818kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Aliança Democrática

Explicador

“Costa não tem perfil para o Conselho Europeu”

Cotrim de Figueiredo critica o perfil de Costa para o Conselho Europeu. O eurodeputado eleito pela IL destaca que há falta capacidade de Costa para negociar e sublinha a falta de espírito reformista.
E o vencedor é...

Na dúvida, Ventura culpa sempre os jornalistas

A IL parece confusa porque acha que se Costa for para o Conselho Europeu vai governar alguma coisa. Houve um mau resultado para o Chega, BE e PCP, mas de quem é a culpa? Da comunicação social, claro.
E o vencedor é...

Quem é e onde está o “Wally” do Governo?

Onde anda, Miranda Sarmento? O ministro teve um arranque infeliz e depois da “derrota” nunca mais ninguém o viu. Por outro lado, a ministra da saúde foi ao parlamento “lesionada” para defender o SNS.
Explicador

Parlamento deve ou não celebrar o 25 de novembro?

Ana Gomes acusa o CDS de ser “hipócrita” ao dissociar o 25 de abril do 25 de novembro. Mário Amorim Lopes concorda com a celebração de novembro e sublinha que esta data impediu uma guerra civil.
E o vencedor é...

Costa já nem dorme a sonhar com o Conselho Europeu

O PS estava nervoso, mas as europeias foram o calmante que Pedro Nuno precisava. E o Chega? Perdeu ânimo. Os astros alinham-se e estende-se a passadeira para Costa ser presidente do Conselho Europeu.
Comissão de Inquérito

“Na oposição, o PS gosta de fingir que governa”

Paulo Núncio fala do projeto que prevê a celebração de abril e novembro na AR e sublinha que as datas não podem ser separadas. Critica ainda a oposição do PS ao Governo e "aliança" com o Chega.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Depois das Europeias, o que se segue?

Há um plano de emergência para a saúde para pôr em marcha, negociações com classes profissionais do Estado para terminar, casos no atendimento de imigrantes para resolver e ainda um OE para preparar.
A História do Dia

O Governo da AD ganhou margem para continuar?

PS venceu as europeias, mas por uma pequena margem e as pedras ficaram mais ou menos no mesmo sítio. Alguém vai derrubar o governo? Miguel Santos Carrapatoso, editor adjunto de Política.
E o vencedor é...

Chega prova que é 'Ventura' e pouco mais

Quando o Chega compete sem Ventura, não ganha - e vai ter repercussões nas autárquicas. O 3.º lugar é de Tânger Corrêa mas a vitória do duelo é de Cotrim de Figueiredo. E a AD? Deixe-se estar quieta.
Emissão Especial

“Pedro Nuno consolidou-se como líder da oposição”

Rui Pedro Antunes explica que com os resultados destas eleições não houve um “chumbo coletivo” ou um desejo de mudança governativa. Destaca a “aposta ganha” de Pedro Nuno Santos em Marta Temido. 
Emissão Especial

“AD errou ao fingir que a IL não existia”

Miguel Pinheiro duvida que o Chega se continue a encontrar com o PS nos corredores. Para o diretor executivo do Observador, o PS perdeu um aliado e a AD perdeu uma oportunidade para fazer boa figura.
Emissão Especial

“A temperatura vai arrefecer no parlamento”

Raquel Abecasis garante que as coisas vão acalmar na AR depois destas eleições. Para a colunista do Observador, BE e CDU “escaparam por uma unha negra” e Ventura está a fazer contas ao desgaste. 
Emissão Especial

"O Governo não esteve em campanha eleitoral"

O líder da AD fala num bom resultado, apesar do crescimento dos outros partidos à direita. Admite que o objetivo não foi cumprido, mas diz que o balanço da coligação nos últimos dois anos é positivo.
Resposta Pronta

Bugalho. "Modelo de mobilidade ajuda a democracia"

Sebastião Bugalho, cabeça de lista da AD às Europeias, elogia o modelo de mobilidade do ato eleitoral e diz que espera "estar com um sorriso" na sequência dos resultados das eleições. 
Noticiário

11h. Bugalho: Voto em mobilidade "é positivo"

O cabeça de lista da AD já exerceu o direito de voto no Braço de Prata, em Lisboa. E ainda, Marta Temido defende que um bom resultado do PS vai refletir-se "numa Europa cada vez mais protegida".
Direto ao Assunto

Europeias. IL e BE mais capazes. Chega diferente.

