910kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

UMAR

Crimes Sexuais

Gisèle. De não poder resistir a ser a resistência

Dominique aprendeu a drogar a mulher e criou um esquema de violação em série enquanto se comportava como um marido e pai exemplar. A descoberta foi devastadora, mas Gisèle escolheu ser um exemplo.
Resposta Pronta

25 mulheres assassinadas: "Estado tem falhado"

Cátia Pontedeira, investigadora do Observatório das Mulheres Assassinadas, afirma que todos os profissionais devem ter formação para lidar com vítimas. O estudo da UMAR aponta para 20 femicídios.
Aborto

UMAR quer alargamento do prazo para abortar 

Sendo que OMS recomenda as 12 semanas de prazo para a interrupção voluntária da gravidez, UMAR defende que Portugal devia acompanhar estas decisões e mudar a lei também para as 12 semanas.
UMAR

UMAR homenageia vítimas de violência doméstica 

A União de Mulheres Alternativa e Resposta homenageou esta terça-feira as 25 mulheres assasinadas em Portugal desde janeiro, pendurando uma t-shirt por cada vítima. 
Sociedade

Violência psicológica é a mais frequente no namoro

Estudo da UMAR indica que 41,5% dos jovens admitiu ter vivenciado violência psicológica. Com exceção da violência física, nota-se maiores percentagens nos indicadores de vitimação entre raparigas.
Noticiário

6h. UMAR divulga dados sobre violência no namoro

Hoje, dia dos namorados, a PSP vai alertar para a violência no namoro, que tem vindo a aumentar. Ainda neste jornal, o festival literário Correntes d’Escritas.
UMAR

Porto. Executivo discute ceder espaço à UMAR

UMAR tem "um papel ativo" na luta pelos direitos das mulheres, igualdade de género e prevenção da violência de género e Ricardo Valente afirma que o município "reconhece" esse papel de relevo.
Óbito

19 mulheres assassinadas até 30 de junho

Dos 19 homicídios que fizeram vítimas "mulheres e meninas", 16 corresponderam a femicídios: crimes de homicídio em que as mulheres são assassinadas precisamente por serem mulheres.
Noticiário

22h. Aborto. EUA alertam para crise de saúde

Vice-presidente dos Estados Unidos lamenta decisão do Supremo e lembra que mulheres norte-americanas vão acordar num país diferente. E, UMAR olha sem surpresa para recomendações do Conselho da Europa.
Noticiário

21h. Violência contra mulheres. Portugal aquém

Conselho da Europa sugere reforço de linhas telefónicas de ajuda e ordens de restrição contra todas as formas de violência. E, suspeitos da morte da menina de 3 anos, em Setúbal, ouvidos em Tribunal.
Noticiário

21h. Governo paritário? "Há trabalho a fazer"

União de Mulheres Alternativa e Resposta, uma das mais antigas associações de mulheres, sublinha "viragem de paradigma" na representação na política. E, Presidente da República deixa avisos a Governo.
Afeganistão

Associação quer resgate de todas as mulheres

Presidente da UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta critica decisão do ministro da Defesa de só trazer uma esposa por afegão retirado, quando todas as mulheres correm riscos no Afeganistão.
Resposta Pronta

Menos femícidios. “Ainda é cedo para conclusões"

Cátia Pontedeira, da União de Mulheres Alternativa e Resposta, avança que foram mortas dez mulheres em relações de intimidade, metade do que no período homólogo. Linha de apoio 24 horas: 800 202 148.
Açores

PSD/Açores defende parceria com a UMAR

O dirigente partidário, José Manuel Bolieiro, apontou a necessidade de valorizar o papel da mulher, tendo sustentado que, como revelam dados estatísticos, "ainda há uma discriminação remuneratória".
Violência Doméstica

UMAR: há falhas na resposta à violência doméstica

A presidente da UMAR afirma que o julgamento contra a violência doméstica não é o mesmo face a outro crime e salienta que há "uma grande falha ao nível do cumprimento dos direitos humanos".
Violência Doméstica

Nove mulheres assassinadas só em Janeiro

O número de mortes por violência doméstica disparou em Janeiro, contabilizando-se nove mulheres assassinadas. A última vítima foi uma mulher de 60 anos, morta no Seixal.
Violência Doméstica

Maioria das vítimas de violência não pede apoios

Nove em dez vítimas de violência doméstica não pede ajuda ao sistema público de apoio. A União de Mulheres Alternativas e Resposta diz que a ajuda não está em todas as localidades ou concelhos.
País

Como os jovens veem a violência no namoro

Num estudo feito com 2.500 jovens, verificou-se que 33% não pensam que a proibição de sair sem o companheiro seja um comportamento violento. A UMAR considera o resultado preocupante.
País

22% dos jovens não reconhece a violência no namoro

Num estudo feito com cerca de 2.500 jovens, 22% disseram não reconhecer a violência no namoro, ao passo que 7% revelou já ter sido vítima de violência. A investigação foi levado a cabo pela UMAR.
Feminismo

Ainda há fadas do lar? Sim. Mas por vontade delas

Os dias em que à mulher portuguesa se exigia a devoção ao lar, ao marido e à fé, vão distantes. Mas ainda há quem, hoje, se reveja na "dona de casa perfeita". Mais emancipada que a de então, claro.
Violência Doméstica

O mapa da violência doméstica em Portugal

29 mulheres perderam a vida durante 2015, uma descida em relação a 2014 (43). Nos últimos 11 anos registaram-se 428 femicídios e 497 tentativas de crime. Este é o mapa da violência doméstica.
País

Violência domestica já matou 40 mulheres em 2014

Para além das 40 vitimas mortais, a UMAR sinalizou ainda 46 tentativas de homicídio contra mulheres perpetradas por ex-companheiros e familiares próximos. Seixal é o concelho com maior incidência.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.