IURD

IURD

IURD. Relatora da petição pede ação do Parlamento

187
A deputada do PSD Teresa Morais pediu uma ação eficaz do parlamento no caso de eventuais adoções irregulares, na sequência do caso da IURD, sem excluir a fiscalização e alterações legais.
IURD

PS chama Procuradora para falar sobre a IURD

Catarina Marcelino propôs a audição de Joana Marques Vidal no parlamento sobre a petição acerca das alegadas adoções ilegais pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).
IURD

IURD. Mãe apresenta queixa contra MP

Foi apresentada uma queixa-crime contra o MP na sequência do processo das adoções ilegais pela IURD. Aos advogados foi negado acesso a partes do processo, que depois foram divulgadas na imprensa.
IURD

Justiça nega rede de adoção ilegal da IURD

916
Investigação das autoridades indica que crianças não terão sido retiradas aos pais sem fundamento legal, revela o Expresso. No processo posterior de adoção há indícios de crimes.
IURD

IURD. Parlamento transmite "factos graves" ao MP

157
O MP vai ser informado de factos "graves" sobre as alegadas adoções por parte da IURD. A decisão foi tomada por uma comissão parlamentar que ouviu quatro pessoas na terça-feira.
Festival da Canção

Festival. IURD nega ligação a música comparada

315
A IURD esclareceu que não "detém qualquer direito" sobre a música que tem sido comparada com "Canção do Fim", de Diogo Piçarra, e que o seu intérprete não tem qualquer ligação com a instituição.
IURD

Direito de resposta da IURD

150
Nos termos do artigo 24.º da Lei de Imprensa, publicamos o direito de resposta enviado pela IURD relativo ao artigo "IURD decreta 'jejum de notícias' aos fiéis".
IURD

IURD. Parlamento vai discutir caso adoções ilegais

327
O Parlamento vai discutir uma petição relativa ao caso das adoções ilegais por membros da Igreja Universal do Reino de Deus, avança a TVI, estação que denunciou o alegado esquema de adoções.
IURD

IURD quer "reparação dos danos" nos tribunais

600
A Igreja Universal do Reino de Deus informou que vai recorrer à justiça para "exigir a reparação dos danos causados" com as notícias sobre casos de adoções ilegais, após uma "campanha infamante".
IURD

TVI notificada para retirar reportagens do site

2.375
A TVI foi notificada de uma providência cautelar que pede a retirada das reportagens "Segredos dos Deuses" envolvendo a IURD. A estação já disse que vai contestar.
IURD

Direito de resposta da IURD

Nos termos do artigo 24.º da Lei de Imprensa, publicamos o direito de resposta enviado pela IURD relativo ao artigo "Edir Macedo. Os 15 momentos polémicos na vida do milionário que fundou a IURD".
IURD

Vigília exige inquérito a adoções ilegais da IURD

303
Movimento da Verdade, que organizou a vigília, recolheu até ao início da manhã deste sábado 3 mil assinaturas online. 200 pessoas exigiram inquérito isento a adoções ilegais ligadas à IURD.
IURD

Direito de resposta da IURD

Nos termos do artigo 24.º da Lei de Imprensa, publicamos o direito de resposta da IURD ao artigo "IURD. PGR quer saber se houve falhas do Ministério Público nos processos que envolveram menores".
IURD

IURD decreta "jejum de notícias" aos fiéis

2.326
O líder máximo da IURD, Edir Macedo, aconselha os fiéis a seguirem o "jejum de Daniel", evitando ler notícias, ver desporto ou até divertir-se. Objetivo? Garantir que se recebe o Espírito Santo.
IURD

Direito de resposta da IURD

154
Nos termos do artigo 24.º da Lei de Imprensa, publicamos o direito de resposta enviado pela IURD relativo ao artigo "A estratégia da IURD para pressionar jornalistas nos tribunais".
IURD

Direito de resposta da IURD

218
Nos termos do artigo 24.º da Lei de Imprensa, publicamos o direito de resposta enviado pela IURD relativo ao artigo "Aliança Evangélica solidária com vítimas: 'IURD não respeita valores e princípios'"
IURD

Direito de resposta da IURD

276
Nos termos do artigo 24.º da Lei de Imprensa, publicamos o direito de resposta enviado pela IURD relativo ao artigo "IURD: netos de Edir Macedo regressaram ao Brasil aliciados pelo dinheiro".
IURD

Direito de resposta da IURD

1.381
Nos termos do artigo 24.º da Lei de Imprensa, publicamos o direito de resposta enviado pela IURD relativamente ao artigo "Ministério Público investiga rede de adoções ilegais de crianças da IURD".
IURD

