441kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Revolução

Fact Check

25 de Abril. Cravos chegaram em camiões da NATO?

A versão contada no Facebook diz que o símbolo da Revolução é fruto da NATO. A história conta que uma esquadra da aliança entrou no Tejo no dia 22 de abril para descarregar contentores com cravos.
António Ramalho Eanes

Ramalho Eanes: 25 de Abril "valeu a pena"

Antigo chefe do Estado defende que revolução de 1974 permitiu aos "portugueses encontrarem dignidade, liberdade e, para o bem e para o mal, tornarem-se senhores do seu destino e do seu país".
25 de Abril

Do 25 Abril a Euromaidan: golpes ou revoluções?

É verdade que um golpe de estado como o 25 de Abril pode desencadear um processo revolucionário. Porém, ao contrário do que afirma o PCP, Euromaidan é mais claramente uma revolução que o 25 de Abril!
Reportagem Observador

"Salgueiro Maia é um símbolo da democracia"

Nos 30 anos da morte de Salgueiro Maia, o Quartel do Carmo acolheu uma homenagem ao capitão. Do general Ramalho Eanes ao Ministro da Cultura, todos lembram Salgueiro Maia como um símbolo da liberdade.
Noticiário

17h. Começa a cerimónia dos 50 anos do 25 de Abril

São esperados os discursos de Marcelo Rebelo de Sousa e do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues. Ainda neste jornal, a NATO avisa a Rússia que nunca ganhará uma guerra nuclear.
Cassete 60

O fim dos czares: a morte dos Romanov

Em 1917, São Petersburgo estava assolada por motins e greves. A população tinha fome e a revolução era inevitável. A 15 de março, o Czar Nicolau II foi forçado a abdicar e a Rússia mudou radicalmente.
Cuba

Morreu o soldado que matou Che Guevara

Che Guevara foi um médico argentino conhecido por encabeçar a revolução de Cuba, que levou ao poder, em 1959, Fidel Castro, com o derrube do ditador Fulgencio Batista.
Liberdade Religiosa

Fé e Liberdade sob a Lei

A propósito da outorga do Prémio Fé e Liberdade a Jorge Miranda, uma breve evocação da crítica de Tocqueville à dicotomia entre Antigo Regime e Revolução.
Lisboa

Associação quer criar monumento a Vasco Gonçalves

Associação justifica criação do monumento com a importância da vida do político, nomeadamente com a atual ascensão das forças de extrema-direita. "As ideias de Vasco Gonçalves devem ser preservadas".
Ferro Rodrigues

Ferro Rodrigues enaltece revolução liberal de 1820

Ferro Rodrigues salientou ser seu "dever" e "responsabilidade" abordar "os acontecimentos, as figuras e, mais que tudo, os valores e princípios que representa a tradição liberal e constitucionalista".
25 de Abril

A lógica de Otelo

Nunca houve dois Otelos, nem Otelo foi, ao contrário do que se disse, uma personagem particularmente contraditória. Tudo nele faz sentido e tem até alguma fatalidade.
História

Otelo e a “revolução” de Abril

Houve ou não uma “revolução” em Portugal? Lamento informar que não houve entre nós revolução alguma. Alguma luta pelo poder, talvez, mas nada que faça de Otelo um exemplo de romantismo revolucionário.
Emissão Especial

Otelo. "Arriscou a vida para devolver liberdade"

A historiadora Irene Pimentel defende que Otelo Saraiva de Carvalho é a "imagem de um herói". A investigadora diz-se agradecida ao militar pelo "papel crucial" que teve no 25 de abril de 1974.
Emissão Especial

"Sempre vi Otelo como uma contradição"

Cândida Almeida, ex-diretora do DCIAP, afirma que o legado do 25 de Abril é o que se sobreleva em Otelo Saraiva de Carvalho, mas lamenta os "caminhos perigosos para a democracia" em que se envolveu.
Emissão Especial

"Hoje, para mim, morreu o assassino do meu pai"

Manuel Castelo-Branco é filho de Gaspar Castelo-Branco, uma das vítimas de atentados das FP-25. Ao Observador, admite que o dia da morte de Otelo é um dia de "alívio" e não de "alegria".
Noticiário

12h. Morreu Otelo Saraiva de Carvalho

Capitão de Abril e também dirigente da organização terrorista das FP-25 morreu na última madrugada no Hospital Militar. Otelo Saraiva de Carvalho elaborou o plano das operações da Revolução de 1974.
Revolução

1975. O homicídio que acabou num tribunal popular

Foi em pleno PREC que um trabalhador matou o patrão, um grande proprietário agrícola. Uma "turba delirante" tentou julgar o caso num tribunal popular. Ensaio de Nuno Gonçalo Poças.
80 anos de Ana Salazar

80 anos de Ana Salazar (parte I). A revolução

A infância, as referências, o frenesim dos anos 70 em Londres, "a revolução antes da revolução” que foi a loja da Maçã. Primeiro episódio de um documentário em três partes sobre Ana Salazar.
Mundo

Sobreviver em Cuba

Poucas vezes as revoltas populares têm um desfecho efectivamente favorável à população e, quando têm, longos anos de ditadura levaram das pessoas o fôlego da liberdade.
25 de Abril

Um Ministério para marcar meio século da Revolução

Sociólogo foi a escolha de António Costa para liderar o grupo que vai preparar as cerimónias dos 50 anos do 25 de Abril. Escolha tem merecido críticas. Mas Marcelo garante "aval".
História

Mais revolução, não! 