Rita Figueira, especialista em comunicação política, enaltece a campanha da IL e BE, sublinha as diferenças dentro do Chega e realça a importância de candidatos jovens como Bugalho e Paupério.
Caça ao Voto

Um mergulho no Tejo para acabar a campanha

No último episódio fazemos os balanços de quem ganhou e perdeu votos na campanha eleitoral. Tempo ainda para ir ao Chiado com AD e PS e histórias de eleições passadas. Voltamos nas próximas eleições.
Semáforo Político

Isto é tudo muito bonito. De onde vem o dinheiro?

Governo tem posto o pé no acelerador e Mário Centeno alertou para o risco de novo défice. Promessas foram feitas, mas atenção à almofada de Medina - é bom que as contas certas tenham vindo para ficar.
E o vencedor é...

Quem saiu melhor no "curso rápido" sobre a Europa?

Temido comprovou a popularidade e Bugalho conseguiu crescer. Ventura parece estar com medo dos resultados, já a Esquerda joga pela sobrevivência na Europa. Condenação de Manuel Pinho? Peca por tardia.
O Bom, o Mau e o Vilão

É sempre mais fácil tentar calar os outros, não é?

Marcelo (que deixa a justiça funcionar), os intolerantes (que interromperam o discurso de Ursula von der Leyen no Porto) e o PCP (que não vota contra a Rússia) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Resposta Pronta

“Campanha acaba minada por assuntos nacionais”

João Pacheco sublinha que a campanha trouxe questões europeias que entretanto se foram esvaziando. O politólogo destaca que, nestas eleições, Pedro Nuno Santos tem mais a provar do que Montenegro.
Noticiário

20h. Gaza. Ativistas interrompem campanha da AD

A presidente da Comissão Europeia, Úrsula Von der Leyen cantou no arranque do comício no Porto mas depois foi interrompida por ativistas pró-Palestina e recordou a importância da liberdade.
Comissão de Inquérito

“Bugalho está a ser autêntico na campanha"

João Almeida sublinha que a campanha de Bugalho tem sido mais natural do que a de Marta Temido. O deputado do CDS analisa ainda uma possível candidatura de Paulo Portas a PR e o crescimento do Chega. 
E o vencedor é...

Chega quer Montenegro e Ventura de mãos dadas

Os sindicalistas radicais mostram que vale a pena prolongar "lutas", mas as forças de segurança vão esticar a corda até quando? O Chega não quer negociar, quer que Montenegro e Ventura se entendam.
O Bom, o Mau e o Vilão

O ministro da Economia quer reescrever a história

A AD (que enfrenta o PS e o Chega), o nosso SNS (que continua a falhar) e o ministro da Economia (que não vê partidos no novo AICEP) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Noticiário

8h. Von der Leyen junta-se à campanha da AD

A presidente da Comissão Europeia e candidata do Partido Popular Europeu vai participar numa arruada na Rua de Santa Catarina, no Porto. Ainda neste jornal, o BCE anuncia hoje uma descida dos juros.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Afinal quem é que governa?

A pergunta voltou a surgir depois do Parlamento aprovar a proposta de redução de IRS do PS e chumbar a proposta do Governo. O plano do PS privilegia a descida do imposto nos rendimentos mais baixos.
Noticiário

13h. IRS. PSD acusa PS de desistir da classe média

São palavras do líder parlamentar, Hugo Soares, após o chumbo da proposta da Aliança Democrática e da aprovação da proposta do Partido Socialista para a redução do IRS.
Noticiário

12h. IRS. Proposta do Governo chumbada

Já a proposta do PS foi aprovada. O Chega absteve-se nas duas votações. Sobre o mesmo tema, Pedro Nuno Santos rejeita qualquer aliança com o partido de André Ventura. Sebastião Bugalho não comenta.
Direto à Campanha

Nas ruas, Temido é como "um peixe dentro de água"

Onde quer que vá, Marta Temido é reconhecida por todos e isso traz confiança. João Oliveira aposta tudo no Norte, mas não esquece o Alentejo e Bugalho recebe mais um reforço de peso: Paulo Rangel.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Bugalho quer mesmo ser primeiro-ministro?

