910kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Aliança Democrática

Noticiário

22h. Bombeiros. Marcelo: "Luta não é sensata"

Marcelo Rebelo de Sousa sublinha que uma manifestação não deveria recorrer a petardos. Ainda, Rússia quer debater a entrega de armas ocidentais à Ucrânia na ONU.
Noticiário

21h. PM diz que atual AD faz jus à de Sá Carneiro

PM diz que a atual Aliança Democrática faz jus à de Francisco Sá Carneiro. Ainda, PR lembra os oito anos de coabitação com António Costa como um tempo "felicidade relativa".
Sondagens

AD e PS não desempatam. Sondagem dá mesma votação

Sondagem da Aximage mostra que tanto a AD como o PS – e até o Chega – mantêm praticamente as mesmas intenções de voto em relação aos últimos meses e às eleições de março.
Reportagem Observador

Pedro Nuno ataca Montenegro no bairro do Zambujal

O líder do PS visita o bairro do Zambujal duas semanas depois da morte de Odair Moniz. Entre moradores e frases de Cristiano Ronaldo, Pedro Nuno Santos quis atacar Montenegro por não estar no terreno.
Linha da Beira Alta

“IP3 é fundamental para desenvolver a zona centro”

Carlos Silva Santiago garante que o interior gera atenções redobradas por causa dos múltiplos desafios. O deputado da AD, eleito por Viseu, explica que o IP3 é uma grande ambição para a região centro.
Comentário

Retirar propostas de IRS Jovem e IRC é "natural"

Rui Pedro Antunes, editor de política do Observador, considera que governo tomou "decisão óbvia" ao retirar as propostas que deram entrada na AR em julho porque já as tem reformuladas no OE entregue.
Política

OE. Montenegro de comboio porque "há mais vida"

A caminho de uma reunião de Conselho de Ministros no Entrocamento, Luís Montenegro quer mostrar trabalho. Entre folhas espalhadas numa carruagem de comboio garante que "há vida para além" do OE.
O Bom, o Mau e o Vilão

Se a AD e o PS forem o Dupont e Dupond, é o fim

Luís Montenegro (que fez uma contraproposta ao PS), o presidente do STJ (que se meteu na política) e a nossa Justiça (que deixou prescrever crimes do GES) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Orçamento do Estado

OE2025. IL, Livre e PCP não poupam críticas

Líder dos liberais criticou posição de Montenegro. No Livre, Rui Tavares apelidou de "telenovela" negociações para orçamento. PCP diz que PSD e PS PSD e PS "não estão a debater questões fundamentais.
Reportagem Observador

OE. Montenegro chama propostas do PS de “radicais”

“Quem governa é o Governo”. As palavras do Primeiro-Ministro em Mafra sobre as propostas do PS para o OE. Ainda não há consenso entre PS e AD, mas é um capítulo que não fica por aqui.
Noticiário

8h. Governo e PS em negociações do OE

Neste jornal o Governo e o PS negoceiam os limites de cada partido para aprovação do Orçamento do Estado e os vistos para procurar trabalho em Portugal baixaram 24% nos últimos três meses.
Noticiário

9h. Saúde. Governo falha medidas urgentes

O Plano de Emergência tinha 15 medidas urgentes a implementar no prazo de 3 meses, mas o Governo cumpriu apenas 5. Ainda neste jornal, a TAP teve um lucro de 400 mil euros no primeiro semestre do ano.
Noticiário

6h. Saúde. Governo falha 70% de medidas urgentes

Executivo cumpriu apenas cinco das 15 medidas que foram propostas para os três primeiros meses de governação. Ministério da Saúde indica que cumpriu 10, mas especialistas contestam.
Direto ao Assunto

"OE deve ficar muito diferente da versão inicial"

O porta-voz do Livre mantém a intenção de rejeitar o Orçamento do Estado da AD, apesar da proposta sobre o passe ferroviário a 20 euros. Rui Tavares alerta ainda para a descapitalização da CP. 
Noticiário

