Reforma Agrária

África do sul

África do Sul promete solução para reforma agrária

"Acredito que nesta questão, seremos capazes de encontrar o nosso próprio consenso (nacional) como país tal como o fizemos em 1994 sob a liderança capaz de Nelson Mandela", afirmou Cyril Ramaphosa.
Entrevista

Entrevista a António Barreto em 34 tweets

775
Em entrevista ao Observador, aqui condensada em tweets, António Barreto fala dos tempos da reforma agrária, das ocupações, da relação com o PCP e da "geringonça", a quem não poupa críticas.
Reforma Agrária

Escoural. A manhã sangrenta da Reforma Agrária

569
Casquinha, 17 anos, e "Caravela", 57, foram mortos pela GNR numa herdade que fora retirada à cooperativa. Quase quarenta anos depois, no Escoural há mais interrogações do que respostas.
CDS-PP

CDS critica alterações ao IMI de prédios rústicos

O CDS-PP acusou esta segunda-feira o Governo de preparar uma "reforma agrária por via fiscal" através de mudanças no cálculo do IMI dos terrenos rústicos, que considera um ataque ao setor agrícola.
País

Cristas revoga decisão de tirar terras a rendeiros

Rendeiros reformados tinham até esta sexta-feira para abandonarem as terras que arrendam ao Estado português, mas Ministério da Agricultura recuou.
Pedro Passos Coelho

PSD envolve PM na polémica da retirada de terras

O deputado e líder do PSD-Beja enviou uma carta a Cristas pedindo a suspensão da entrega das terras pelos rendeiros reformados, prevista para dia 31. A carta foi com conhecimento para Passos Coelho.
País

Herdade dos Machados. "Quem errou foi o Estado"

Líder do PSD-Beja defende a nomeação de uma figura independente para negociar diferendo entre Casa Agrícola Santos Jorge e rendeiros. Proprietário queixa-se de erro com 30 anos.
País

Rendeiros da Herdade dos Machados vão a tribunal

A Comissão de Rendeiros da Herdade dos Machados vai interpor uma providência cautelar para tentar impedir que o Estado lhes retire as terras.
País

Cristas insiste com entrega de terras em Moura

Rendeiros da Herdade dos Machados já estão reformados há anos, mas só agora recebem cartas para o fim dos contratos. Ministério insiste na necessidade de devolver terras ao proprietário.
País

A terra que Sá Carneiro dividiu no Alentejo

169
Em nome de uma reforma agrária social-democrata, Sá Carneiro dividiu a Herdade dos Machados pelos trabalhadores e criou um problema. Há mais de 30 anos que rendeiros e proprietários lutam pela terra.
País

Governo quer fim da reforma agrária de Sá Carneiro

388
Assunção Cristas ordenou aos rendeiros reformados que entreguem terras recebidas, em 1980, de Sá Carneiro. É mais um episódio de uma luta de 30 anos da Herdade dos Machados, que já foi a tribunal.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)