Direito de resposta da IURD

336
Nos termos do artigo 24.º da Lei de Imprensa, publicamos o direito de resposta enviado pela IURD relativo ao artigo "Líder da IURD terá três netos adotados ilegalmente em Portugal".
IURD

IURD. PGR não detetou ilegalidades no processo

203
Joana Marques Vidal foi alertada para "circunstâncias menos claras" no processo e interveio diretamente. Mas não detetou nenhuma irregularidade e deixou o processo seguir. Mãe biológica foi citada.
IURD

IURD quer cooperar para se descobrir a verdade

141
A Igreja Universal do Reino de Deus emitiu um comunicado onde se congratula com a abertura de um inquérito pela PGR relativamente a "processos de adoção ocorridos há cerca de 20 anos".
IURD

Especial/ IURD. 6 questões por responder no caso das adoções

1.559
Porque é que a Segurança Social mandou crianças para um lar ilegal? Porque é que a polícia não ajudou a mãe que pediu auxílio? E os tribunais, como agiram? As questões que falta responder no caso IURD
IURD

CSM investiga juízes com papel nas adoções da IURD

Embora sublinhe que acontecimentos ocorreram "há cerca de 20 anos", órgão disciplinar de juízes anuncia que irá avaliar os procedimentos que dizem respeito aos casos de adoção da IURD.
IURD

IURD. Justiça sabia das adoções ilegais desde 2003

1.523
A carta que revela todo o esquema de adoções ilegais da IURD foi enviada ao Tribunal de Menores em 2003. PGR vai investigar "eventuais responsabilidades dos magistrados".
IURD

IURD. Mulher de bispo confirma adoções ilegais 

355
A mulher do bispo Romualdo confirmou o esquema de adoção ilegal denunciado pela reportagem "O Segredo dos Deuses" numa carta de 11 páginas divulgada pela TVI.
IURD

O fundador da IURD e o dinheiro: "Ou dá ou desce"

Edir Macedo fez fortuna à conta dos fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus. Incentivava os bispos a exigirem o dízimo e contava o dinheiro no fim dos cultos. É dos homens mais polémicos do Brasil.
IURD

Especial/ As 15 polémicas do milionário que fundou a IURD

1.554
Edir Macedo fundou a IURD em 1977 e é um dos homens mais poderosos do Brasil. E polémicos: há acusações, 11 dias de prisão e o "chuto na santa". Em Portugal, tem agora o caso das adopções ilegais.
IURD

IURD. PGR quer saber se Ministério Público falhou

A PGR abriu um inquérito para averiguar a forma como o Ministério Público atuou nos processos que envolveram as crianças adotadas pela IURD e que correram na jurisdição da família e crianças.
IURD

Especial/ A estratégia da IURD para pressionar jornalistas

5.033
A IURD promete "largas dezenas de ações" contra a TVI por causa de 'O Segredo dos Deuses'. A estratégia não é nova. Jornalistas do Brasil que foram perseguidos contam como a igreja ataca a imprensa.
IURD

IURD: netos de Macedo regressaram por dinheiro

170
As crianças que foram adotadas pela filha de Edir Macedo e posteriormente rejeitadas, regressaram a casa aliciadas por dinheiro. Vera e Luís converteram-se à IURD em poucos meses.
IURD

Aliança Evangélica: "IURD não respeita valores"

1.238
Presidente da Aliança Evangélica Portuguesa, que reúne todos os evangélicos portugueses mas de que a IURD não faz parte, manifesta solidariedade para com as vítimas e repúdio pelo esquema de tráfico.
IURD

IURD. Mães podem processar Estado por adoções

165
Alegações remontam aos anos 90, pelo que podem prescrever. Mas as entidades podem ter interesse em apurar o que aconteceu para certificar que não volta a acontecer.
IURD

Igreja nega acusações de tráfico infantil

195
A Igreja Universal do Reino de Deus afirmou que as acusações de rapto e de um esquema de adoção ilegal de crianças portuguesas num lar em Lisboa são fruto de "uma campanha difamatória e mentirosa".
IURD

Líder da IURD terá três netos adotados ilegalmente

284
Edir Macedo está no centro de uma investigação da TVI que falou com a mãe biológica de três netos do líder espiritual da IURD. A mulher é portuguesa e diz que não deu consentimento para a adoção.
IURD

Ministério Público investiga rede de adoções IURD

651
O Ministério Público abriu um inquérito sobre uma alegada rede de adoções ilegais de crianças portuguesas ligadas à Igreja Universal do Reino de Deus. O lar para crianças funcionou entre 1994 e 2001.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site