT possa tirar partido desta escolha.
Conversas à Quinta
A morte de um jornalista que abala o Médio Oriente
O príncipe que quer reformar a Arábia Saudita é um déspota que não olha a meios ou escrúpulos. Agora terá ido longe demais, mas a "verdade" sobre a morte de Khashoggi será a que os diplomatas quiserem
Conversas à Quinta
As novas paisagens políticas da Europa
Nas eleições da Baviera não foi só o partido anti-imigração que ganhou, a AfD: também ganhou o partido pró-imigração, Os Verdes. Mas perderam os partidos de sempre. Que nova realidade política é esta?
Conversas à Quinta
Já não podemos ensinar a nossa História livremente
Um relatório do Conselho da Europa faz reparos à forma como se ensina a nossa História no ensino básico, tudo em nome da agenda de um activismo que até discute a narrativa da descoberta do Novo Mundo.
Conversas à Quinta
O Brasil corre mesmo o risco duma ruptura radical
De um lado o país petista e lulista com Haddad. Do outro o país anti-petista que está condenado a Bolsonaro. O centro político colapsou. Volta a falar-se dos militares. O Brasil vai aguentar a tensão?
Conversas à Quinta
Em que acreditava realmente Franco Nogueira?
Foi ministro dos Negócios Estrangeiros no período crítico das guerras em África e defendeu com vigor a política externa e ultramarina de Salazar, tudo sem deixar de ser um intelectual republicano.
Conversas à Quinta
Angola, os segredos de uma ruptura na continuidade
José Eduardo dos Santos saiu por fim da liderança do MPLA e o poder de João Lourenço é agora indiscutível. Em Angola vive-se uma delicada, complexa mas decisiva espécie de "ruptura na continuidade".
Conversas à Quinta
Porque há tão poucos políticos como John McCain?
A morte de John McCain foi um momento em que muitos norte-americanos recordaram um tempo em que a política era vivida com intensidade mas com patriotismo. Por que foi que esses tempos desapareceram?
Conversas à Quinta
Como o primeiro Marcelo não chegou a ser Marcelo
Há 50 anos Marcelo Caetano chega por fim ao poder. Não era o único possível sucessor, nem o preferido do Presidente. Tentou a bissetriz entre conservadores e reformadores, mas isso já era impossível.
Conversas à Quinta
Salazar, uma cadeira e a lenta agonia de um regime
Onde estavam quando Salazar caiu da cadeira? Onde estavam nesse mês de Agosto de há 50 anos em que o regime acabou sem saber que estava a acabar? Os dias do fim de quem teimava em não deixar o poder.
Conversas à Quinta
Mistérios de Trump, esse grande desestabilizador
Um elefante numa loja de porcelanas? À primeira vista, sim. Mas não só. Trump viola todas as regras da conduta diplomática, mas as rupturas com a ordem ocidental são menores do que muitas vezes se diz
Conversas à Quinta
Livros de férias: uma mesa cheia de boas sugestões
Ensaios sobre os tempos que correm, biografias, memórias e livros de história, alguma literatura e até livros de viagens. Foram muitas e muito variadas as boas sugestões de livros para ler nas férias.
Conversas à Quinta
O dilema de imigração explicado ao povo. E à elite
Poucos temas são tão complexos, e tão difíceis de resolver, e poucos se prestam tanto a simplifações demagógicas. Viagem às fronteiras da controvérsia, às lições da História, aos desafios da geografia
Conversas à Quinta
O que é que ainda resta da direita e da esquerda?
Faz ainda sentido ordenar o espaço político em esquerda e direita? Podem a social-democracia e a democracia-cristã conservar a hegemonia que tiveram desde o pós-guerra? Perguntas de resposta difícil.
Conversas à Quinta
Itália, Espanha, ou as surpresas do sul da Europa
Uma coligação improvável em Itália que inquieta Bruxelas. Um reviravolta inesperada em Espanha. A Alemanha a regressar ao palco europeu e a refrear Macron. São tempos interessantes estes que vivemos.