00h. Venezuela. AD repudia interdição do Governo

10 membros da comitiva do PPE, incluindo Sebastião Bugalho, foram impedidos de acompanhar as eleições no país que se realizam no domingo.
Venezuela

Sebastião Bugalho impedido de entrar na Venezuela

Sebastião Bugalho foi impedido de entrar na Venezuela, onde ia acompanhar eleições presidenciais do próximo domingo. Juntamente com uma delegação com outros 9 deputados, teve de embarcar para Madrid.
Explicador

Marcelo condicionou a discussão do OE?

Paulo Núncio sublinha que a promulgação dos diplomas pelo PR dão uma margem financeira mais curta para negociar o OE. António Mendonça Mendes defende que a promulgação não tem reflexo nas negociações.
Noticiário

2h.Kennedy diz que democratas mentiram sobre Biden

Ainda assim, o candidato independente elogia a decisão do presidente dos EUA. Ainda neste jornal, PCP diz que Orçamento do Estado apresentado pela AD não vai salvaguardar o interesse nacional.
Emissão Especial

"Palavra dada, palavra honrada" O discurso do PM

Montenegro discursou no debate do Estado da Nação na Assembleia e atacou quem faz "arranjos oportunistas no Parlamento". Ouça o discurso na íntegra, entre as "conquistas" do Governo e o OE.
Vichyssoise

"Não assumo que não quero ser primeiro-ministro"

Estreante em Estrasburgo, o porta-voz da delegação do PSD avisa que, se Von der Leyen falhar eleição, Costa terá problema de legitimidade. Diz que no país "ninguém quer eleições" e deseja OE aprovado.
Sondagens

PS ultrapassa AD, mas direita reforça maioria

Socialistas sobem nas intenções de voto mas crescimento da Iniciativa Liberal garante reforço da votação à direita. Luís Montenegro é o líder em quem os portugueses mais confiam para liderar governo.
O Bom, o Mau e o Vilão

Deputado do Chega quer ganhar votos com Trump

O governo (que criou o Cartão Social), a AD (que está atrás do PS nas sondagens) e Pedro dos Santos Frazão (que acusou Biden de ser o autor moral do atentado a Trump) são o Bom, o Mau e o Vilão.
A História do Dia

Cavaco Silva tem razão sobre o Orçamento do Est...

Cavaco diz que "não há nenhum drama” se o OE para 2025 não for aprovado, mas acredita que PS vai ceder. Qual será a estratégia do Governo? E da oposição? O editor Rui Pedro Antunes é o nosso convidado
Noticiário

20h. Governo não se demite em caso de chumbo do OE

A Aliança Democrática tem feito aproximações informais a dirigentes do PS para viabilizar o orçamento. Ainda neste jornal, propinas do ensino superior vão manter-se inalteradas no próximo ano.
Noticiário

22h. Bugalho alerta sobre acordo para cargos da UE

O eurodeputado eleito pela AD sublinha que o PS ainda não se comprometeu com a votação em Von Der Leyen no Parlamento Europeu. Ainda, Obama assume que o debate não correu bem a Biden.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Há acordo entre a AD e PS para melhorar a Justiça?

Montenegro e Pedro Nuno entenderam-se. Estão preocupados com os prazos da justiça, os megaprocessos e a reserva da vida privada que por vezes é posta em causa por escutas que são tornadas públicas.
Explicador

“Costa não tem perfil para o Conselho Europeu”

Cotrim de Figueiredo critica o perfil de Costa para o Conselho Europeu. O eurodeputado eleito pela IL destaca que há falta capacidade de Costa para negociar e sublinha a falta de espírito reformista.
E o vencedor é...