Como as revoluções são o pior que nos pode acontecer e há sempre alguém disposto a oferecer-nos mais uma, a única defesa possível é o regime ter a coragem de se ir antecipando e reformando.
Centenário

Vasco Gonçalves: centenário com sessão evocativa

Na Voz do Operário, em Lisboa, haverá uma sessão comemorativa, que incluirá um espetáculo musical, e que conta com as intervenções de Manuel Begonha e de Batista Alves sobre Vasco Gonçalves.
25 de Abril

47 anos depois ou «a revolução que nunca houve»

Revolução não chegou a haver nenhuma e uma coisa é certa: o PS está cada vez mais parecido com o Partido Republicano de 1926 e o menos fadado dos partidos para continuar a celebrar «o que nunca houve»
25 de Abril

Para eles o 25 de Abril foi a revolução socialista

A negação do direito de celebração do 25 de Abril, quando a Revolução foi feita para todos os portugueses, é uma decisão profundamente anti-democrática. É a “liberdade” na versão socialista.
Síria

Manifestantes na Síria assinalam revolução 

Manifestantes assinalaram o aniversário da revolta popular contra o regime de Bashar al-Assad, que culminou numa guerra que provocou o maior deslocamento de refugiados desde a II Guerra Mundial.
Extrema Esquerda

A revolução em marcha

Um dia, talvez muita gente se espante de que, no meio da revolução em curso, tantas boas almas tenham andado a perder o sono por causa da “extrema-direita”.
Angola

"Há uma revolução latente em Angola" diz professor

Segundo Rui Verde, o Presidente de Angola encontra-se na mesma posição em que se encontraram no passado Gorbatchev e Marcello Caetano. "Basta andar nas ruas de Luanda" para "sentir o que o povo diz".
Oficina da Liberdade

O teatro dos ignorantes

Leonore aponta-lhe uma arma. O povo celebra a liberdade, mas é o acto individual de Leonore que permite a ascensão de uma ordem mais justa.
Democracia

Os filhos de Zappa

Afinal, parte dessas novas gerações, que carregavam em si tantos sonhos, têm pouco interesse em liberdade, democracia e respeito pela diferença.
Bielorrússia

Bielorrússia. "Revolução pacífica a acontecer"

A líder da oposição na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, declarou que "a revolução pacífica" está a acontecer no país e rejeitou a interferência da Rússia ou da União Europeia (UE).
Oficina da Liberdade

Falemos então de “marxismo cultural” (2)

Esta “coisa” atravessou o Atlântico vinda dos Estados Unidos e foi sendo engordada por várias mãos. Porém, não foi nenhum perigoso direitista que a trouxe ao mundo.
Racismo

A quem serve a revolução cultural em curso?

A esquerda radical só conta porque há uma esquerda que se diz “moderada”, mas que usa os radicais para cercar e intimidar os seus adversários. É o que temos visto nas últimas manifestações no Ocidente
Revolução

Cuidado com o “palhaço”

No fim Joker, rendido perante a aclamação pública, viu como pessoas cansadas de serem exploradas não querem lógica nem princípios; e que também não querem a liberdade que a democracia liberal oferece.
PS

O conteúdo do socialismo

Deixando António Costa de lado para não lhe atribuir pensamentos que poderão não ser os dele, conheço muitos votantes PS que nutrem especial carinho pela ideia de revolução.
Revolução

Conferências assinalam 45 anos da revolução de 74

A Associação 25 de Abril inicia um ciclo de conferências com o objetivo de assinalar os 45 anos da revolução portuguesa de 1974. Foi também divulgado que António Costa vai estar presente.
Revolução

2019 e a natureza das revoluções

Em 2015 Portugal saiu das legislativas num clima “polarizado” e “crispado”. Quatro anos depois todos os partidos com assento parlamentar, da esquerda à direita, acabaram a aprovar as metas de Bruxelas
Cuba

O ex-capitão que percorreu Cuba por um Chevrolet

Anselmo Ramírez conseguiu encontrar um Chevrolet Impala de 1959, em Havana, pintado de preto e em “perfeito estado”, nas mãos de uma jovem que acabaria por se tornar sua companheira.
PCP

O PCP e o 18 de Janeiro de 1934

O 18 de Janeiro marca o fim da influência maioritária do anarco-sindicalismo nos movimentos organizados do operariado. O PCP assumiu então o controlo da via revolucionária. Ensaio de José Luís Andrade
Revolução

Que se lixem os 28’s de Maio e os 25’s de Abril

O correr dos séculos colocou os portugueses comuns nas mãos de elites toxicodependentes de ruturas políticas. Celebrar tantas revoluções contribui para perpetuar no tempo as causas do atraso português
Rússia

100 anos depois, haverá paz para os Romanov?

Na madrugada de 17 de julho, um grupo de homens escolhidos a dedo matou Nicolau II e a família real russa. Cem anos depois, a sombra do crime violento, aprovado por Lenine, ainda paira sobre a Rússia.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.