Conversas à Quinta
Sal, pimenta e feminismo q.b. num casamento real
A monarquia britânica aprendeu a usar a televisão e soube integrar a modernidade numa tradição secular. Mais: seguiu os tempos, estando à frente, como mostrou o génio deste fascinante casamento real.
Conversas à Quinta
Maio de 1968, a revolução que não foi, mas venceu /premium
Maio de 1968 não chegou a ser uma revolução, até porque não tinha revolucionários, tinha contestatários. Talvez por isso mesmo ainda seja o ícone de uma geração saudosista dos tempos em que era jovem.
Conversas à Quinta
Porque é que ainda discutimos Marx 200 anos depois
Karl Marx nasceu há 200 anos e o seu pensamento marcou indelevelmente o século XX. Com a queda do socialismo real disse-se que seria esquecido, mas não foi assim pois o seu espectro ainda paira por aí
Conversas à Quinta
Que museu gostava de ver? Que tal das Descobertas?
Polémica. Um Museu da História de Portugal? Seria excelente. Das Descobertas? Também faz falta. O que não faz falta é um debate importado que menoriza o que os portugueses fizeram nos séculos XV e XVI
Conversas à Quinta
O estranho ataque à Síria onde não morreu ninguém
Um raide cirúrgico e com pré-aviso, como se fosse só para assinar o ponto (ou mostrar os novos arsenais?). Depois, a reacção comedida da Síria e da Rússia. Porque foi tão estranho este ataque à Síria?
Conversas à Quinta
Compreender a Hungria para compreender Órban
O sentimento nacional que Viktor Órban explorou nas eleições húngaras tem raízes na singularidade do povo magiar e numa memória histórica algo traumática. A UE fará mal se ignorar estas circunstâncias
Conversas à Quinta
Há fuga do caldeirão da República Centro-Africana?
Este fim-de-semana soldados portugueses viram-se envolvidos num tiroteio na República Centro-Africana, Mas que estão eles lá a fazer? E há esperança para um país disfuncional em perpétua guerra civil?
Conversas à Quinta
O que é o putinismo? Para onde é que ele nos leva?
Putin foi de novo eleito Presidente da Rússia, consolidando um regime centrado no culto do homem forte e que desdenha as regras das democracias liberais. Um regime com muitos inesperados admiradores.
Conversas à Quinta
O que é o putinismo? Para onde é que ele nos leva?
Putin foi de novo eleito Presidente da Rússia, consolidando um regime centrado no culto do homem forte e que desdenha as regras das democracias liberais. Um regime com muitos inesperados admiradores.
Conversas à Quinta
Itália, ou ter toda a imaginação política do mundo
A Itália continua a ser um inesgotável laboratório de imaginação política capaz de surpreender os mais experientes. O que se entende ou não fosse o país de Maquiavel, Mussolini, Andreotti e Berlusconi
Conversas à Quinta
Devemos pedir desculpa pelo nosso passado?
Marcelo visitou em São Tomé o monumento às vítimas do massacre de Batepá, ocorrido em 1956. Houve uma homenagem, não um pedido de desculpa. Mas será que se deve pedir desculpa pela História dos povos?
Conversas à Quinta
As crises silenciosas que desestabilizam a Europa
Nunca foi tão difícil formar um Governo na Alemanha e nunca Merkel esteve tão fragilizada. Nunca se imaginou que Berlusconi regressasse e fosse o menor dos males em Itália. Que se passa na Europa?
Conversas à Quinta
Córsega: os desafios de mais um nacionalismo
Macron esteve esta semana na Córsega, a ilha francesa onde os partidos autonomistas e independentistas têm maioria. Fez poucas concessões mas abriu a porta a uma excepcionalidade corsa na Constituição
Conversas à Quinta
Trump reinventou-se? Não: reinventou a Casa Branca
Para surpresa geral, o primeiro discurso do Estado da União de Trump até foi "presidencial". Mas o que é que isso significa? Que a Presidência Trump mudou mais na forma do que nas políticas de fundo.