Sebastião Bugalho é um político, de quem muito se espera para o futuro. Antes, é preciso ganhar experiência e é preciso ganhar eleições. A começar, desde já, pelas Europeias.
Noticiário

23h. Luís Montenegro ataca PS na campanha da AD

Luís Montenegro diz que o Governo vai manter o ritmo e acusa a oposição de empatar soluções para o país. Ainda, Portugal vence a Finlândia no primeiro particular de preparação para o Euro.
Semáforo Político

Imigrantes vão andar à procura de buracos no muro

O plano para as migrações vai acabar com o tráfico de seres humanos? "Vai dificultar e atrasar o processo no país de origem" - as pessoas querem sair/fugir e serão obrigadas a fazê-lo de forma ilegal.
Comissão de Inquérito

“Marcelo conduziu o país à instabilidade política”

António Mendonça Mendes critica o comportamento de Marcelo e responsabiliza o PR pela instabilidade política no país. O deputado do PS destaca ainda a questão do IRS e as promessas erradas do Governo.
Direto à Campanha

Culto a Cotrim continua a crescer nas ruas

A campanha da IL é minimalista, mas Cotrim é um fenómeno nas ruas. Montenegro é chamado à campanha por Bugalho em Coimbra e Temido continua a percorrer desenfreadamente todos os caminhos de Portugal.
E o vencedor é...

Plano para as migrações é uma cedência ao Chega?

O primeiro passo para combater o “desnorte” foi dado: há um problema com as migrações em Portugal. Sinal verde para as novas medidas do Governo, mas no final, quem ganha com isto é o Chega?
O Bom, o Mau e o Vilão

Rio não consegue esconder a alergia aos políticos

António Vitorino (que criticou a AIMA), o BE (que quer fazer a propaganda da Palestina) e Rui Rio (que tem mais propostas populistas) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Medidas de imigração do Governo são equilibradas?

A avaliar pelas reações, as medidas parecem ser equilibradas. O Chega diz que as novas regras são muito permissivas e a esquerda sublinha que as medidas são restritivas na questão do acolhimento.
A História do Dia

O que muda com o novo plano para as migrações?

Entrada só com visto de trabalho, unidade de estrangeiros e fronteiras na PSP e “task force” na AIMA. Ana Sofia Branco, especialista em política social, explica o novo plano para as migrações
Noticiário

21h. Partidos reagem ao pacote para a imigração

Pedro Nuno Santos alerta que algumas das medidas trazem riscos. André Ventura critica o plano. Ainda neste jornal, Carlos Moedas aposta numa grande vitória da Aliança Democrática.
E o vencedor é...

No debate a oito, não faltaram ataques cruzados

Temido quis forçar o erro de Bugalho, mas não teve troco. Cotrim marcou pontos ao assumir sem medo o que defende e Catarina Martins esteve confortável ao ataque. Tânger Correia? Não tem respostas.
Emissão Especial

O debate a 8 nas rádios

Os 8 cabeças de lista dos partidos e coligações com assento parlamentar encontraram-se pela última vez, antes de 10 de junho, nas rádios. Um debate sobre temas atuais e futuros que preocupam a Europa.
E o vencedor é...

Afinal, o Livre não é só Rui Tavares

Paupério tem construído a campanha sozinho e pode-se dizer que Rui Tavares e o Livre têm uma nova sombra. Marta Temido tem a obrigação de sair bem nestas eleições para "salvar a pele" de Pedro Nuno?
E o vencedor é...

Maior indecisão é escolher entre IL ou AD

Temido diz que conhece bem a realidade da Europa porque esteve na linha da frente da pandemia. O eleitor de centro-direita está indeciso: Bugalho ou Cotrim? O debate das rádios pode ajudar a decidir.
Noticiário

00h. Tânger Corrêa diz ter plano "secreto"

Tânger Corrêa diz que tem um projeto antigo para recentrar Portugal no Atlântico, que nem André Ventura conhece. E ainda, Sebastião Bugalho admite não ter uma opinião formada sobre a eutanásia.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos