893kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Catástrofes

Comentário

Moçambique. Ribeiro e Castro: "Solução é "simples"

O advogado José Ribeiro e Castro considera não ser por falta de instâncias com capacidade que a solução não é accionada em Moçambique e não tem dúvidas: "Há-as com fartura".
Filipinas

Tufão nas Filipinas faz pelo menos 8 mortos 

Supertufão Man-yi arrancou árvores, derrubou linhas de energia, destruiu casas e provocou deslizamentos de terra nas Filipinas. Presidente diz que catástrofe não foi "tão grave" como esperava.
Catástrofes

Sobe para 226 o número de mortos em Valência

Ainda há 13 desaparecidos. Mais de metade dos mortos nas cheias de Valência foram encontrados em espaços fechados, principalmente dentro de casas e garagens.
Filipinas

Supertufão a perder força nas Filipinas

O supertufão Man-yi começou a perder força na madrugada de segunda-feira nas Filipinas. Ainda assim, é esperada chuva e vento nas próximas 48 horas.
Filipinas

Supertufão Man-yi atinge ventos de 200km/h

Supertufão tem categoria 5, a mais elevada do índice da PAGASA, e alerta permanece em vigor durante as próximas 12 horas. Autoridades alertam para "impacto potencialmente catastrófico".
Tufão

Mais de 250 mil pessoas retiradas nas Filipinas

São esperadas ondas de 14 metros de altura em torno da ilha de Catanduanes, no leste do arquipélago, onde o Man-yi deverá atingir a costa no final do dia ou no início de domingo.
Tufão

Usagi ganha força antes de atingir as Filipinas

Supertufão Usagi deverá atingir o norte das Filipinas, esta tarde de quinta-feira: vem de leste da província Cagayan com ventos sustentados de até 185 km/h e rajadas de até 230 km/h.
Noticiário

12h. Min. da Saúde não associa mortes ao INEM

Ana Paula Martins quer aguardar pelos resultados dos inquéritos que estão em curso. Ainda, a equipa portuguesa de apoio já partiu para Valência.
Não é se, é quando

Como lidar com as cheias, cada vez mais frequentes

Além dos prejuízos, as estatísticas mostram que é o fenómeno natural mais mortífero do último século por cá. O que urge fazer para lidar com uma realidade agravada pelas alterações climáticas?
Catástrofes

Valência e a nossa essência!

Uma catástrofe não escolhe fronteiras. Esta dimensão catastrófica mostra-nos que o “nós “e o “eles” que os extremistas exacerbam se diluiu quando percebemos que somos todos feitos do mesmo material.
Comentário

Cheias em Espanha. "Estado ausente"

Se o Estado Espanhol não consegue reconhecer que uma catástrofe desta escala requer a mobilização imediata dos seus maiores recursos, é uma falha de compreensão alarmante. Análise de Ana Miguel Pedro.
Noticiário

13h. Valência. Espanha pede ajuda à União Europeia

As medidas aprovadas em Conselho de Ministros, foram anunciadas por Pedro Sánchez, que começou por salientar que o número de militares e polícias no terreno duplicou em 72 horas.
Noticiário

9h. Inundações Espanha: Rei visita zonas afetadas

A Casa Real diz que os Reis de Espanha vão ser acompanhados por Sánchez e pelo presidente da Generalitat Valeciana. Ainda, decorre hoje a segunda volta das eleições presidenciais na Moldávia.
Noticiário

2h. Bombeiros de Bilbau impedidos de ir a Valência

Uma corporação de bombeiros do Munícipio de Bilbau, no País Basco, diz ter sido já por três vezes impedida de se deslocar para Valência para ajudar nas operações. Ainda, o Benfica derrotou o Farense.
Noticiário

14h. Seguro Sanches não vai presidir ULS de Almada

O lugar vai ser ocupado pelo médico Pedro Azevedo, que pertence ao PSD de Almada. Ainda, em Espanha, Pedro Sánchez, opta por não declarar situação de emergência nacional
Noticiário

11h. Cheias em Espanha: Sánchez promete ajuda

O primeiro-ministro espanhol diz que a tempestade DANA é a pior da história recente de Espanha. Ainda, o Presidente da República falou com a mãe do motorista da Carris ferido com gravidade.
Noticiário

10h. Espanha: Voluntários juntam-se para ajudar

Está a ser organizado um primeiro grupo de voluntários com duas mil e quinhentas pessoas. Ainda, a poucos dias da decisão nos EUA, os candidatos apostam nos Estados que podem decidir as eleições.
Noticiário

9h. PR visita família de Odair Moniz

Marcelo Rebelo de Sousa esteve na Amadora, juntamente com o presidente da Câmara Municipal, Vítor Ferreira. Ainda, o chefe do governo espanhol fala hoje ao país.
Reportagem Observador

Sedaví: "As pessoas estão entregues à sorte"

A enviada especial do Observador a Valência, Joana Moreira, relata que as autoridades locais pararam de procurar desaparecidos. A jornalista explica que as pessoas foram deixadas à sua sorte.
Noticiário

8h. Valência: Mais mil militares mobilizados

O jornal "EL PAÍS" cita fontes militares que explicam que o objetivo é terminar o dia com 3.000 militares nas operações. Ainda, ontem à noite subiu para 207 o número de vítimas mortais confirmadas.
Noticiário

6h. PR visita bairros afetados por desacatos

Primeiro ao Bairro do Zambujal, onde conversou com a família de Odair Moniz, e depois ao Bairro da Cova da Moura. Ainda neste jornal, descrença toma conta de moradores de localidades de Valência.
Resposta Pronta