Conversas à Quinta
Estará a Espanha a entrar num beco sem saída?
Ninguém sabe como sair do impasse criado pela crise catalã. E também ninguém sabe como será a Espanha governada se o Ciudadanos se tornar o maior partido. É um tempo de incerteza e de muitos perigos.
Conversas à Quinta
E se o Ultimato não tiver sido tão mau como isso?
A 11 de Janeiro de 1890 o Reino Unido obrigou Portugal a renunciar ao sonho do mapa cor-de-rosa. Mesmo assim a África colonial portuguesa foi um milagre para um país de apenas 5 milhões de habitantes.
Conversas à Quinta
Foi há 600 anos que tudo começou. Em Porto Santo
Foi em 1418. Depois da tomada de Ceuta, a descoberta e colonização de Porto Santo e da Madeira. Começava a gesta dos Descobrimentos. Mas porque é que Portugal se virou para o Atlântico e o mar aberto?
Conversas à Quinta
Haverá esperança de reformas democráticas no Irão?
Multiplicam-se as manifestações de protesto no Irão e acentua-se a repressão. O quadro político ainda não é claro num país onde há complexo jogo de poderes mas que, em última análise, é uma teocracia.
Conversas à Quinta
Trump mudou mesmo a política externa. E agora EUA?
A América de Trump tem uma nova Estratégia de Segurança Nacional que marca a ruptura com a tradição recente do país. Mas qual o real significado para o mundo deste anunciado "realismo com princípios"?
Conversas à Quinta
Sidónio Pais, o presidente-rei que fascinou Pessoa
Sidónio Pais tomou o poder há 100 anos, morreu há 99. Foi um cometa na I República, um líder carismático que criou o sidonismo. Poderia ele ter antecipado o fascismo se não tivesse sido assassinado?
Conversas à Quinta
Uma montanha de livros para o seu Natal
Foram muitos os livros que tivemos em cima da mesa para o habitual programa de sugestões de Natal. Nele houve um pouco de tudo, da história à biografia, do ensaio ao romance e à ciência. A não perder.
Conversas à Quinta
Crise política alemã. Normalidade ou inquietação?
De repente Angela Merkel não conseguiu formar o governo que estava a negociar. Agora talvez seja obrigada a uma coligação original: a de cristãos-democratas e sociais-democratas, mais Emmanuel Macron.
Conversas à Quinta
Que responsabilidades traz ser português no Mundo?
Uma edição especial, gravada em Macau, e a mais difícil das perguntas: como ser hoje português no Mundo? Nos confins do que foi um império, olhámos o futuro lembrando o que é singular no nosso passado
Conversas à Quinta
Arábia Saudita: o enigma de um príncipe reformista
Um príncipe herdeiro de 32 anos que parece querer reformar o reino. A escalada da tensão com o Irão e os países vizinhos. Na Casa dos Saud há muito mistério por decifrar, mas com muito petróleo dentro
Conversas à Quinta
Populismos e nacionalismos: triunfo ou ocaso?
Um ano depois da eleição de Trump, como vamos de populistas e nacionalismos? Tempo de balanço de um ano com muitas eleições (Holanda, França, Alemanha, Áustria, República Checa) e algumas surpresas.
Conversas à Quinta
O dia em que Israel começou a nascer
Uma simples folha de papel assinada por Lord Balfour, MNE do Reino Unido. A 2 de Novembro de 1917 os judeus viam reconhecido o seu direito a um "lar nacional" na Palestina. Depois tudo seria diferente
Conversas à Quinta
O golpe de Lenine que fez a Revolução de Outubro
A Revolução de Outubro mudou o mundo há 100 anos. Era ele inevitável? Ou foi antes obra do génio de Lenine? Certo é que a ilusão comunista se revelou uma tragédia, de que a Rússia ainda não recuperou.
Conversas à Quinta
O milagre do Sol e anticlericalismo na I República
A 13 de Outubro de 1917 milhares de pessoas assistiram em Fátima ao chamado "milagre do Sol". Mas seria Fátima possível sem o anticlericalismo da I República e as novas orientações da Igreja Católica?
