456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Empresas Públicas

Câmara Municipal Lisboa

Como o PSD começa a controlar empresas de Lisboa

Com a mudança de cor na câmara municipal, três empresas já retiraram socialistas da gestão para colocar sociais-democratas. EGEAC é a próxima a mudar de administração.
Empresas

O fundo estatal que “torrou” 90% dos investimentos

Banco de Fomento lançou esta semana programas de investimento que têm características semelhantes ao FACCE, o fundo que foi lançado em 2009 e já perdeu 90% do capital nas empresas onde investiu.
TAP

TAP, campeã dos cancelamentos na Portela

Estranhamente, os destinos cancelados pela TAP foram maioritariamente os mesmos que as low cost praticam para a Europa. Estranho vírus este que só ataca tripulações da TAP para destinos europeus!
Iniciativa Liberal

IL: TAP vai ser "problema para os contribuintes"

João Cotrim Figueiredo frisou que a opção dever ser a de "obviamente privatizar" TAP e lembrou que a crítica da IL "começou por ser exatamente" a de que a TAP "nunca devia ter sido renacionalizada".
TAP

TAP. PAN acusa Governo de "irresponsabilidade"

Inês Sousa Real diz ser "urgente que o Governo siga de uma vez por todas o que propõe o PAN", pedindo a salvaguarda dos "postos de trabalho da maioria dos trabalhadores."
Transportes Públicos

Entroncamento será ligado à Linha do Norte

O protocolo foi assinado numa cerimónia que decorreu no Parque Empresarial do Entroncamento e que contou com as presenças da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
TAP

TAP. Injeção de 150 milhões não é "descontrolo"

"Estamos a falar de 150 milhões que estão incluídos nos 3.200 milhões de euros, não está a acontecer nenhum descontrolo sobre a verba que está a ser injetada na TAP", explicou Pedro Nuno Santos.
CTT

CTT. Trabalhadores em greve, mas empresa funciona

Os CTT - Correios de Portugal divulgaram em comunicado que a greve "não teve impacto na atividade da empresa, tendo registado baixos níveis de adesão, na ordem dos 12%."
CTT

CTT investem 3 milhões em equipamentos

Atualmente, "os CTT têm uma capacidade equivalente a 3 milhões de pacotes mensais e, no global, com este investimento" aumentam a capacidade de processamento em mais de 1,5 milhões de pacotes por mês.
CTT

Greve nos CTT tem "motivação política"

João Bento considerou que a paralisação "foi convocada vinda do nada, imediatamente a seguir a saber-se qual era o processo político em que iríamos entrar neste final do ano, princípio" de 2022.
TAP

Receitas da TAP superam o que estava previsto

Pedro Nuno Santos afirmou que a TAP "é uma empresa que vai tendo problemas ou dificuldades circunstanciais que vão sendo superadas pela sua gestão" e que têm de ser encaradas com "naturalidade".
CP

CP. Por que é difícil gerir empresas públicas?

Demissão na CP gerou desabafos do ministro Pedro Nuno Santos sobre os entraves a uma gestão eficaz nas empresas públicas. Parte da culpa é do "garrote" das Finanças para controlar défice, mas há mais.
Empresas Públicas

A TAP nem a lista verde britânica aproveita

Os dirigentes vindos da JS estão tão viciados em gastar os nossos impostos que não reagem, mesmo quando lhes caem no colo, como potenciais clientes, milhões de turistas britânicos sequiosos de sol.
Empresas Públicas

TAP: eficiência e meritocracia para quem fica

Esta crise é a oportunidade para abandonarmos modelos antigos, que promoveram amadorismos e clientelismos à boa maneira da pior administração pública.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

As contas da TAP: não se deixe iludir

O esforço que nos está a ser pedido, como contribuintes, para a TAP, representa 80% do IRC pago por todas as empresas portuguesas durante 2020 e implicará um acréscimo de 1,5% à nossa dívida pública.
Empresas Públicas

Quem pagou os custos da EMPORDEF?

Resultado líquido consolidado: 57,2 milhões de euros negativos; capital próprio consolidado: 73,9 milhões de euros negativos; passivo consolidado: cerca de 827 milhões de euros. Accountability? Zero!
Aviação

TAP: as lições do Montenegro e de Richard Branson

Quem explicará, daqui a alguns anos, a lógica que presidiu à decisão de dotar o SNS com um reforço de apenas 500 milhões de euros, mas de salvar sete mil empregos na TAP investindo 3 mil milhões?
TAP

A TAP faz questão de viver para lá das suas posses

Por vezes, a opinião pública, que inclui a minha, comete erros. Vamos ver se é o caso. Finalmente, os trabalhadores da TAP estavam a fazer um esforço. O que receberam em troca?
Economia

TAP, um mal escusado 

Em que parte do mundo encontrará PNS o gestor competente que prometeu arranjar, para passar a gerir a TAP em lugar daqueles de que se livrou?
Governo

