O WhatsApp, serviço de troca de mensagens multiplataforma mais popular do mundo (tem 700 milhões de utilizadores), ficou em último lugar no relatório anual da Eletronics Frontier Foundation (EFF). O documento chama-se “Who Has Your Back” e tem por objetivo avaliar as práticas e políticas de privacidade das principais empresas norte-americanas. Na lista estão empresas como a Amazon, Apple, Facebook, Google, Twitter e Yahoo (num total de 24).
De acordo com o relatório, o WhatsApp é pouco transparente no que toca à gestão da informação dos utilizadores. Em resumo, o serviço não adota “nenhuma das melhores práticas” que a EFF considera fundamentais para garantir a privacidade dos utilizadores, seja pela empresa propriamente dita, seja perante as requisições dos organismos estatais e de vigilância. O WhatsApp não garante as boas práticas da indústria, não informa os utilizadores das requisições efetuadas pelos órgãos governamentais, não esclarece sobre as práticas de registo de IP e do destino da informação apagada pelo utilizador.
Foi a primeira vez que o WhatsApp entrou na lista da EFF, organização não-governamental fundada em 1990 em São Francisco e que se dedica à proteção dos direitos da liberdade de expressão na era digital. A lista debruça-se exclusivamente sobre empresas americanas, mas o interesse aplica-se a todo o mundo porque é nos Estados Unidos da América que estão sediados os serviços de armazenamento, troca de mensagens e email mais utilizados em todo o mundo.
O WhatsApp, um serviço com 700 milhões de utilizadores, foi comprado pelo Facebook em outubro de 2014 por 22 mil milhões de dólares. Contudo, o Facebook está bem colocado no ranking, contrariamente ao WhatsApp. O serviço de mensagens Messenger tem 600 milhões de utilizadores, o que faz do Facebook o maior serviço global de troca de mensagens.