Conversas à Quinta
Há uma nova Angola com João Lourenço?
O que muda em Angola com o novo Presidente? Num Conversas à Quinta gravado no início de outubro, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto explicam quem é João Lourenço.
Conversas à Quinta
A História e a política numa guerra de estátuas
Que heróis merecem estátuas? E que estátuas devem ser derrubadas? Memória e identidades numa luta política que abala os Estados Unidos, como já abalou outras democracias, da Espanha à Europa de Leste.
Conversas à Quinta
Um filme que nos mostra uma guerra sem heróis
Pode uma batalha que resultou de uma derrota humilhante ser motivo de orgulho nacional? Pode. No filme Dunkerque não há heróis individuais, antes histórias de um povo que não se rendeu. O britânico.
Conversas à Quinta
Venezuela ou a história de como se destrói um país
Como é possível no país que tem as maiores reservas de petróleo do mundo faltar pão nas padarias? Maduro é assim tão diferente de Chávez? Há saída para a crise onde nenhum compromisso parece possível?
Conversas à Quinta
A nossa relação de amor-ódio com as Forças Armadas
Na Europa todos falam de ter Forças Armadas e uma sólida política de Defesa. Mas o jogo político acaba quase sempre em cortes no orçamento dos militares. E será que devemos preocuparmo-nos com isso?
Conversas à Quinta
Uma montanha de livros para levar para férias
Jaime Gama, Jaime Nogueira e José Manuel Fernandes trouxeram uma montanha de livros para sugerirem como leituras de férias. Um Conversas à Quinta especial para os que gostam de ler - ou só de aprender
Conversas à Quinta
Quem lembra 150 anos da abolição da pena de morte?
Foi há 150 anos. A 1 de Julho de 1867. Nesse dia Portugal abolia a pena de morte. Gesto pioneiro na época, deu um exemplo à Europa e ao Mundo. Mas hoje parece que esquecemos o seu imenso significado.
Conversas à Quinta
Como os EUA voltaram a salvar a Europa. Há 70 anos
Foi há 70 anos que foi lançado o Plano Marshall. Sem essa ajuda dos EUA à Europa dificilmente teria havido a recuperação do pós-guerra. E tanto assim foi que até Salazar dele beneficiou. Outros tempos
Conversas à Quinta
Tudo o que precisa saber sobre a Coreia do Norte
A Coreia do Norte é mesmo uma ameaça? Qual a sua real capacidade militar? O que valem os seus mísseis? Como planeiam os Estados Unidos neutralizá-los? E quem é Kim Jong-un? A China ainda o controla?
Conversas à Quinta
O mito de Kennedy e a sombra de "Camelot"
John F. Kennedy nasceu faz hoje 100 anos. Foi Presidente apenas 3 anos, até ser assassinado, mas o seu mito perdura. Porquê? E como explicar a sombra que paira sobre "Camelot", ou seja, a sua família?
Conversas à Quinta
Há 50 anos, seis dias que mudaram o Médio Oriente
Bastaram seis dias num longínquo 1967 para Israel derrotar o Egipto, a Síria e a Jordânia, mudando profundamente o Médio Oriente. 50 anos depois não se vê paz nem saída para os territórios ocupados.
Conversas à Quinta
Para onde quer Erdogan levar a Turquia?
Durante quase um século a Turquia identificou-se com o legado de Ataturk, mas essa Turquia está a mudar pela mão de Erdogan, agora com poderes reforçados. Mas quem é este homem e o que é que ele quer?
Jaime Nogueira Pinto
Ponto final numa polémica à portuguesa
Jaime Nogueira Pinto escreve sobre o caso da conferência cancelada. "Depois do que deveria ter sido o fim, houve quem quisesse, à minha custa e à custa da verdade, reescrever em sua defesa a história"
País
"Nunca se tratou de ceder a quem quer que fosse"
Francisco Caramelo, diretor da FCSH, enviou email a docentes, investigadores e alunos explicando a novela em torno da conferência de Jaime Nogueira Pinto e garantindo que a mesma irá realizar-se.
