António Costa foi o candidato que gerou o maior volume de conversas no Twitter durante o frente a frente realizado esta quarta-feira com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, de acordo com um estudo realizado pela ​consultora de​ ​comunicação​ e ​gestão d​e ​reputação Llorent​e​ & Cuenca, ​em parceria com o Observador,

Das 3.510 menções aos dois candidatos realizadas na rede social no período entre às 20h30 e 23h30, o líder do PS foi citado em 65% dos tweets, o que equivale a 2.325 menções, enquanto Passos Coelho apareceu em 35% do conteúdo publicado durante a análise (1.509 tweets). Não foram levados em consideração os 324 tweets em que os dois candidatos são mencionados no mesmo comentário.

Em relação ao sentimento dos tweets, ambos os candidatos receberam maioritariamente comentários desfavoráveis: o primeiro-ministro recebeu proporcionalmente 60% de menções negativas, enquanto António Costa obteve 46%. Do lado contrário, 20% das menções a António Costa foram positivas, enquanto apenas 7% das referências a Passos Coelho foram favoráveis.

sentimento_mencoes_debate_passos_costa

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É de salientar que os valores indicados em percentagem foram calculados ​tendo por base o número total de tweets analisados sobre cada candidato. Para analisar os sentimentos das menções, a consultora utilizou uma metodologia qualitativa, levando em consideração a posição do utilizador em relação ao candidato num total de 600 tweets escolhidos aleatoriamente no universo do estudo. Elogios foram considerados como menções positivas, críticas como negativos e as citações como conteúdo neutro.

Sobre o que se falou

​Utilizando como base assuntos da atualidade noticiosa e os temas definidos pelo Guia Eleitoral do Observador, o estudo cruzou o nome dos candidatos aos tópicos de conversa no Twitter para identificar aqueles que geraram mais reações entre os utilizadores. O resultado foi o mesmo para Passos Coelho e António Costa: o principal tópico relacionado a ambos os candidatos no Twitter foi “Sócrates”.

Das 2.325 menções ao líder do PS, 284 também incluíram o nome do ex-primeiro ministro, enquanto os termos “Passos” e “Sócrates” apareceram no mesmo tweet em 168 dos 1.509 comentários. O resultado reflete as contínuas menções ao nome do ex-primeiro-ministro durante o debate, conforme apontou o Observador na análise do duelo.

Outros tópicos comuns associados aos dois candidatos foram o “BES” e “Programa Eleitoral”. Já aos temas divergentes, António Costa foi mais relacionado com a “Dívida” e a “Segurança Social”, enquanto Passos Coelho foi mais associado à “Saúde” e à “Troika”.

temas_debate_costa_passos

Durante o debate, as hashtags #debate2015, #legislativas2015, #troika, #judite, “Clara de Sousa”, “Passos Coelho” e “Costa” estiveram presentes entre os tópicos que lideram as trends do Twitter.

Ao fim do debate, estes eram os cinco temas mais comentados pelos utilizadores:

https://twitter.com/trendinaliaPT/status/641743011433451520

No entanto, ao analisar os tópicos mais mencionados na quarta-feira, a hashtag #debate2015 aparece apenas na 26º posição, seguida de “Judite” (27º) e “troika” (28º), segundo levantamento feito pelo site Trendinalia.

O tópico “Costa” surge no 31º lugar, enquanto “Passos” encontra-se no 55º posto. Surgem à frente no ranking do dia outros dois protagonistas das eleições: “Catarina Martins” em 9º lugar e “Portas” em 25º, ambos no rescaldo do frente a frente realizado entre ambos na noite da última terça-feira.