TAPalhadas

O resgate da TAP implica um duríssimo plano de reestruturação que o Governo não tem coragem política de assumir e pretenderá agora atirar a responsabilidade para o Parlamento, estilo Pôncio Pilatos.
Empresas Públicas

OCDE. Empresas públicas deveriam entrar em bolsa

Organização internacional diz que o Governo português deve incentivar entrada das empresas públicas em bolsa, para estimular o mercado de capitais. E sugere descida de impostos sob mais-valias.
Empresas Públicas

Jaime Andrez é o novo presidente da Parpública

Novo presidente do Conselho de Administração da Parpública substitui Miguel Cruz no cargo, comunicou a empresa gestora das participações públicas à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Governo

TAP, a fábrica de chapéus para homem

A indústria da aviação, independentemente da melhor ou menos boa competência dos seus gestores, vive sempre entre dois condicionalismos: a moda de viajar e o medo de viajar.
Empresas Públicas

Porque não precisamos da TAP

O que traz prestígio a um país é o investimento na formação da população, na saúde e num nível de vida elevado. Não é ter a bandeira pintada numas quantas chapas de alumínio.
Empresas Públicas

Pagamentos em atraso podem afastar gestores  

Proposta orçamental diz que o agravamento de pagamentos em atraso pode ser causa para a dissolução das administrações de empresas públicas. Só Finanças podem impedir demissões. Saúde tem mais atrasos.
CP

Para onde vão os milhões que o Estado mete na CP

Desde 2016, o Estado injetou 1800 milhões de euros na CP. Foram 17 reforços de capital, nem todos feitos em dinheiro, e serviram sobretudo para pagar dívidas da empresa a privados e ao próprio Estado.
Empresas Públicas

PAN questiona "sufoco financeiro" na Lusa

O deputado André Silva relembrou que o Estado deve atribuir à Lusa, "como contrapartida pela respetiva prestação de serviços", uma compensação financeira anual, que se divide em 12 parcelas."
Angola

Angola. 190 empresas públicas serão privatizadas

Serão privatizadas companhias dos setores da agricultura, indústria, turismo, transportes, telecomunicações, finanças e mineiro. O processo já está em curso e visa a "melhoria do tecido produtivo".
Angola

Estado angolano deve milhões a empresa de água

Segundo o diretor da Empresa Pública de Águas de Luanda, a dívida acumulada da empresa ascende a cerca de 167 milhões de euros e, deste valor, 100,2 milhões de euros "são dos organismos do Estado".
Moçambique

Procurador-geral adjunto critica ajustes diretos

Taíbo Mucobora condenou o recurso abusivo ao ajuste direto na contratação de serviços e bens públicos, considerando que a prática é um meio para esconder a corrupção e defendendo a legalidade.
Salários

Salários. PS quer empresas a corrigir disparidades

O PS pede ao Governo que crie mecanismo para limite as disparidades salariais tanto nas empresas públicas com nas privadas. Empresas privadas deveriam ser penalizadas caso não o façam.
Angola

Irregularidades detetadas em instituições públicas

O inspetor-geral da Administração do Estado, Sebastião Gunza, informou que o a gestão de recursos humanos e gestão financeira nas instituições públicas registou "várias irregularidades" em 2018.
Empresas Públicas

Descongelamento abrange mais 66 mil trabalhadores

Cerca de 60% dos trabalhadores do sector empresarial público também tiveram valorizações salariais por causa do descongelamento, segundo a Inspecção-Geral de Finanças.
Governos Regionais

Açores. Governo extingue empresas do setor público

O Governo dos Açores vai reduzir a sua participação direta e indireta em empresas e associações no âmbito de uma reforma do setor público empresarial regional que inclui a extinção de empresas.
Angola

João Lourenço exonera mais administrações

O Presidente angolano, João Lourenço, exonerou as administrações de nove empresas públicas, dos aeroportos e portos, de distribuição de eletricidade e água, e dos caminhos-de-ferro.
Angola

Angola. Demitidos administradores dos media

João Lourenço exonerou as administrações de todas as empresas públicas de comunicação social, tendo nomeado novos administradores para os cargos designados por José Eduardo dos Santos.
Moçambique

"Empresas públicas são viáveis se houver vontade"

O advogado que representa as empresas públicas acusadas de contrair empréstimos escondidos diz que as mesmas são viáveis, mas não há vontade política. O caso atirou o país para uma enorme crise.
Moçambique

"Empréstimos escondidos" eram, afinal, "públicos"

Os advogados das três empresas públicas envolvidas no maior escândalo financeiro da história recente de Moçambique dizem que as operações sempre foram públicas. O FMI exige a divulgação do relatório.
Empresas Públicas

Empresa do Estado reclama mil milhões ao fisco

A Infraestruturas de Portugal mantém um diferendo com o fisco por causa da arrecadação de IVA sobre uma receita própria que já supera 940 milhões em impostos e juros.
Burla

Trio de burlões rouba milhões a entidades públicas

Através de esquemas de homebanking e da criação de emails falsificados, três homens conseguiram roubar quase três milhões de euros a empresas públicas. Hospitais e câmaras municipais entre os lesados.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.