Jaime Nogueira Pinto
Conselho de Faculdade da FCSH aprova novo debate
Conselho de Faculdade da FCSH, presidido por Francisco Pinto Balsemão, "apreciou" a opção tomada pelo diretor da Faculdade ao cancelar a conferência, aprovando agora o seu reagendamento.
Jaime Nogueira Pinto
AR condena suspensão de palestra de Nogueira Pinto
"Extrema-esquerda", diz CDS. "Extrema-direita", diz BE. Votos de condenação contra a suspensão da conferência de Jaime Nogueira Pinto na FCSH foram aprovados, mas não sem troca acesa de acusações.
Jaime Nogueira Pinto
Nogueira Pinto diz que merece um esclarecimento
Jaime Nogueira Pinto disse que o cancelamento da conferência na Universidade Nova de Lisboa merece "um esclarecimento" que permita uma saída "airosa e honrosa para todos".
Conversas à Quinta
Cem anos depois, que nos ensina Manuel de Arriaga?
Na semana da controvérsia, Jaime Nogueira Pinto e Jaime Gama conversaram de novo, mas não falámos de censura, antes das lições a tirar da experiência do homem que "inventou" a Presidência da República
Jaime Nogueira Pinto
Nova rejeita ameaça à liberdade de expressão
Reitoria da Universidade Nova de Lisboa rejeita, em comunicado, que a liberdade de expressão esteja em causa depois do cancelamento da conferência com o politólogo Jaime Nogueira Pinto.
Jaime Nogueira Pinto
Nogueira Pinto debate Trump e Brexit amanhã
O politólogo irá participar amanhã, quinta-feira, numa conferência dedicada a temas próximos dos que originaram o polémico cancelamento de um evento na Universidade Nova.
Jaime Nogueira Pinto
Nogueira Pinto. Ministro ligou ao reitor da Nova
O ministro do Ensino Superior ligou ao reitor da Universidade Nova de Lisboa para pedir esclarecimentos acerca do cancelamento da conferência com Jaime Nogueira Pinto.
Jaime Nogueira Pinto
Caso Nogueira Pinto. "Não estamos no PREC",diz CDS
Deputados do CDS exigem que Governo esclareça o cancelamento da conferência de Jaime Nogueira Pinto na Universidade Nova e diga como vai evitar novos "ataques à liberdade de expressão".
Jaime Nogueira Pinto
Associação 25 de Abril acolhe Nogueira Pinto
A Associação 25 de Abril decidiu apoiar Nogueira Pinto e disponibilizar as suas instalações para a conferência cancelada na FCSH. Também Seixas da Costa diz "lastimar" o cancelamento do debate.
Estudantes
FCSH cancela conferência de Jaime Nogueira Pinto
Evento tinha sido organizado por núcleo de estudantes ligado à Nova Portugalidade. Moção aprovada em Assembleia-Geral de Alunos e receio de violência levaram à suspensão pela direcção da faculdade.
Conversas à Quinta
Estaremos já num mundo pós-americano e pró-chinês?
Há 26 anos a economia chinesa valia 1/16 da americana. Agora estão a par. Xi Jiping foi a Davos defender a globalização contra o proteccionismo de Trump. Quais as ambições desta China grande potência?
Conversas à Quinta
Ainda faz sentido falar do Ocidente? Ainda existe?
A América com Trump. O Brexit. A União Europeia em crise. A China em ascensão. A Rússia de Putin e a Turquia de Erdogan. O que sobra daquilo a que chamámos Ocidente? E das referências do liberalismo?
Conversas à Quinta
15 livros para este Natal. Dos que valem a pena
Quinze livros não é muito. Marcelo Rebelo de Sousa levava mais para cada programa. Mas estes foram lidos e são aqui descritos e recomendados. São boas sugestões de Natal -- para oferecer ou para ler.
