Sim, a cerveja pode ser refrescante. Ou companheira nas festas com amigos. Mas é muito mais que isso. Trata-se, afinal, da primeira bebida alcoólica fabricada a partir de cereais fermentados. A Listverse, uma página na Internet que se dedica a listar factos sobre assuntos de todo o mundo, desvendou uma lista de progressos que devemos à bebida com mais de 10 mil anos. A notícia é dada pelo ABC.

Se não fosse a cerveja…

1- … os frigoríficos não existiam. Carl von Linde construiu este eletrodoméstico quando sentiu necessidade de manter frescas as cervejas que produzia na empresa onde trabalhava, a Spaten. É que as bebidas aqueciam com o calor das máquinas.

2- … as garrafas de vidro não tinham sido inventadas. Quem idealizou a primeira máquina capaz de produzir em série as garrafas de vidro foi Michael Joseph Owens, com o objetivo de, claro, comercializar cerveja.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

3- … os Descobrimentos não tinham acontecido. Mais rebuscado, mas aceitável. Na altura, exploradores como Cristóvão Colombo nunca partiam sem barris de cerveja, porque a água acabava por se evaporar nas longas viagens.

4 – … a colonização seria mais difícil. Pelo menos a da América. Muitos europeus ficavam doentes ao chegar aos novos territórios por não estarem habituados à água do Novo Mundo. A mortalidade só começou a cair quando começaram a fabricar cerveja.

5 – … ninguém sabia o que era o dióxido de carbono. O que despertou a atenção do responsável pela sua descoberta, Joseph Priestley, foi um fenómeno que acontecia numa cervejaria perto da sua casa. As cervejas tinham gás que “caia” durante o processo de fermentação. Sendo assim, tinham de ser mais pesadas que o ar.

6 – … a escala de pH não era conhecida. Esta escala terá sido inventada enquanto se estudava a fermentação da cerveja. Foi com ela que, em Carlsberg (veja-se o nome!), se tornou possível medir com exatidão os níveis de acidez das suas bebidas.

7 – … os termómetros de mercúrio não existiam. Isto porque James Joule os criou enquanto trabalhava numa cervejaria.

8 – … o processo de pasteurização era também desconhecido. Diz-se que Louis Pasteur estava a tentar averiguar porque é que a cerveja se estragava quando percebeu tudo…

A cerveja parece ser uma invenção incontornável na história do mundo. Antigamente, a bebida de cevada era oferecida aos deuses e utilizada como cosmético. Hoje, deve fazer-se um brinde à cerveja. Com cerveja.