Valência: "Pessoas queixam-se de falta de apoio"

A enviada do Observador a Valência, Joana Moreira, está na cidade espanhola depois dos problemas causados pelo mau tempo e diz que se vivem dias tensos entre a população e as autoridades.
Taiwan

Tufão provoca um morto e 73 feridos em Taiwan

O tufão Kong-rey chegou em força a Taiwan e já provocou uma vítima mortal e 73 feridos. O mais extenso tufão a atingir Taiwan nas últimas décadas deve continuar a afetar a ilha até sexta-feira.
Noticiário

23h. Valência. Guterres mostra-se solidário

Através de uma mensagem publicada na rede social X, o secretário-geral da ONU diz-se solidário com os incidentes que provocaram mais de 90 mortos em Valência. Ainda, Benfica vence Santa Clara.
Resposta Pronta

Valência. "Dá muito medo, é aterrador"

Um cenário que dá medo, as aulas canceladas e as mensagens dos amigos. Valéria Mendonza, pinta o retrato das últimas horas que se viveram nos arredores de Valência.
Lisboa

Catástrofes. Lisboa tem 86 pontos de encontro

A Câmara Municipal de Lisboa anunciou ter 86 postos de encontro em caso de catástrofe e uma plataforma online (LXResist) com os passos a ser seguidos para proteção dos cidadãos.
Noticiário

17h. Luís Montenegro lidera Conselho de Ministros

A decorrer no Entrocamento, e depois de uma viagem de comboio. o primeiro-ministro aproveitou o dia para virar a "agulha" para o dia dedicado à mobilidade. Ainda, tempestade faz mortes na Bósnia.
Noticiário

9h. Tempestade Helene faz 63 mortos

Os estados do sul continuam a ser os mais afetados e cerca de quatro milhões de norte-americanos continuam sem eletricidade. Ainda os ataques de Israel ao Líbano e os destaques da 7ª jornada da liga.
Ásia

UNICEF: 6 milhões de crianças afetadas por tufão

Milhões de pessoas no sudeste asiático foram afetadas pela passagem do tufão, o mais forte registado desde o princípio do ano, sobretudo no Vietname onde provocou 290 mortes.
Reportagem Observador

Bombeiros "morreram a fugir do fogo"

Vítor Melo, presidente da associação de bombeiros de Vila Nova de Oliveirinha, explica o que aconteceu no incidente que vitimou 3 bombeiros esta manhã.
Tufão

Yagi faz mais de 400 mortos no sudeste asiático

O tufão Yagi provocou mais de 400 mortes no Vietname, Tailândia, Laos e Myanmar. De acordo com uma rádio vietnamita, os prejuízos atingem os 1,5 mil milhões de euros em prejuízos.
Tufão

Xangai. Ventos de 151 km/h e ondas de 4,5 metros

Xangai foi atingida, na manhã desta segunda-feira, pelo tufão Bebinca, registando ventos de 151 km/h e ondas de 4,5 metros, sendo considerado o "tufão mais forte a atingir a cidade desde 1949".
Tufão

Tufão Yagi causou 400 mortos no sudoeste asiático 

O número de mortos nas inundações provocadas pelo tufão Yagi em Myanmar aumentou para 113. A passagem do tufão provocou mais de .400 mortes em vários países do sudoeste asiático.
Vietname

Tufão Yagi já provocou 262 mortes no Vietname 

As autoridades vietnamitas elevaram para 262 o número de mortos e 83 o número de desaparecidos devido à passagem do tufão Yagi pelo norte do país no último fim de semana.
Tufão

Myanmar. 235 mil deslocados devido a cheias

Cheias provocadas pelo tufão Yagi obrigaram mais de 235 mil pessoas a abandonar as suas casas, em Myanmar. Autoridades confirmam pelo menos 33 mortos no país.
Catástrofes

Yagi faz 233 mortos no Vietname e 36 em Myanmar

Passagem do tufão Yagi pelo Vietname provocou a morte a 233 pessoas e 103 foram dadas como desaparecidas. Já em Myanmar, provocou inundações que tiraram a vida a 36 pessoas.
Tailândia

Treinador preso em gruta volta a ficar encurralado

O jovem, que tem agora 31 anos, aplicou as lições que retirou da provação que viveu em 2018, desta vez com a própria família, após as águas das cheias subirem repentinamente na sua aldeia tailandesa.
Tufão

Tufão Yagi provoca nove mortes no Vietname

Número de mortes no Vietname provocadas pelo supertufão Yagi sobre para nove, após uma família de quatro pessoas morrer num deslizamento de terras no norte do país.
Vietname

Tufão Yagi causa 82 mortos e 40 desaparecidos

Passagem do super tufão pelo país asiático matou pelo menos 82 pessoas, deixou quase 229 feridas e 40 desaparecidos. É “um dos mais poderosos tufões” na região dos últimos dez anos.
China

Super tufão Yagi faz 2 mortos no sul da China 

Pelo menos duas pessoas morreram e 92 ficaram feridas com a passagem do super tufão Yagi na ilha turística de Hainão, no sul da China. Dirige-se agora para o Vietname.
Noticiário

6h. Seleção Portuguesa prepara duelo com a Escócia

Portugal defronta no domingo a Escócia, num jogo relativo à segunda jornada do Grupo A da Liga das Nações. Ainda, pelo menos duas pessoas morreram devido ao super tufão Yagi, na China.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.