Conversas à Quinta
Ninguém sabe como será a Presidência Trump
A vitória de Trump não foi completa surpresa para Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto, só que ninguém sabe até que ponto a chegada à Casa Branca domesticará aquele que prometeu derrubar o establishment.
Conversas à Quinta
Hungria, da revolução de 1956 a Viktor Orbán
Outubro de 1956. Na Hungria a revolução é esmagada pelos tanques soviéticos. Numa conversa que misturou referências históricas e memórias pessoais, a singularidade húngara até aos dias de Viktor Orbán
Conversas à Quinta
Marrocos:por que não preocupa a vitória islamista?
O partido islamista venceu as eleições em Marrocos e vai continuar a governar, mas sem maioria. Contudo, isso não nos preocupa, até nos descansa. Viagem aos segredos de um reino com muito de exemplar.
Conversas à Quinta
O legado de Shimon Peres nestes tempos de Trump
O que nos ensina a vida de Shimon Peres, o desaparecido pai fundador de Israel, "falcão" e "pomba", nestes tempos em que a paz parece mais distante e é Trump que parece querer o apoio do voto judaico?
Conversas à Quinta
O mundo é um lugar cada vez mais imprevisível
Para onde vamos, agora que as certezas de que a ordem democrática e liberal tinha triunfado estão abaladas? Como imaginar um mundo quase sem crescimento económico mas com Putin, Erdogan ou Trump?
Conversas à Quinta
50 anos da ponte que em tempos se chamou Salazar
Salazar queria mesmo que a ponte tivesse o seu nome? E como era o país nesses dias? Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto puxaram das suas memórias e falaram da política dos anos do fim do Estado Novo.
Conversas à Quinta
Hillary vs Trump: quem representa cada um deles?
Hillary, a candidata apresentada como "a mais bem preparada de sempre". Trump, o candidato "sem qualidades para ser presidente". A 100 dias das eleições, quem tem vantagem? E o que é que está em jogo?
Conversas à Quinta
Livros para férias. História, romances e viagens
O que se leva para ler em férias? Romances, sem dúvida. Ou livros de viagens. Mas também livros que devíamos ter lido há muito. Aqui ficam as sugestões do Conversas à Quinta, incluindo boas surpresas.
Conversas à Quinta
União Europeia não deve negociar de cabeça quente
A UE deve evitar a sobranceria ou o espirito de retaliação nas negociações que vai iniciar com o Reino Unido, defende Jaime Gama. Jaime Nogueira Pinto sublinha a importância do regresso da política.
Conversas à Quinta
Brasil, Angola, Moçambique. Isto não está fácil
Haverá uma boa saída para o Brasil pós-Dilma? Pode Angola superar a crise económica e Portugal manter canais abertos com Luanda? E que esperança pode ter Moçambique, onde o Estado parece dissolver-se?
Conversas à Quinta
Franco: 40 anos depois, que sentido faz lembrá-lo?
Francisco Franco, o "caudilho", morreu há 40 anos. Sem ele, mas com tudo o que deixou em herança, a Espanha fez-se rapidamente uma democracia. Mas será que com ele morreram também as "duas Espanhas"?
Conversas à Quinta
Entre a tentação neo-otomana e a miragem europeia
A Turquia vai de novo a votos este domingo para tentar quebrar o actual impasse político. Isto num país dividido entre a miragem da glória otomana e o sonho europeu, e entre o laicismo e o islamismo.
Conversas à Quinta
Que sentido faz recordar hoje a Marcha sobre Roma?
No fim de outubro de 1922, um ex-socialista radical, inspira a marcha sobre Roma dos seus apoiantes. No final do mês chega ele mesmo de comboio, para se tornar primeiro-ministro. Chamava-se Mussolini.
Conversas à Quinta
Tudo começou em Ceuta, há 600 anos. Verdade?
A efeméride foi em Agosto, mas passou despercebida: a expansão portuguesa começou há 600 anos, com a conquista de Ceuta. Um histórico momento de viragem que Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto lembraram
Conversas à Quinta
Temos de saber viver com problemas sem solução
O desafio para o regresso às conversas com Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto era ambicioso: que solução para a crise dos refugiados? Muitas, nenhuma definitiva: há problemas com que se tem de conviver
Conversas à Quinta
Face ao Mediterrâneo: que fazer com a maré humana?
Limpezas étnicas. Genocídios. Lutas religiosas. Fugas. Migrações. Começamos pelo genocídio arménio, há 100 anos, para discutirmos os dilemas que a Europa enfrenta face às marés humanas no Mediterrâneo
Conversas à Quinta
O dia em que a democracia começou a ganhar ao MFA
25 de Abril de 1975. Nunca em Portugal tinha havido eleições tão democráticas nem tão participadas. Ganharam os moderados, mas a democracia só triunfaria, de vez, depois de um tórrido "Verão Quente".
Conversas à Quinta
Há 100 anos, a primeira grande crise da República
A Assembleia da República comemorou no início do mês o chamado "Parlamento do Tojal". Mas será que os grupos parlamentares sabiam o que estavam a celebrar? É a dúvida que fica deste Conversas à Quinta
Conversas à Quinta
125 anos do Ultimato. Quem ainda o recorda?
11 de janeiro de 1890. O Reino Unido enviou um ultimato a Portugal. O sonho de ligar Angola a Moçambique morreu nesse dia. Foi a humilhação e a crise política. Mas será que podia ter sido diferente?
Conversas à Quinta
Gama: Perdão da dívida grega é "impensável"
O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros socialista não tem dúvidas de que a Grécia não vai conseguir vencer o braço-de-ferro com os parceiros europeus.
Conversas à Quinta
Auschwitz foi libertado há anos. Aprendemos?
1945, 27 de Janeiro: os primeiros soldados soviéticos chegam às portas do maior complexo de morte que a Humanidade conheceu: Auschwitz/Birkenau. 70 anos depois, contudo, o anti-semitismo está bem vivo
Conversas à Quinta
Brasil: a explicação das eleições que ninguém deu
Jaime Nogueira Pinto e Jaime Gama falam sobre o embate entre Dilma e Aécio recordando o que é original na política e nos partidos brasileiros, indo até às raízes portuguesas do grande país.
Conversas à Quinta
A Escócia e a Catalunha vão ser independentes?
Síntese do programa "Conversas à Quinta", com Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto, que esta semana abordou os nacionalismos na Europa, a pretexto dos referendos independentistas na Escócia e Catalunha.
Conversas à Quinta
A Europa de 1914 era assim tão diferente de hoje?
Há 100 anos o atentado de Sarajevo desencadeou a engrenagem que levaria à imensa catástrofe da I Guerra Mundial. Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto exploram diferenças e semelhanças com esses tempos.
Conversas à Quinta
Médio Oriente: caminhos de guerra e de extremismo
Há conversas que são também lições de história e de relações internacionais. Conversas que enriquecem e esclarecem, como esta de Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto sobre a nova crise do Médio Oriente.
Conversas à Quinta
Três livros, muitas memórias
Em tempo de Feira do Livros, três livros estiveram sobre a mesa: O Conservadorismo, Portugal: Os Anos do Fim, o Ataque aos Milionários. Pretexto para desfiar memórias e contradições.
Conversas à Quinta
Existe uma "doença francesa"?
A vitória da Frente Nacional nas europeias lançou uma sombra sobre a saúde de um país à procura do seu lugar na Europa e no Mundo. José Manuel Fernandes conversa com Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto.
Conversas
A Europa segundo Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto
É um novo programa do Observador. Uma conversa moderada por José Manuel Fernandes em torno da actualidade mas sem a espuma dos dias. Uma conversa que começou hoje com um tema inevitável: a Europa.
Conversas à Quinta
Conversas
É um novo programa do Observador. Uma conversa moderada por José Manuel Fernandes em torno da atualidade mas sem a espuma dos dias. Uma conversa que começou hoje com um tema inevitável: a Europa.
A página está a demorar muito tempo.