Na dúvida, Ventura culpa sempre os jornalistas

A IL parece confusa porque acha que se Costa for para o Conselho Europeu vai governar alguma coisa. Houve um mau resultado para o Chega, BE e PCP, mas de quem é a culpa? Da comunicação social, claro.
E o vencedor é...

Quem é e onde está o “Wally” do Governo?

Onde anda, Miranda Sarmento? O ministro teve um arranque infeliz e depois da “derrota” nunca mais ninguém o viu. Por outro lado, a ministra da saúde foi ao parlamento “lesionada” para defender o SNS.
Explicador

Parlamento deve ou não celebrar o 25 de novembro?

Ana Gomes acusa o CDS de ser “hipócrita” ao dissociar o 25 de abril do 25 de novembro. Mário Amorim Lopes concorda com a celebração de novembro e sublinha que esta data impediu uma guerra civil.
E o vencedor é...

Costa já nem dorme a sonhar com o Conselho Europeu

O PS estava nervoso, mas as europeias foram o calmante que Pedro Nuno precisava. E o Chega? Perdeu ânimo. Os astros alinham-se e estende-se a passadeira para Costa ser presidente do Conselho Europeu.
Comissão de Inquérito

“Na oposição, o PS gosta de fingir que governa”

Paulo Núncio fala do projeto que prevê a celebração de abril e novembro na AR e sublinha que as datas não podem ser separadas. Critica ainda a oposição do PS ao Governo e "aliança" com o Chega.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Depois das Europeias, o que se segue?

Há um plano de emergência para a saúde para pôr em marcha, negociações com classes profissionais do Estado para terminar, casos no atendimento de imigrantes para resolver e ainda um OE para preparar.
A História do Dia

O Governo da AD ganhou margem para continuar?

PS venceu as europeias, mas por uma pequena margem e as pedras ficaram mais ou menos no mesmo sítio. Alguém vai derrubar o governo? Miguel Santos Carrapatoso, editor adjunto de Política.
E o vencedor é...

Chega prova que é 'Ventura' e pouco mais

Quando o Chega compete sem Ventura, não ganha - e vai ter repercussões nas autárquicas. O 3.º lugar é de Tânger Corrêa mas a vitória do duelo é de Cotrim de Figueiredo. E a AD? Deixe-se estar quieta.
Emissão Especial

“Pedro Nuno consolidou-se como líder da oposição”

Rui Pedro Antunes explica que com os resultados destas eleições não houve um “chumbo coletivo” ou um desejo de mudança governativa. Destaca a “aposta ganha” de Pedro Nuno Santos em Marta Temido. 
Emissão Especial

“AD errou ao fingir que a IL não existia”

Miguel Pinheiro duvida que o Chega se continue a encontrar com o PS nos corredores. Para o diretor executivo do Observador, o PS perdeu um aliado e a AD perdeu uma oportunidade para fazer boa figura.
Emissão Especial

“A temperatura vai arrefecer no parlamento”

Raquel Abecasis garante que as coisas vão acalmar na AR depois destas eleições. Para a colunista do Observador, BE e CDU “escaparam por uma unha negra” e Ventura está a fazer contas ao desgaste. 
Emissão Especial

"O Governo não esteve em campanha eleitoral"

O líder da AD fala num bom resultado, apesar do crescimento dos outros partidos à direita. Admite que o objetivo não foi cumprido, mas diz que o balanço da coligação nos últimos dois anos é positivo.
Resposta Pronta

Bugalho. "Modelo de mobilidade ajuda a democracia"

Sebastião Bugalho, cabeça de lista da AD às Europeias, elogia o modelo de mobilidade do ato eleitoral e diz que espera "estar com um sorriso" na sequência dos resultados das eleições. 
Noticiário

11h. Bugalho: Voto em mobilidade "é positivo"

O cabeça de lista da AD já exerceu o direito de voto no Braço de Prata, em Lisboa. E ainda, Marta Temido defende que um bom resultado do PS vai refletir-se "numa Europa cada vez mais protegida".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.